Economia e mercadoMercado

Comprar imóveis: como fechar um bom negócio em 4 passos (etapa 3)

Etapa 3: negocie e faça uma proposta

Você cumpriu a etapa 2 visitou os imóveis selecionados e escolheu um deles. É hora de começar a negociação. O vendedor estipulou um valor e como comprador você tem duas opções: pagar o que está sendo cobrado ou oferecer uma proposta, o que acontece na maioria dos casos. Um serviço oferecido pela BNSIR através de seus consultores é a análise de valor do imóvel através do programa Cidade Virtual, que reúne todos os anúncios da cidade. Este valor do Cidade Virtual,  correlacionado com a experiência do consultor, mais uma análise de AVM, que é um modelo baseado em modelagem matemática, banco de dados e tecnologia que calcula instantaneamente o valor de um imóvel mediante outros semelhantes, gera a garantia de que o comprador será muito bem assistido para fazer uma boa proposta.

Como parte da sua jornada bem-sucedida, lembre-se que você já está em um ponto bastante avançado. Conseguiu selecionar possibilidades, reduzir de um grande número para uma lista de poucas e boas, visitou as propriedades e encontrou o imóvel que deseja comprar. Sua experiência até aqui pode ter sido bastante favorável ou árdua, caso não tenha se atentado para nossas dicas.

Como você está nos seguindo e não irá abrir mão da experiência favorável, para fazer a proposta considere ouvir seu consultor e juntos chegarem a um acordo do que seria adequado e justo para o imóvel escolhido. Localização, comércio local, opções de entretenimento, média de preços da região, perfil do imóvel, opções de segurança, lazer e serviços, potencial de valorização, tudo isso será levado em conta na hora de elaborarem a proposta.

Um ponto importante que influencia o valor dos imóveis e nem sempre é levado em conta pelo comprador (e também pelo vendedor) é o momento do mercado. De 2015 até o final de 2019 o mercado imobiliário viveu uma fase “compradora”, com uma grande oferta de imóveis para venda, o que implicou na queda do valor das propriedades. Em 2020 até antes da pandemia essa fase vinha mudando para “vendedora” com o aumento dos valores e atualmente estamos em um momento com grandes oportunidades para quem quer comprar imóveis graças à queda de juros e a baixa taxa Selic.

A capacidade de pagar à vista ou, o que o mercado chama de poder de compra, sempre ajuda na negociação para conseguir um desconto, porém o financiamento de uma parte do imóvel tem sido uma grande opção com os juros e taxas baixos, além de garantir caixa para investir na reforma e decoração do imóvel ou até em um imóvel de maior valor. Independente da modalidade de pagamento escolhida o consultor é um bom conselheiro de parâmetros justos para uma oferta que seja adequada ao momento do mercado e a todos os itens acima citados.

A intermediação da negociação é outro ponto que distingue um processo desgastante de um processo motivador. Realizada por profissionais experientes ela blinda o comprador, que nesta etapa deve apenas chegar a um acordo com seu consultor em relação à proposta que irá oferecer. Uma proposta justa tende a ser fechada rapidamente porque há interesse de todas as partes em efetivar o negócio. Clique aqui e entre em contato com a BSNR.

Se você ainda não leu a etapa 2, clique aqui

Posts relacionados
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais
Mercado

Moema se destaca em ascensão imobiliária

Novos prédios impulsionam valorização do metro quadrado, atraindo moradores em busca de qualidade…
Ler mais
Mercado

Snapshots: O cenário dos bairros paulistanos no último trimestre

O mercado imobiliário de alto padrão dentro dos principais bairros da capital paulista No…
Ler mais