O mês de junho é uma das épocas festivas mais esperadas no Brasil, mas ao redor do mundo também se comemora a festa de São João; conheça mais 6 países e suas regiões que celebram a data
Junho chega criando um novo clima e o que não falta no país são espaços decorados e muita programação para os tradicionais arraiás juninos. Mas as festas deste mês não são uma exclusividade brasileira, as celebrações dos santos acontecem por todo o mundo com suas tradições e cultura.
Por mais que pareça que a festa junina se originou no Brasil, essa tradição tem origem no exterior, mais precisamente na Europa, onde muitos países têm a data marcada por grandes eventos.
Conheça alguns destinos que reúnem o melhor da música e gastronomia junina. Pegue o passaporte e confira.
Alemanha
Em alemão, o modo mais popular de se referir aos eventos juninos no exterior, é chamado de sommersonnenwende, que significa ainda solstício de verão. No país, a festividade é realizada de uma maneira um pouco diferente do que conhecemos no Brasil, mas a imagem da fogueira sempre está presente nas comemorações, isso porque, as pessoas dançam em volta do fogo e jogam flores e ervas para saudar a estação que chega.
Portugal
A festa junina portuguesa também entra na lista de celebrações que acontecem pelo mundo. O evento em Portugal é popularmente conhecido por fazer parte das Festas dos Santos Populares. Para os portugueses, essas comemorações são consideradas feriados e, nos encontros em homenagem a São João, existe uma semelhança forte com o Brasil: as festas atraem pessoas que gostam de celebrar durante dia e noite pelas ruas da cidade.
França
A tradicional quadrilha nas festas juninas, na verdade, se originou da dança francesa. Por lá, a celebração leva o nome de “fête de la Saint-Jean”, que significa “festa de São João”. Ainda que essa celebração no país carregue algumas tradições pagãs, a essência é o catolicismo, que acende fogueiras para homenagear o São João Batista, com muita música e uma missa ao final de cada encontro.
Polônia
Em polonês, a ‘noite de verão’ se chama noc swietojanska, quando é celebrado um novo ciclo solar. Por lá, a festa também é caracterizada por pessoas fantasiadas. O traje fica por conta da inspiração em piratas, enquanto os brasileiros apostam nas roupas adaptadas de camponeses. A festa ainda é marcada por balões iluminados que a população solta e ficam espalhados por todo o céu. A festividade, geralmente, começa às 8h da manhã e vai até o fim do dia.
Noruega
Assim como uma boa festa junina que não pode faltar as comidas típicas, na Noruega, as Sankthans – como se chama o dia da celebração no país – reúne o melhor da comida típica da região, como as salsichas assadas, os cachorros-quentes, arroz-doce com manteiga e canela, carnes e frutas defumadas. A fogueira da festa é feita com muitas caixas, madeiras e objetos empilhados, para alcançar grande tamanho do fogo.
Porto Rico
Ao longo do mês de junho, o centro antigo de San Juan é tomado por atrações culturais, já que São João é o patrono do estado de Porto Rico e dá o nome à sua capital. Por lá, as casinhas coloridas nas ladeiras de Old São Juan são ocupadas por bares, restaurantes e gafieiras que animam os encontros europeus. Ainda existem boatos pela região que dá sorte se jogar no mar durante a noite, com isso, as praias ficam lotadas durante o período, com muita música e gastronomia.
Para aqueles que pensam em realizar uma viagem internacional ou buscar novas experiências de vida, os elementos culturais internacionais também são um dos muito atrativos na hora de escolher o destino e a época do ano para viajar. Pensando nisso, a Bossa Nova Sotheby’s traz oportunidades de imóveis internacionais. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.