Economia e mercadoMercado

Comprar imóveis: como fechar um bom negócio em 4 passos (etapa 4)

Etapa 4: regularize a documentação e faça sua mudança

Parabéns você está quase lá. Etapa 3 concluída: o vendedor do imóvel que você quer comprar aceitou sua proposta e agora é hora de formalizar tudo. Se você não estivesse bem assistido, neste momento diríamos que você teria bastante trabalho burocrático à frente. 

Mas você não fez essa escolha. Desde o início você optou por uma experiência motivadora para comprar seu imóvel. Escolheu fazer um bom negócio, poupando tempo e dinheiro. Por isso, além do seu consultor experiente da Bossa Nova Sotheby’s, nesta etapa, entram no circuito, o escritório de advocacia especializado em direito imobiliário, e eles te darão plena assessoria em todos os passos a seguir:

  1. Pesquisa Prévia – São consultadas todas as certidões públicas disponíveis pela internet e com isso já é possível ter uma boa dimensão se o processo poderá prosseguir. Neste momento são solicitados documentos do imóvel que está sendo vendido, do proprietário e caso seja um empresário, das empresas que possui, além de certidões do condomínio. Determinadas obrigações extrapolam a pessoa jurídica e recaem diretamente nos bens do vendedor. 
  2. Contrato de compra e venda – O escritório de advocacia especializado em direito imobiliário contratado pela Bossa Nova Sotheby’s,  prepara o compromisso de compra e venda, onde são definidos a forma de pagamento, prazo para desocupação do imóvel e demais cláusulas para obtenção de um contrato equânime e satisfatório para as partes. Neste momento normalmente é dado uma parte do preço como sinal de pagamento.
  3. Pós contrato – Uma vez assinado o CVC, o saldo de documentos são entregues pelo vendedor para análise do comprador que dirá se está confortável em seguir com o negócio. O escritório de advocacia especializado em direito imobiliário contratado pela Bossa Nova Sotheby’s, faz a análise de todas as certidões e emite um parecer sobre a viabilidade do negócio.
  4. Escritura e registro –  Chega o momento de preparar os documentos legais para a conclusão da venda, a escritura de compra e venda, confeccionada por um cartório de títulos e documentos para que em seguida seja dada entrada no cartório de registro de imóveis competente para que seja consumada a transferência de propriedade. Não é raro que os clientes decidam pular a fase de contrato e uma vez obtidas todas as certidões, decidam ir direto para escritura.
  5. Posse e pós venda – Neste momento o departamento de pós venda da BNSIR auxilia os clientes na transferência de contas de consumo, organizam todos os documentos de forma digital e física para que novo proprietário possa guardar de forma segura e organizada. Com a compra formalizada, o novo proprietário recebe as chaves do imóvel e já pode dar andamento à sua mudança. 

Esta etapa está sendo aprimorada com a hiper digitalização do mercado imobiliário e a tendência é que os prazos para emissão de certidões e escrituras diminuam. A Bossa Nova Sotheby’s utiliza a tecnologia de assinatura eletrônica da DocuSign, empresa pioneira e líder mundial. Um recurso que permite a compradores e vendedores assinar contratos e documentos em praticamente qualquer dispositivo, onde quer que estejam, com segurança digital e valor legal, o que dá mais agilidade e praticidade  ao processo de compra de um imóvel. Recentemente também foram emitidas as primeiras escrituras digitais no Brasil, o que aumenta a expectativa para um futuro menos burocrático para quem quer comprar e vender imóveis no País. Clique aqui e entre em contato com a BSNR.

Se você ainda não leu a etapa 3, clique aqui

Posts relacionados
Mercado

Tecnologia e localização impulsionam a valorização imobiliária em imóveis de lançamentos

Especialista da Bossa Nova Sotheby’s revela dados comparativos entre diferentes eixos de…
Ler mais
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais