Quem trabalha com design de interiores e projetos arquitetônicos sabe o quão complexo é criar projetos inovadores e cheios de personalidade. Trata-se de uma forma de deixar os espaços com um ar contemporâneo e moderno.
E você? Será que não está precisando de inspiração para levar o seu projeto adiante? Nada melhor do que apreciar as obras de renomados arquitetos contemporâneos que deixaram sua marca e seu estilo em grandes trabalhos.
Reunimos uma lista com o nome de alguns profissionais que fizeram história no ramo e se tornaram arquitetos de sucesso no Brasil e no mundo. Confira!
1. Frank Lloyd Wright
Famoso por ser um dos maiores arquitetos americanos. Suas formas orgânicas que se juntam ao meio ambiente e o conceito de apreciação da natureza tornaram seu trabalho reconhecido e aclamado na fase pós-modernismo. Não à toa foi aclamado e premiado com a Medalha de Ouro do The Royal Institute of British Architects.
Seu estilo único fez com que Wright criasse mais de mil obras ao longo de sua vida — igrejas, bibliotecas, museus, casas, escritórios etc.
2. Paulo Mendes Rocha
Esse famoso arquiteto capixaba é um dos principais nomes da arquitetura brasileira e do mundo. Suas obras apresentam uma certa rigidez e têm como base a incorporação de um estilo de arquitetura sintética — explorando a capacidade do homem em intervir na natureza de forma criteriosa e harmônica.
O trabalho de Paulo Mendes Rocha fez com que ele ganhasse a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA) no ano de 2017.
Confira alguns exemplos de suas construções mais famosas:
- Praça do Patriarca — situada no Centro Histórico da cidade de São Paulo;
- Galeria Vermelha — referência na divulgação da arte contemporânea no Brasil;
- Museu da Língua Portuguesa — situado no centro de São Paulo.
3. Zaha Hadid
A arquiteta iraquiana é conhecida por ter rompido a tradição e ter sido a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker no ano de 2004 — a maior premiação do mundo da arquitetura. Seus trabalhos abordam a temática do futurístico e têm como foco a criação de um design inovador e arrojado, fugindo do tradicional.
4. Oscar Niemeyer
O arquiteto brasileiro mais famoso de todos os tempos deixou um legado impressionante que revolucionou a paisagem pelo Brasil afora. Suas composições trouxeram modernidade e uma nova personalidade para a arquitetura no país. Niemeyer foi o primeiro a fazer uso do concreto armado de forma estética, além de adotar curvas e formas originais e ousadas, nunca antes vistas. Seu trabalho inovador rendeu bons frutos e ele ganhou o Prêmio Pritzker em 1988.
As suas obras mais conhecidas são:
- criação do projeto do Distrito Federal;
- Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, na Espanha;
- Edifício Copan, em São Paulo;
- Conjunto da Pampulha, inspirado nas curvas da arte barroca;
- Parque do Ibirapuera.
5. Tom Wright
Esse arquiteto contemporâneo fez história ao projetar o magnífico hotel de luxo Burj Al Arab, situado em Dubai sobre uma ilha artificial de cerca de 280 metros. Inicialmente a ideia era torná-lo o maior arranha-céu do mundo, passando até mesmo a famosa Torre Eiffel. Contudo, a construção perdeu esse status após a inauguração da torre Willis Tower e o Burj Khalifa.
6. Frank Gehry
Esse profissional de origem canadense é considerado pelos mais entendidos do assunto como o arquiteto mais importante da fase contemporânea. Ganhou o Prêmio Pritzker em 1989.
Entre as suas obras mais famosas estão:
- Vitra Design Museum;
- Museu Guggenheim Bilbao;
- Casa Dançante, em Praga;
- Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles;
- Music Project, em Seattle.
7. Renzo Piano
O arquiteto italiano é considerado o pioneiro do estilo high-tech, associando tecnologia com um estilo moderno e detalhista. Ele venceu o Prêmio Pritzker em 1998.
Alguns de seus projetos mais importantes são:
- plano urbanístico e edifícios de Potsdamer Platz;
- Centro Cultural Jean Marie Tjibaou;
- Instituto de Arte de Chicago;
- Parque Cultural Niarchos, em Atenas;
- Biblioteca Nacional da Grécia;
- Ópera Nacional da Grécia;
- Museu de Arte do Condado de Los Angeles;
- nova sede do The New York Times;
- Academia de Ciências da Califórnia.
8. Severiano Mário Porto
O famoso “arquiteto da floresta”, como ficou conhecido no seu ramo, foi pioneiro em projetar grandes obras na região da Amazônia, com a matéria-prima retirada da própria região. Seu estilo único adota um conceito de Amazônia sustentável, que reúne métodos modernos e inovadores com os meios rústicos de construção utilizados pela população local ribeirinha e por caboclos.
Alguns de seus projetos mais importantes são:
- Estádio Vivaldo Lima, em Manaus;
- Edifício sede da Petrobras;
- Parque Urbanização de Ponta Negra, em Manaus;
- Sede da Aldeia Infantil SOS (ONG vinculada à UNESCO);
- Sede do Tribunal Regional do Trabalho.
9. Roberto Burle Marx
O celebrado artista plástico e mestre mundial do paisagismo moderno inovou em seus projetos que fazem a integração entre áreas verdes e urbanas. Apaixonado pela flora brasileira, Burle Marx utilizava elementos como bromélias e palmeiras em suas obras paisagísticas e urbanas.
As suas obras mais conhecidas são:
- Parque Ecológico de Recife;
- paisagismo do Eixo Monumental de Brasília;
- Praça Ademar de Barros em Águas de Lindóia;
- paisagismo do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro;
- paisagismo da Embaixada do Brasil em Washington.
10. Isay Weinfeld
O arquiteto, cenógrafo e designer de interiores brasileiro faz parte da nova geração que foca na arquitetura moderna e eclética, adotando os seguintes elementos: boas proporções, linhas retas e detalhes nos acabamentos.
As suas obras mais importantes foram:
- Hotel Fasano, em São Paulo;
- Casa Yucatán;
- Fasano Las Piedras Hotel em Punta del Este, no Uruguai;
- Square Nine Hotel na Sérvia;
- Edifício La Petite Afrique em Mônaco.
11. Miguel Pinto Guimarães
O arquiteto brasileiro formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro adota um estilo contemporâneo com uma linguagem moderna e tradicional em seus projetos. As obras são feitas em espaços amplos e associando elementos orgânicos com tecnologia, buscando trazer uma experiência visual e sensorial.
Entre os seus projetos estão:
- Pizzaria Fiammetta no shopping Rio Plaza, no Rio de Janeiro;
- Casa do Saber Rio, em Ipanema;
- Restaurante Z Contemporâneo no Rio de Janeiro;
- Restaurante Duo no Rio de Janeiro.
12. Luiz Fernando Grabowsky
O arquiteto, que é vice-presidente do Instituto Art Déco Brasil, adota um estilo contemporâneo e sofisticado, tendo projetado diversas obras comerciais e residenciais pelo país, como:
- Hotel Insólito;
- Casa São Conrado;
- Club Med;
- Ilha de Caras etc.
Esses são apenas alguns dos arquitetos contemporâneos mais reconhecidos da atualidade pelo seu trabalho elegante e primoroso. Lembrando que antes de escolher o projeto para a sua residência, é importante avaliar aqueles que mais se adéquam ao perfil e às suas necessidades.
Quer mais inspiração para arrasar nos projetos? Confira as opções de imóveis disponíveis em nosso site!