Internacional

América Latina quer a Flórida

Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Tampa estão com imóveis que se esgotam rapidamente. Desenvolvimento local, macroeconomia, câmbio e juros explicam cenário

Uma confluência de fatores e assim temos o contexto atual, onde os latinos, em grande parte brasileiros, estão desempenhando um papel de protagonismo no que o mercado imobiliário tem por padrão chamar de “boom”. Uma situação de crescimento abrupto e bastante acima da média da demanda de unidades em determinada região, o que movimenta todo o ecossistema, desde construtoras e incorporadoras, até o cliente final, que é impactado nos preços e disponibilidade dos imóveis. 

“A Flórida vem em uma escalada de aquecimento de mercado desde o início da pandemia. Já havia o planejamento de desenvolvimento do estado e suas principais regiões para muito além de um destino de férias. Com a pandemia essa ideia ganhou força e aumentou a busca de  estrangeiros e americanos de outros estados por opções de moradia nesta região. Além da busca por qualidade de vida, clima, educação ,cultura, entretenimento e segurança,  mais recentemente fatores econômicos aumentaram a atratividade da região e chegamos a este momento de aumento da procura pelos estoques disponíveis”, explica Renata Victorino, sócia-diretora da Bossa Nova Sotheby’s, responsável pelo departamento internacional da empresa.

Para os brasileiros, a valorização do real diante do dólar é um fator que estimula o investimento e tem aumentado o apetite para investimentos imobiliários internacionais. “Para quem já tinha parte de seu patrimônio dolarizado, o interesse tornou-se ainda maior”, complementa Renata. Investimentos com rentabilidade atrelada como imóveis com locação administrada pelas incorporadoras têm retorno às vezes garantido até em contrato”, conta.

Miami

A cidade é um belo exemplo do desenvolvimento que já vinha sendo planejado pré-pandemia. A proposta de tornar Miami muito mais do que uma cidade de férias e festas está se concretizando com grandes eventos e negócios sendo transferidos para lá. É o caso da Fórmula 1, que em 2022 passa a ser realizada pela primeira vez na cidade e da Bitcoin 2022, evento com apelo global focado na criptomoeda e com intuito de tornar Miami um novo hub financeiro e tecnológico. 

Em Miami, os condomínios de alto padrão com automatização e o que há de mais moderno em infraestrutura são a principal busca dos brasileiros e latinos em geral. Como disse Jorge Pérez, chairman da Related, uma das maiores incorporadoras da região, em entrevista à revista Exame, “Miami se tornou a capital das Américas”. Se você tem dinheiro para comprar algo lá, você compra.

Sexy Fish Miami, restaurante e late bar de inspiração asiática ultra badalado inaugurado com performance de Mary J. Blige, capitaneado pelo chef Bjoern Weissgerber em Brickell. Entretenimento temático, drinks servidos com apelo teatral, agenda com DJs internacionais. Miami ferve, mostrando uma noite sofisticada. | Crédito: Reprodução Facebook.
Miami Bull, escultura com 3 metros de altura, mais de 1 tonelada e design futurista com olhos de raio laser (reprodução Miami Herald). Há tempos Miami busca se posicionar como uma cidade de negócios.

Tampa

Com menos status que Miami, mas não menos demandada, Tampa vem se destacando neste cenário de corrida por unidades disponíveis.

Uma comprovação do quão aquecido está o mercado da região, o índice S&P/Case Shiller de preços de imóveis residenciais nos Estados Unidos subiu 19,2% em janeiro, em base anual, ganhando força após a alta de 18,9% no confronto anterior, conforme dados divulgados pelo Standard & Poor’s em 29 de março e publicado pelo jornal Valor.

Phoenix, Tampa e Miami registraram os maiores aumentos anuais entre as 20 cidades em janeiro, com elevação de 32,6%, 30,8% e 28,1%, nesta ordem. Do total, 16 das 20 cidades relataram aumentos de preços mais altos em janeiro em relação à base anual.

Marina Pointe, em Tampa. Infraestrutura completa de lazer, serviços e diversas opções de tipos de imóveis no mesmo empreendimento

Alguns fatores explicam a alta valorização de Tampa. Em um cenário de falta de imóveis e muita demanda, Tampa se beneficiou por ser uma área em desenvolvimento, com mais terrenos para construir e empreendimentos de alto padrão em construção. A ida do astro Tom Brady para o Tampa Bay Bucanneers na National Football League, também contribuiu pois a região ganhou holofotes. 

Tom Brady, aposentadoria adiada em 2022 e contrato renovado com o Tampa Bay Bucanneers para mais uma temporada | Crédito: Mark J. Rebilas – USA Today Sports

Orlando

Cidade bastante conhecida pelos brasileiros, ela oferece boas opções de investimento com possibilidade de ganhos com locação do imóvel quando não utilizado. É o caso do The Grove e Magic Village.

Neste link detalhamos bem o modelo de negócio, áreas de lazer públicas e a parte mais nova do The Grove, quase 100% já comercializada. Em junho será lançada uma nova torre no empreendimento. “Atualmente na comercialização das poucas unidades remanescentes, os clientes contam com alguns atrativos como um crédito ao fechar o negócio. Seria o equivalente no Brasil a meses de aluguel garantido”, explica Renata Victorino.

Inovador, com projeto que une design e hospitalidade, o Magic Village Pininfarina oferece serviços de hotel 5 estrelas com área de lazer completa. Idealizado tanto para quem quer investir como para quem busca um imóvel para uso próprio, o Magic Village também oferece a possibilidade de ganhos com a locação da unidade. 

Windermere

Assim como a Flórida vive um boom, Windermere também vive o seu momento de demanda acima da oferta. Com um perfil diferente, a região é conhecida como “a charmosa e confortável região dos lagos, onde quem quer comprar uma casa para morar em Orlando hoje não pode deixar de olhar”.

Muito valorizada, essa região tem o Lake Butler como o ponto central. Este lago se conecta a outros 10 lagos menores cercados de terra por todos os lados e formam a Butler Chain of Lakes. 

É uma área que reúne qualidade de vida, contato com a natureza, mas com fácil acesso aos principais pontos de Orlando. Possui para famílias com crianças em idade escolar uma escola reconhecida, a Windermere Preparatory School (que oferece o equivalente aos ensinos fundamental e médio, ou k12 na linguagem americana).

Há cerca de 30 condomínios de casas, mais 15 em implementação com opções de imóveis de diferentes magnitudes. “Apesar disso, não tem sido fácil conseguir uma propriedade na região. Há muita demanda e quando surge um imóvel, ele é rapidamente negociado”, explica Renata Victorino.

Passeios no bucólico centrinho de Windermere, uma estreita faixa de terra com lagos dos dois lados, com pouco mais de 4 km quadrados, e atividades aquáticas como ski, wakeboard, jet-ski, barcos fazem parte do lifestyle de quem mora na região.

Fort Lauderdale

Conhecida como a “Veneza americana”, Fort Lauderdale reúne praias douradas, boa gastronomia, vida social e cultural movimentada. Grifes famosas, museus, campos de golfe e marinas são alguns dos atrativos.  Em um ambiente aberto com a brisa do mar, Fort Lauderdale é um destino cobiçado para quem busca qualidade de vida.

The Strip, o elegante calçadão de Fort Lauderdale onde estão localizados diversos restaurantes e lojas.

Aqui o alto padrão e a elegância parecem fazer parte da paisagem. São 37 quilômetros de litoral e uma cidade efervescente em atrações culturais, como o Broward Center, o Pompano Beach Amphitheater e o NSU Art Museum e em passeios que destacam suas riquezas naturais como a observação de jacarés no “rio de grama” dos Everglades ou o Butterfly World, maior jardim de borboletas e aviário de beija-flores do mundo.

Gostaria de mais informações sobre imóveis na Flórida? A Florida Week acontecerá de 25 a 29 de abril. Receba consultoria especializada em reuniões individuais com a Equipe Internacional, sem precisar sair do Brasil e nem pagar a mais por isso.

Posts relacionados
Internacional

Dubai: O destino do futuro para investidores globais

Descubra como Dubai se tornou a segunda cidade mais visitada do mundo e um destino atraente para…
Ler mais
Internacional

10 maratonas de rua internacionais para expandir seus horizontes

Descubra as melhores maratonas ao redor do mundo e compartilhe a experiência de correr em terras…
Ler mais
Internacional

Descubra por que Orlando atrai investidores brasileiros para o mercado imobiliário

Rodolfo Milanez, especialista em vendas da Lennar Brazil, compartilha sua visão sobre o crescente…
Ler mais