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Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de arquitetura dedicado exclusivamente ao design de garagens, e saiba como sua determinação o levou a realizar seu sonho de transformar espaços automotivos em obras de arte personalizadas

Desde os primeiros momentos de sua infância, o amor de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, primeiro escritório de arquitetura voltado para garagens no Brasil, por carros era claro. Ele desenhava os veículos e absorvia cada detalhe sobre eles. Contudo, seu sonho de se tornar um designer automotivo encontrou desafios inesperados quando descobriu a realidade por trás das cortinas da indústria. 

Sua determinação e paixão o levaram por uma jornada que o transformou de um auxiliar de mecânico em uma oficina de restauração de carros antigos em Itu, para um renomado projetista de garagens personalizadas e hoje, a Man Cave Studios se consolida como o primeiro escritório de arquitetura especializado em projetos de garagens.

Confira a entrevista completa!

A trajetória

MD: Sempre fui apaixonado por carros, desde bem pequeno, desenhava carros, sabia todos os modelos só de olhar, até um fato curioso, não sei se é verdade, mas minha mãe sempre disse que minha primeira palavra foi ‘carro’. E essa paixão foi me acompanhando conforme fui crescendo, aprendendo cada vez mais sobre o mundo fascinante do automóvel. 

Além de gostar de carros, eu gostava muito de desenhar e queria fazer disso a minha profissão, meu sonho era ser designer automotivo. Porém, com o passar dos anos, eu frequentava muito o salão do automóvel em São Paulo, conversava com designers da VW, Ford, etc e nessas conversas, houve uma pequena quebra de expectativa. Eu achava que o designer desenhava o carro sozinho, mas não. Tem uma equipe, e muitas vezes você fica encarregado de desenhar a tampa do porta luvas por exemplo, não era o que eu queria. 

Fui crescendo, cheguei na fase adolescente e precisava começar a me direcionar. Como eu tinha o sonho de ser designer de automóveis, pensei: “preciso entender de carros para projetar carros”, então conversei com um amigo da família que tinha uma oficina de restauração de carros antigos em Itu se poderia trabalhar com ele, em troca de uma remuneração bem pequena e aprendizado, e assim fui. Minha primeira experiência profissional foi como auxiliar de mecânico em uma oficina. Ficava tão sujo que parecia uma estopa com óleo, porém, eu estava muito feliz, trabalhava com o que eu mais amava, carros, e não apenas carros comuns, mas também modelos antigos e exóticos.

Procurei me especializar e com 14/15 anos entrei no Senai no curso de Mecânica de Usinagem, para aprender desenho técnico. Logo, consegui um emprego como auxiliar de projetos em uma empresa de Cabreúva, onde aprendi sobre Autocad e outros softwares de design. Após essa experiência, trabalhei em uma construtora no Rio de Janeiro como auxiliar administrativo, antes de retornar a Itu e começar a trabalhar como projetista de móveis planejados. 

Me mudei para Indaiatuba para trabalhar em uma loja de móveis, mas, depois de dificuldades pessoais acabei retornando para Itu e me tornando professor de Autocad e outros softwares de design na mesma escola onde havia estudado anteriormente. Mais tarde, consegui um emprego como projetista em uma marcenaria em Cabreúva, onde desenvolvi uma forte amizade com o proprietário e seu filho (Andrews F. moreno). Durante esse período, iniciei meus estudos em arquitetura e recebi uma oferta de emprego em uma empresa de projetos de displays para PDV em Indaiatuba, onde tive a oportunidade de trabalhar com novos softwares e me destacar com projetos inovadores. Por mais que eu me destacasse, no mundo corporativo, existiam alguns problemas. Eu vi que não tinha muita perspectiva de crescimento dentro das empresas e isso me frustrou. Logo, em um final de semana em 2019, eu tive a ideia. Eu sabia projetar, amava carros, por que não abrir um escritório de projetos de garagens? Pesquisei no Google e vi que não tinha nenhum escritório só de garagens no Brasil, nem fora. A única referência que existia no Pinterest era chamado de Man Cave, então pensei, ‘Man Cave Studio’.

Como surgiu o projeto da Man Cave?

MD: Ainda trabalhando em Indaiatuba, comecei a criar projetos e postar no Instagram sem parar. Pegava referências no Pinterest e postava, o que gerava interação. Até que recebi um e-mail de um cliente de Alphaville, de um galpão enorme de 1000m², com um mezanino bem bacana. Lembro do espaço todo vazio, ocupado apenas por algumas Porsche’s paradas no fundo. 

O processo de transformação do espaço, desde a concepção até a conclusão da obra, foi compartilhado nas redes sociais, atraindo mais clientes e consolidando a reputação da Man Cave. 

Vale destacar a relação longínqua do Marcos com o meu hoje sócio e COO da Man Cave Studio, Andrews F. Moreno. A relação iniciou comigo sendo funcionário em sua marcenaria, evoluiu para uma grande amizade e apoio. Desde a criação da Man Cave, o Andrews me acompanhava nas reuniões sempre complementando as ideias, mesmo sem termos a nossa sociedade definida na época. Formamos uma baita dupla e a sociedade foi um caminho natural a seguir.

Ao longo dos anos, cultivamos parceiros de qualidade para oferecer o melhor serviço possível. Por exemplo, a marcenaria das garagens, na maioria das vezes quem faz é a marcenaria do Andrews, isso nos dá uma liberdade a mais para criar no projeto, porque não há limites. 

Hoje o escritório se destaca por criar projetos exclusivos e únicos, adaptados aos gostos e necessidades de cada cliente, além de oferecer serviços de execução da obra. Hoje, com mais de cinco anos de atuação, a Man Cave é reconhecida por transformar garagens em espaços únicos e personalizados, refletindo a paixão e o cuidado de seus clientes por seus veículos.

O maior projeto entregue

MD: Estamos finalizando agora inclusive, a maior Girl Cave do mundo, uma das coleções mais incríveis que eu conheço. A proprietária gostaria de uma garagem que fosse a extensão da casa dela, então mergulhamos nesse tema.

Ela tinha um terreno de 2100m², adquirido especificamente para ser a garagem, então demolimos a casa que existia, e no lugar construímos uma garagem de 1800m², que parece uma segunda casa. Essa garagem ficou única mesmo.

Em 2025/26 entregaremos a maior garagem residencial do mundo, com 2500m², mais o mezanino. Será uma garagem para 104 carros, com uma oficina completa, espaço de vagas para visitantes e um mezanino com bar, sala de TV, área de jogos, troféus, miniaturas, tudo isso embaixo de uma casa no Fazenda Boa Vista que está em construção.

Expectativa para o futuro

MD: Estamos com alguns projetos que ainda não divulgamos publicamente, mas que nos darão alicerce para nossa expansão. O mercado de colecionadores no Brasil é enorme, mas a nível mundial, é gigantesco, e da mesma forma que não tinha ninguém fazendo o que fazemos por aqui, não tem lá fora. Então queremos aproveitar o nosso know how aqui no Brasil para começar a fazer projetos nos EUA e Europa, transformando garagens ao redor do mundo.

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