Economia e mercadoMercado

Como valorizar seu imóvel para locação?

Locação já é uma tendência para o setor imobiliário nos próximos anos. Segundo dados do IBGE, mais de um quinto dos domicílios na região sudeste são alugados e, em 2018, houve um aumento de 5,4% no Brasil em comparação ao ano anterior.

Apesar dos números otimistas, para quem busca alugar um imóvel como investimento é necessário se atentar as novas demandas e oferecer conveniência aos interessados. De acordo com Marcello Romero, CEO da Bossa Nova Sotheby’s International Realty, na hora de procurar uma residência para locação, as pessoas buscam mais praticidade, ou seja, priorizam o menor tempo que elas vão precisar esperar para utilizar o espaço e quanto menos vão gastar após fechar negócio.

Para despertar o interesse de um futuro inquilino, ele afirma que são levados em conta três fatores: estrutural, mobiliário e decoração. Essa é a aposta do modelo iBuyer, no qual as empresas compram imóveis, realizam a reforma e mobíliam. O que deixa a propriedade mais atraente, além de conseguirem alugar/vender por um valor mais alto do que o investido.

“Levando em conta os fatores estruturais, mobiliários e decorativos, o valor de locação do imóvel pode ser até 30% maior se comparado ao de um imóvel similar sem os mesmos diferenciais”, explica Romero.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para valorizar sua propriedade para locação por meio dessas três prioridades. Confira.

* Estrutural

Rodapés e pisos quebrados, pintura descascada ou tomadas soltas, desvalorizam o imóvel, além de causar má impressão em quem está conhecendo o local. Por isso, é fundamental manter um aspecto conservado, oferecer uma boa estrutura e trocar tudo que estiver em mal estado.

1. Placas com interruptores linha Sophie, da STECK, renovam as tomadas de casa com acabamento mate em quatro cores neutras;

2. Cobogó de Cerâmica Esmaltado Orvalho, da Burguina Cobogó, auxilia na circulação do ar dentro de casa, além de ser um ótimo item decorativo.

3. O revestimento Eliane Matiz Marinho permite paginar fachadas, piscinas e cozinhas de forma criativa

4. As tintas são um recurso com bom custo x benefício para renovar os ambientes de forma rápida, atualizando os ambientes conforme as tendências. O tom Modernismo da Eucatex é um tom de rosa eleito como Cor do Ano 2020.

5.O quartzito Mykonos Guidoni pode ser aplicado do piso a bancadas, conferindo elegância e personalidade ao projeto

6. Rodapé da coleção Reforma, da Indústria Santa Luzia, que pode ser aplicado sobre rodapés antigos como o cerâmico, por exemplo.

* Mobiliário

Com o domicilio mobiliado, o futuro inquilino não se preocupa em contratar profissionais, gastar com frete e aguardar a entrega dos móveis. Para a seleção, opte por tons mais neutros e móveis menos extravagantes.

7. Sofá componível Argos, assinado pelo Studio Saccaro, é versátil e pode ser usado com um ou mais módulos, na Saccaro.

8. Poltrona Lazy, assinado por Lucas Carareto para a F.Way, traz toda a sofisticação do produto assinado.

9. Padrão Bufalo, da Arauco Melamina, retrata com fidelidade a sensação tátil e é perfeito para elaboração de móveis planejados que valorizam o imóvel.

10.A mesa Cegonha, assinada por Lattoog para DonaFlor Mobília, se adapta a diferentes estilos de ambientes

11. Poltrona Paulistano, assinada por Paulo Mendes da Rocha, é uma peça icônica que valoriza qualquer ambiente, à venda com exclusividade na Futon Company.

12. Mesa Baba, assinado por Christoph Jenni para a Maxdesign by F.Way, pode servir para diversos ambientes e decorações.

* Decoração

Itens decorativos e utensílios como luminárias, tapetes e roupas de cama, renovam os ambientes e conferem um aspecto mais intimista para a propriedade. Além dessas peças afirmarem que o imóvel está “pronto para morar”, elas podem até evitar, em alguns casos, intervenções mais desgastantes como reformas.

13. Arandela Flash da Bertolucci. A iluminação ajuda a valorizar ambientes, além de delimitar espaços. Vale apostar em arandelas embutidas para compor a cabeceira das camas.

14. Formas geométricas são sempre um coringa ao decorar, o tapete Tivoli 5 Cream/ Italy Blue da By Kamy possui cores neutras e confere personalidade e sofisticação ao ambiente.

15. Luminárias Selene, da Classicon, oferece uma elegante solução de iluminação. Disponível em várias opções de diâmetros, pode ser usada sozinha ou em composição, à venda na FAS Iluminação.

16. Os espaços de estar ficam mais aconchegantes com almofadas. Aposte em cores neutras com alguma textura para não influenciar no estilo do morador, como o modelo Shaggy da mmartan.

 

JorNow – 05/12/2019

Posts relacionados
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais
Mercado

Moema se destaca em ascensão imobiliária

Novos prédios impulsionam valorização do metro quadrado, atraindo moradores em busca de qualidade…
Ler mais
Mercado

Snapshots: O cenário dos bairros paulistanos no último trimestre

O mercado imobiliário de alto padrão dentro dos principais bairros da capital paulista No…
Ler mais