Em entrevista ao Blog da Bossa Nova, Maria Fernanda Braga, cirurgiã-dentista, escritora e desenhista reflete sobre a influência da boneca mais famosa no mundo
“Quando eu era criança, não sabia que eu ia ter 1,77 de altura, mas já naquela época eu pensava: por que a Barbie tem que ser sempre menor que o Ken?”. Essa é a lembrança que a carioca Maria Fernanda Braga, cirurgiã-dentista, escritora e desenhista, tem dos tempos de infância.
Hoje em dia sua altura vai muito além da estatura e reflete no trabalho que oferece de volta à sociedade. Apaixonada pelo o que faz, Maria Fernanda teve acesso a uma boa educação de base que a levou para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Foi ali que eu consegui furar a bolha e descobrir que existe um Brasil muito além do que nós enxergamos”, relembra a doutora.
A prova de que sua profissão ecoa em sua personalidade está presente na obra infantil “As Aventuras de Dentix”, projeto que nasceu do livro de mesmo nome e hoje ganhou versão em gibi, com objetivo de levar educação em saúde, direcionado para crianças carentes e seus familiares das comunidades do Rio de Janeiro.
Com uma linguagem criativa e focada em facilitar a implantação de bons hábitos para a rotina de pais e filhos, o projeto já alcançou mais de 17 mil crianças e realizou atividades com a Favelivro em comunidades como Borel, Babilônia e Manguinhos, passando por diversos bairros cariocas como o Leblon.
O visual feminino lhe entrega o posto de ‘Barbie da vida real’, mas não a impede de encarnar a profissão em seu cerne e entregar muito além do blazer rosa. “Eu me considero uma Barbie e acho que toda mulher é uma Barbie. De fato, a boneca nos remete a nossa infância e acho legal trazer um novo resgate para as crianças”, aponta a doutora.
A mudança cultural da Barbie feita ao longo dos anos pela Mattel será significativamente impulsionada pelo próximo filme da diretora Greta Gerwig, que é voltado para as gerações de mulheres que cresceram com as bonecas historicamente icônicas. A Barbie até inspirou tendências online promovendo a qualidade única de cada mulher com o movimento ‘esta Barbie é…‘ para incluir todos no comportamento da marca historicamente exclusiva.
Com um slogan ‘Você pode fazer qualquer coisa‘, uma boneca Barbie não está mais confinada a uma aparência específica; em vez disso, seu valor vem do que ela faz e de quem ela é, tudo isso coexistindo com seu guarda-roupa, muitas vezes rosa estereotipado com acessórios luxuosos, outras vezes não.
“Não somos Barbies em estereótipos, mas sim Barbies que permitem uma construção de história. Hoje, esse título não se molda mais a certos padrões, e que bom. É uma personagem emblemática e uma referência e acho que referências estão aí para serem modificadas, afinal o mundo muda o tempo inteiro”, reflete Maria Fernanda.