ArquidecorArquitetura e Decoração

Uma homenagem arquitetônica para Hollywood

O famoso distrito de museus, Museu Row, na Miracle Mile de Los Angeles terá um novo marco: Renzo Piano’s Academy Museum of Motion Pictures.

Mais de 300.000 metros quadrados, o primeiro museu de grande escala do país dedicado exclusivamente à arte, ciência, artesanato, negócios e história do cinema, será sediada no Edifício da Empresa de Maio de 1939, um marco histórico na Wilshire Boulevard e na Fairfax Avenue. O museu da academia é um dos mais de 120 projetos, incluindo o Terminal do Aeroporto Internacional Kansai em Osaka, Japão, e o Edifício New York Times em Manhattan, que Renzo Piano Building Workshop, que tem escritórios em Gênova, Paris e Nova York, projetaram ao longo de quatro décadas.

A equipe renovou e restaurou o interior e o exterior do icônico edifício de Maio, que foi renomeado Saban, em homenagem a seu produtor/empresário Haim Saban e sua esposa, Cheryl, que é uma ex-conselheira sênior da Missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas. A equipe de Renzo Piano substituiu as edições do Saban de 1946 por uma estrutura que eles apelidaram de “A Esfera”.

A Esfera é um edifício em forma de bola gigante que paira sobre o solo, semelhante a uma nave espacial. Ela apresenta um teatro de 1.000 lugares, um teatro de 288 lugares para projeções especiais e um dramático terraço no telhado de frente para a icônica placa de Hollywood. “O edifício é uma forma que parece levantar do chão para a perpétua e imaginária viagem através do espaço e do tempo que está sendo movimentada”, disse Renzo Piano em um comunicado à imprensa. “Ao conectar estas duas experiências, criamos algo que é, em si mesmo, como um filme”. Você vai de seqüência em seqüência, das galerias de exibição ao cinema e ao terraço, com tudo se misturando em uma única experiência”.

Observando que existe uma “tensão positiva” entre a Esfera e o Saban, o arquiteto Mark Carroll, parceiro responsável pelo projeto, diz que “uma grande parte do projeto era entender a distância exata entre eles – eles estão a 40 pés um do outro em um diálogo entre o antigo e o novo, memória e história, contemporâneo e futuro”.

A forma esférica foi escolhida, diz Luigi Priano, porque “é um objeto claro e identificável que se destaca e não compete com a arquitetura do Saban”. E seu plano interior circular é propício a uma disposição compacta e participativa dos assentos, com boa acústica e visibilidade para a tela de projeção”.

A Esfera transmite uma “sensação de maravilha e magia”. Parte dessa magia vem da engenharia, diz Carroll. “Ela está isolada do solo por oito discos sísmicos que cortam as forças de um terremoto e podem absorver 30 polegadas de movimento em todas as direções; isto permite que a estrutura da cúpula seja incrivelmente fina, e tudo isto está acontecendo com apenas quatro pilares tocando o solo”.

Projeto do arquiteto Renzo Piano

Como parte do projeto, a equipe de Piano restaurou a fachada de calcário do Saban, substituindo cerca de 35% dos 350.000 mosaicos de folha de ouro de seu cilindro por réplicas do fabricante original, Orsini de Veneza, Itália. O Saban terá três andares de espaço de exposição, mais um térreo com restaurante, loja de presentes e galeria.

A idéia, diz Renzo Piano, era criar “um caráter urbano e cívico”. Ele é feito de concreto, vidro e concreto armado com aço, os mesmos materiais que usou para amarrar arquitetonicamente os dois edifícios.

A academia é um repositório, desde chinelos de rubi do Feiticeiro de Oz até o único molde sobrevivente de Tubarão. As exposições serão extraídas de uma coleção de 12 milhões de fotografias, 230.000 itens de imagem móvel, 80.000 roteiros, 61.000 cartazes e 104.000 peças de arte de produção.

Versão de: https://www.sothebysrealty.com/eng/an-homage-to-hollywood-october

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Criando elegância atemporal: Saiba como unir a decoração clássica à contemporânea

Descubra como incorporar elementos tradicionais para uma decoração clássica que mescla…
Ler mais