Polinésia Francesa
LifestyleViagem

Você conhece a ilha de Marlon Brando na Polinésia Francesa?

Às vezes erroneamente chamada de Taiti — nome de sua maior ilha —, a Polinésia Francesa é um país composto por 5 arquipélagos e um total de 118 ilhas. Uma mais paradisíaca que a outra. E entre elas, existe uma em especial que o próprio Marlon Brando relatou como “uma beleza além do que pode ser descrita”.

Tetiaroa é o nome desse paraíso, cenário do filme “O grande motim”, estralado pelo ator em 1962 quando ele conheceu a ilha. Enfeitiçado pelos irresistíveis encantos do lugar, Brando acabou a comprando e transformando-a em seu refúgio particular por mais de 30 anos.

Perto de completar 10 anos do falecimento do ator, seus herdeiros cederam a ilha para a instalação de um resort luxuosíssimo sob a única condição de que fosse o mais ecológico possível. E assim nasceu o The Brando, hotel que chegou a hospedar Barack Obama em 2017.

Ficou interessado em saber mais sobre a Polinésia Francesa, Tetiaroa e sobre o The Brando? Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para querer pegar o próximo voo para lá. Confira!

A cultura da Polinésia Francesa

Apesar de colonizada pela França por volta de 1880, a Polinésia Francesa tem uma cultura muito própria, que em nada se assemelha à cultura dos colonizadores. Por isso, seus nativos preferem chamá-la de “Taiti e suas ilhas”.

Suas joias são o coco, as flores e as conchas do mar. O prato principal servido por lá é o atum cru com muito leite de coco. O mar tem uma cor única, além da incrível transparência que permite ver as cores dos peixinhos dentro da água, além de ser possível nadar com tubarões e arraias sem correr o menor risco.

A paixão de Marlon Brando por Tetiaroa

Na década de 60, enquanto filmava “O grande motim”, Marlon Brando conheceu e se apaixonou não só pela ilha Tetiaroa, mas também por uma de suas nativas, Tarita Teriipaia, com quem viveu por 43 anos em um turbulento casamento, que teve 2 filhos como frutos.

Sempre preocupado em preservar o meio ambiente, em 1970 o ator contratou um arquiteto para construir sua casa na ilha, mas com a condição de não prejudicar a natureza. Assim foi feito, porém, em 1983 um furacão destruiu praticamente todas as construções na ilha.

Foi a partir daí que ele começou a pensar na construção de um resort ecológico em Tetiaroa. Mas, infelizmente, não conseguiu ver o projeto que idealizou finalizado. Faleceu a 10 anos da inauguração do hotel The Brando.

O hotel The Brando

O projeto do hotel conta com algumas das ideias de Marlon Brando, como a refrigeração feita com a água gelada do fundo do mar. A energia solar é utilizada no aquecimento e como combustível para os carrinhos de golfe que fazem o transporte dos hóspedes pela ilha.

O acesso ao atol e, portanto, ao hotel, só é possível por meio de um avião de 8 lugares que parte do aeroporto internacional de Faa’a, na capital do país, Papeete. O terminal é exclusivo e de alto padrão e o voo de 15 minutos é lindíssimo.

No momento do desembarque em uma charmosa minipista de pouso, a recepção é feita por nativos da região com toalhas geladas, colares de flores e som do tradicional ukulele. Só a chegada já é triunfal, mas não para por aí. Veja a seguir as atrações e comodidades oferecidas pelo resort.

A Fauna e a flora

Todas as tardes, milhares de pássaros, de várias espécies, invadem o Atol de Tetiaroa, inclusive aves marinhas, como o majestoso mergulhão. Eles passam por um tipo de êxodo vindos do Taiti para se abrigarem durante a noite na densa vegetação da ilha e fazem disso um verdadeiro espetáculo.

Além das aves, existem ao menos 167 espécies de peixes, além dos tubarões, golfinhos e baleias jubarte. A fauna apresenta ao menos 38 espécies diferentes de plantas, sendo seis delas raríssimas e só encontradas por lá.

Os bangalôs

O resort tem 35 bangalôs, de 1, 2 e 3 quartos, todos com piscina de borda infinita e praias privativas. A decoração é rústica e, ao mesmo tempo, chique, sempre integrando os hóspedes com a natureza.

Além disso, os bangalôs também têm sala, closet e gazebo ao ar livre, além do quarto com enormes janelões de frente para o mar.

As atividades

O hotel ainda oferece um spa maravilhoso, que é um verdadeiro santuário de relaxamento e rituais de beleza baseados em técnicas polinésias ancestrais. A decoração toda em madeira é aconchegante e combina com todo o ambiente ecológico.

Além disso, também estão disponíveis atividades esportivas, como o snorkeling, mergulhos no fundo do mar, canoagem, pesca submarina, tênis, ciclovia, mergulho com as baleias e arraias e muitas outras atrações.

E como se tudo isso não bastasse, se você ainda tiver tempo para atividades físicas, pode desfrutar de hidroginástica, dança, body sculpt, corrida, entre outras coisinhas, sempre orientadas por um personal trainer em aulas privativas.

A gastronomia

São dois restaurantes e dois bares incríveis. Os restaurantes são Beachcomber e o Les Mutiné, assinado pelo chefe Guy Martin, premiado com duas estrelas no Guia Michelan. Em ambos, os pratos servidos são da culinária típica polinésia, preparados com ervas, legumes e vegetais cultivados na própria ilha e com peixes frescos das redondezas.

O café da manhã e almoço são servidos no Beachcomber Café de frente para o mar para já começar o dia de uma maneira muito especial e cheia de boas energias.

Esse recanto escondido na Polinésia Francesa é um verdadeiro paraíso na terra, além de ser também a prova viva do bom gosto, visão e respeito pela natureza e pelo meio ambiente do aclamado ator Marlon Brando e sua família.

É impossível não se encantar com as ilhas da Polinésia Francesa, especialmente com o encantador Atol de Tetiaroa e com o magnífico resort ecológico The Brando. Por isso, não pense duas vezes para começar a planejar a sua visita ao lugar, não deixe de incluí-lo no roteiro das suas próximas viagens, afinal, seu bem-estar também é um investimento.

Você já deve ter ficado encantado só com o que acabou de ler neste post, então, para receber outros conteúdos como este, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais