Arte e CulturaLifestyle

Coleção de arte de David Bowie vai a leilão na Sotheby’s

David Bowie morreu de câncer esse ano no dia 10 de janeiro em Nova York aos 69 anos. O artista deixou uma vasta coleção de obras de arte com mais de 400 itens de artistas consagrados como Damien Hirst, Jean-Michel Basquiat, Frank Auerbach e Henry Moore. A coleção será colocada para venda em leilão pela Sotheby´s ao final do ano.

A mente curiosa de Bowie o levou a colecionar pinturas e esculturas de artistas do século 20, móveis exclusivos, arte africana contemporânea, assim como peças do excêntrico designer italiano Ettore Sottsass e o grupo Memphis. O gosto diferenciado de Bowie alimentou seu extenso arquivo de obras importantes de artistas célebres em uma coleção de ecletismo incomparável.

O crítico de arte Matthew Collings disse que a coleção, de obras “vívidas e entusiasmantes”, reflete a personalidade do artista. “Eu caracterizaria como arte boémia, romântica, expressiva e emocional. Enfim, arte que está repleta de sentimentos. Que pede reações instintivas, algo viscerais, e que te entusiasma de imediato”, afirmou Collings.

 

David Bowie was an avid art collector. Photograph: Gavin Evans

David Bowie era um colecionar ávido. Fotografia: Gavin Evans

 

O talento de colecionador de Bowie era conhecido de poucos. O crítico acredita que o músico manteve privada a sua coleção pois “não era pretensioso”. “Acho que ele era absoluta e genuinamente um colecionador entusiasmado que não o fazia para se gabar ou sentir superior.

A peça mais importante do leilão é “Air Power” (1984), um quadro do americano Jean-Michel Basquiat, com um preço avaliado entre 2,5 e 3,5 milhões de libras (2,9 e 4,1 milhões de euros). Bowie comprou esta pintura, que mostra caras violentas e agressivas sobre um fundo no qual se sobrepõe um vermelho intenso sobre diferentes tonalidades de marrom, um ano após protagonizar o filme “Basquiat” (1996), na qual interpretou o artista do pop art Andy Warhol.

 

Quadro do americano Jean-Michel Basquiat, de 1984. Batizada “Air Power”

Quadro do americano Jean-Michel Basquiat, de 1984. Batizada “Air Power”

 

A coleção começa a ser exibida nas galerias New Bond Street da Sotheby’s, em Londres, entre os dias 1 e 10 de novembro. Em seguida, o leilão será realizado nos dias 10 e 11 de novembro. No entanto já será possível visitar uma pré-exibição das peças em Londres a partir do dia 20 de julho, a visita é gratuita e aberta ao público. Existirão também ante-estreias em Nova Iorque, Los Angeles e Hong Kong, nos meses de setembro e outubro.

 

A visitor to Sotheby's looks over Damien Hirst's artwork 'Beautiful, Shattering, Slashing,

Visitante da exposição na Sotheby’s admira o trabalho de Damien Hirst ‘Beautiful, Shattering, Slashing,

 

Juntamente com 267 pinturas, vão ser leiloadas mais de 120 peças de mobiliário e escultura do século XX. A Sotheby’s espera arrecadar pelo menos £ 10 milhões (R$ 43 milhões) com o leilão.

Posts relacionados
Lifestyle

Basquiat raro lidera leilões de arte contemporânea da Sotheby’s em Nova York, com estimativa de até US$ 15 milhões

Obra inédita no mercado encabeça temporada marcada por peças de coleções históricas e…
Ler mais
Lifestyle

Os relógios que se destacaram na última temporada de White Lotus

Um olhar mais atento nos acessórios luxuosos que brilharam na série A terceira temporada de…
Ler mais
Lifestyle

Tiffany & Co. aposta em gastronomia exclusiva em São Paulo

Blue Box Café traz elegância e sabores icônicos São Paulo tem se tornado palco de uma…
Ler mais