ArquidecorArquitetura e Decoração

Design: Respirar o futuro em Milão

O que é tendência, com que materiais, cores e ‘moods’ vão desenhar os interiores das nossas casas no futuro próximo? É isso que dita o Salão de Milão que acontece todos os anos. Numa feira com mais de 50 edições, 15 halls e 2.500 marcas, todos os caminhos da cidade acabam por se cruzar com o Salão onde as marcas expõem as novidades, e tentam captar a nossa atenção. 

Stand da Kartell, em Milão

Numa semana em que só se respira Design em Milão, percorremos alguns dos roteiros mais recomendados. Para quem ousa galgar a cidade durante 6 dias, acabam por se definir algumas direções. E aí sentimos a preponderância dos materiais naturais como o Couro, a madeira e o Pelo, que são agora entendidos como luxo.

A escassez destes materiais associada a uma consciência de sustentabilidade faz com que sejam as marcas mais importantes a querer usá-los associados a um primoroso nível de handcraft. Este respeito pela matéria acaba por se refletir em tudo: no tratamento da pedra, nos acabamentos do vidro ou da madeira.

Poltronas Rietveld, Cassina

Está tudo a mudar na indústria do Design. Esta nova realidade obriga as marcas a recuperarem a melhor mão-de-obra, (alguma já adormecida) porque só ela é capaz de criar peças de exceção.  Este mergulho voluntário no passado, não se resume apenas nos materiais ou à forma como os manuseamos. As reedições estão em força, e as marcas não se cansam de procurar  nos seus arquivos desenhos que nunca haviam colocado em produção.

Coleções CH71 e CH72, reedição da Carl Hansen 

Esta nova realidade faz todo o sentido porque de alguma forma ela fecha o ciclo da sustentabilidade. Nunca mais iremos consumir desenfreadamente como fizemos na década de 70. Estamos agora apenas preocupados com a consciência e a preservação de peças singulares. Um ícone que é eterno é também sinônimo de sustentabilidade. E hoje o Design é sobretudo pensar o FUTURO. 

Legenda da foto de capaColeção Ames Sala 

AssinaturaQuartoSala – Home culture

 

Posts relacionados
Arquidecor

Pedras brasileiras na arquitetura de luxo elevam o conceito de identidade no Autór Jardins

Empreendimento no Jardim Paulista aposta na materialidade como eixo narrativo e revela como o uso de…
Ler mais
Arquidecor

Bienal de Arquitetura em São Paulo revela nova brasilidade nos espaços

Primeira edição do evento, em cartaz até 30 de abril, propõe uma leitura contemporânea da…
Ler mais
Arquidecor

O poder do azul-escuro na arquitetura e decoração

Do design de interiores às fachadas contemporâneas, o azul-escuro se consolida como uma das cores…
Ler mais