A consultora da região Andrea Lotito, da Bossa Nova Sotheby’s, ressalta a procura constante de imóveis na região, destacando a busca por imóveis de alto padrão, impulsionada por novos empreendimentos e mudanças no perfil dos compradores
Em entrevista, Andrea Lotito, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela que a demanda por imóveis de alto padrão na Vila Madalena é crescente, devido a uma nova tendência de construções de empreendimentos mistos, com apartamentos maiores e estúdios. Os perfis dos compradores incluem casais sem filhos e muitos solteiros, atraídos pela modernidade dos empreendimentos. Andrea ressalta que, na região, há muitos escritórios de empresas que migraram para empreendimentos comerciais modernos, atraindo um público jovem que prefere residir perto do local de trabalho e com fácil acesso ao metrô e outras facilidades.
“Neste primeiro semestre, o número de negócios concretizados no bairro cresceu 17,7% em relação ao mesmo período em 2023 e a soma de todos os negócios fechados, o volume geral das vendas (VGV), alcançou o montante de R$ 59,6 MM com ticket médio de R$ 2,98 MM para os apartamentos usados. O bairro apresenta boas oportunidades de negócios para o alto padrão, exibindo um descolamento de 8,5% em relação à mediana dos valores anunciados. Os imóveis para locação podem ser atraentes para investidores, uma vez que o bairro atende bem o perfil, resultando em boa rentabilidade com projeção de rental yield de 6,5% a.a.”, explica Denise Ghiu.
Confira a entrevista completa abaixo!
Como está a demanda por imóveis de alto padrão na região da Vila Madalena atualmente?
Aumentou, atualmente, com a construção de empreendimentos novos de alto padrão, mistos, constituídos por estúdios e apartamentos maiores, há uma nova demanda.
Quais são os perfis dos compradores que procuram imóveis na Vila Madalena? Há alguma mudança significativa nos últimos anos?
Casais sem filhos e muitos solteiros, por conta da boa oferta e o próprio perfil do bairro. Sinto que a mudança significativa foi por conta dessas unidades lançadas nos últimos anos, de apartamentos com metragens menores, o que mantém o bairro atrativo para um público jovem. Um ponto relevante para esse comportamento é a oferta de alguns empreendimentos comerciais voltados para as empresas criativas.
Os compradores estão mais interessados em apartamentos ou casas? Quais fatores influenciam essa escolha?
A procura na Vila Madalena é sempre maior para apartamentos. Há apenas algumas ruas na extremidade do bairro, formadas somente por casas com terrenos amplos, onde há muita procura por serem ruas tranquilas e arborizadas. Os fatores que influenciam a escolha pelo bairro, na minha opinião, são: variedade de serviços, lojas, cafés, restaurantes, a possibilidade de fazer tudo a pé e a proximidade com os principais meios de transporte e a vida cultural.
Quais são as características mais valorizadas pelos investidores em uma propriedade de alto padrão na Vila Madalena?
A localização, pois é um bairro versátil com saída fácil para outras regiões, a proximidade com ótimos colégios, clubes e praças.
A diversidade que o bairro oferece proporciona liquidez para locação de unidades menores. Há uma demanda constante para esse tipo de imóvel que consolida a intenção dos investidores.
Existem novos empreendimentos ou projetos notáveis que devemos ficar de olho? Pode citar alguns hotspots na região?
Entre os empreendimentos destacados na Vila Madalena estão o Casa Madá, o Harmonia da Vila, o Eleva Harmonia, o OITO, o Península Vila Madalena e o Harmonia 1040.
Para quem gosta de fazer compras, as lojas Amoreira, Farm, Osklen e Uma são ótimas opções. Os restaurantes Corrutela, Carlos Pizza, Tanuki Sushi, Altar, Camélia Òdòdó, restaurante de culinária orgânica e saudável, criado pela chef Bela Gil e o São Cristovão, um bar super tradicional no bairro, são destaques gastronômicos. Além disso, a padaria artesanal Tu És Pão é uma excelente escolha para quem aprecia pães de qualidade.