Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e decoração
Clique aqui e agende a sua visita
Gaetano Pesce, nascido em 8 de novembro de 1939 em La Spezia, Itália, foi um renomado designer e arquiteto italiano contemporâneo. Conhecido por sua ousadia ao experimentar materiais e cores, Pesce trabalhou com algumas das principais empresas de design italianas, como Artemide, Vitra, Cassina e B&B Italia.
Pesce nasceu em La Spezia, próxima a Gênova, em 1939. Em 1959, começou seus estudos em arquitetura na Universidade de Veneza, formando-se em 1965.
Nos últimos anos de sua formação, Pesce também participou de cursos no Venice College of Industrial Design, onde foi influenciado por professores renomados como Ernesto Nathan Rogers e Mario Bellini. Motivado por suas experiências, Pesce buscou se envolver com um coletivo de arquitetura de vanguarda chamado “Gruppo N,” que se inspirava na estética simplificada da Bauhaus.
Influenciado por essas diversas fontes, Pesce concluiu seus estudos com um espírito pronto para explorar os novos materiais e criar formas inovadoras. Desde pequenos objetos decorativos até grandes espaços arquitetônicos, Gaetano desenvolveu projetos que refletiam uma profunda reflexão sobre a era moderna. Desde sua famosa cadeira La Mamma (1969), que imitava a forma de uma figura votiva de fertilidade pré-histórica, até seu Edifício Orgânico em Osaka, Japão (1993), com jardins suspensos e integração de tecnologia avançada, Pesce demonstrou consistentemente suas habilidades de design ao explorar o papel da arte e do design na sociedade contemporânea.
Você provavelmente já viu alguns dos móveis mais famosos de Gaetano Pesce, como a poltrona Up-7 Piede, uma grande cadeira de plástico em forma de pé humano lançada em 1969; a poltrona Up5, conhecida como La Donna ou La Mamma, e a poltrona Up6, ambas desenvolvidas para a B&B Itália em 1969; a poltrona Up1 para C&B Itália em 1971; a cadeira 357 Felti, criada para a Cassina em 1987; e a cadeira 543 Broadway, produzida por Pesce na Bernini, Itália, em 1990.
Clique aqui e agende a sua visita
Clique aqui e agende a sua visita
Além de sua longa carreira como designer, Pesce também lecionou em diversas instituições renomadas globalmente, como a Domus Academy em Milão, a Universidade de Hong Kong e a Cooper Union for the Advancement of Science and Art em Nova York.
Seu trabalho foi destaque em uma ampla gama de mostras internacionais, desde “Italy: The New Domestic Landscape: Achievements and Problems of Italian Design” (1972) no Museu de Arte Moderna de Nova York até “Kitchens & Invaders” (2015) no VIII Triennale Design Museum em Estocolmo, Suécia. Mais recentemente, suas obras foram expostas na “Radical: Italian Design 1965-1985, The Dennis Freeman Collection” no Museu de Belas Artes de Houston, em 2020. Ele também foi celebrado com diversos prêmios, incluindo o prêmio ‘Designer do Ano’ pela revista A&W Architektur und Wohnen de Colônia, Alemanha, e o prêmio pelo conjunto de sua obra pelo Instituto Cultural Italiano de Los Angeles.