ArquidecorArquitetura e Decoração

Os encantos da arquitetura e decoração parisiense

Sofisticada e elegante, a decoração francesa é atemporal

Quem acompanhou os negócios da família Kretz, da série L’Agence (Netflix) sabe que, na França, o valor de um imóvel na cobertura – um apartamento de dois andares ou uma casa em banda – aumenta proporcionalmente ao tamanho do espaço externo. Os preços dos imóveis na capital francesa, internacionalmente conhecida por sua arquitetura e qualidade de vida, são mais baixos do que Londres ou Nova York

Paris deslumbra e atrai potenciais compradores que procuram investir, comprar uma segunda casa ou um lar para viver durante todo o ano. Os apartamentos com terraços geralmente estão localizados no último andar, mas também é possível encontrar estúdios com amplos terraços ou excelentes coberturas no triângulo dourado. Christian Louboutin está entre os nomes que escolheram uma cobertura com vista para a Torre Eiffel.

Decoração parisiense é atemporal

A decoração em estilo parisiense é o carro chefe para as inspirações ao redor do mundo. Com pé-direito alto, molduras esculpidas, lareiras de mármore, pisos de parquet como espinha de peixe e painéis de parede, as coberturas parisienses têm detalhes arquitetônicos verdadeiramente encantadores. E os franceses sabem exatamente como aprimorar esses elementos arquitetônicos com apenas algumas peças de decoração, seguindo regras específicas de design de interiores.

No geral, os franceses são bastante modernos quando se trata de design de interiores. Enquanto apreciam seus apartamentos clássicos e históricos situados no centro da cidade, eles dominam essa mistura clássica e contemporânea a esse equilíbrio constante entre design e antiguidade. E mesmo que eles adorem móveis de design, antiguidades e arte contemporânea, a simplicidade é valorizada; a arte geralmente é grande e singular, ou simplesmente não existe, e os móveis recebem espaço para respirar.

Características arquitetônicas dos apartamentos em Paris

Um típico apartamento de estilo parisiense tem paredes brancas, painéis de parede do chão ao teto, piso de parquet espinha de peixe antigo, janelas altas, às vezes janelas duplas com sacada de ferro, molduras e cornijas de mármore na sala e nos quartos.

A paleta de cores

Em um típico apartamento parisiense, a cor branca nas paredes permite destacar os detalhes dos ornamentos históricos e obter o máximo de luz natural possível. Para adicionar contrastes e profundidade a uma sala, cores profundas como cinza-azulado, cinza-bege, cinza e preto às vezes são usadas em uma parede ou em uma porta.

Cores em tons de joias como verde esmeralda, azul safira, vermelho rubi, roxo ametista ou até mesmo amarelo citrino também desempenham um papel importante. Essa paleta pode ser trabalhada por destaques, como uma poltrona, um sofá, uma almofada ou uma luminária.

Pisos

Para recriar uma decoração de estilo parisiense em sua casa, você precisa optar por pisos de parquet. De Chevron e Espinha de Peixe, Parquet de Versailles, Bordeaux a Chantilly, você pode escolher entre muitos padrões diferentes. 

Cobertura de Christian Louboutin em Paris

Para a cozinha, o banheiro e a lavanderia, opte por ladrilhos de cimento – que estão muito em alta no momento. Pense em mármore, concreto encerado, ladrilhos de mosaico, ladrilhos franceses de terracota.

Além disso, não se esqueça de ressaltar seu piso com belos tapetes. Para a sala de estar, as propriedades de alto padrão em Paris geralmente optam por tapetes persas tradicionais com cores em tons de jóias – melhor ainda se for vintage. Enquanto no quarto, os tapetes tradicionais marroquinos ou egípcios feitos em lã são os preferidos.

Iluminação

O lustre é a peça mágica da decoração do estilo parisiense. Todos os apartamentos apresentam uma dessas belezas cintilantes. Você pode escolher entre vários estilos diferentes: lustres de iluminação de séculos passados, lustres de cristal ou peças de iluminação mais contemporâneas. Se a sua casa já possui molduras muito clássicas e adornadas, painéis de parede do chão ao teto e piso de parquet, pode ser interessante adicionar um lustre mais contemporâneo para equilibrar os itens mais antigos e com aparência mais antiga. Seja qual for a sua escolha, você ficará surpreso com a grande diferença que faz ao trocar um acessório básico por um lustre.

Estilo de Móveis

Os parisienses dominam perfeitamente a arte de misturar o clássico com o contemporâneo e o design com o antigo. Nos melhores interiores, períodos e estilos são misturados – herança de família, objetos antigos encontrados, lembranças de viagens e móveis contemporâneos – para um estilo verdadeiramente pessoal. Para os franceses, a peça contemporânea ajuda a equilibrar as características arquitetônicas de aparência mais antiga dos apartamentos parisienses.

Eles conhecem o valor do minimalismo e não têm medo do espaço vazio, seja nas paredes ou no chão. A arte geralmente é um grande pilar, ou simplesmente não existe, e os móveis recebem espaço para respirar. Como sempre, “menos é mais”.

Arte: murais e espelhos

Se parisienses amam suas paredes brancas imaculadas, às vezes essas paredes são decoradas com papéis de parede panorâmicos, antigos, exóticos ou cênicos e painéis decorativos. Muitas vezes inspirados em papéis de parede do século XVIII, os designs novos ou reconstruídos dão uma sensação elegante e antiga dentro da sala. As empresas francesas Papiers de Paris, Zuber e Ananbô trabalham com esse estilo de decoração.

Um espelho dourado colocado acima de uma lareira de mármore é uma assinatura da decoração típica de quem mora na Cidade Luz. Encontra-se principalmente na lareira da sala, mas também pode ser encontrada no chão de um quarto, por exemplo. É o item decorativo perfeito para iluminar o ambiente e criar a ilusão de ótica de mais espaço.

Finalmente, os melhores interiores parisienses estão repletos de arte contemporânea, lembranças de viagens, fotografias, pinturas e esculturas antigas e arte moderna minimalista. Os franceses amam, acima de tudo, a justaposição de arte minimalista moderna, contemporânea e exótica com características arquitetônicas mais clássicas.

Quando se trata de escolher obras de arte, não há regras adequadas. Apenas se cerque de objetos significativos, elementos de decoração e obras de arte que você ama e com coisas que fazem você se sentir bem.

Flores e Folhagens

Paris não é conhecida por ser uma cidade particularmente “verde”, ao contrário de outras cidades europeias. É por isso que os interiores parisienses são sempre enfeitados com plantas e flores. 

Acessórios

Nos melhores interiores parisienses, o que importa são os detalhes, como pode ser observado. Uma vela Diptyque na lareira de mármore, um sabonete de Marselha na bancada da cozinha, um vaso Baccarat com lírios frescos na mesa de jantar, um livro sobre Chanel na mesa de centro ou alguns cremes e perfumes Buly 1803 no armário do banheiro. Todas essas peças decorativas adicionam um toque aconchegante que torna qualquer espaço instantaneamente mais habitado.

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e DecoraçãoArte e Cultura

Objetos de desejo que oferecem história e personalidade

Do vintage ao artesanal contemporâneo, a decoração de casas ganha destaque por sua autenticidade…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Conheça a trajetória do designer Gaetano Pesce

Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais