Reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como patrimônio da humanidade, o pequeno município localizado na porção carioca da Costa Verde possui um conjunto de atributos e atrativos naturais, culturais e sociais que o tornam único. Vizinho de destinos badalados como Angra dos Reis e Mangaratiba, Paraty tem outro tipo de fama. 

Uma fama que não se pretende ostensiva, nem majestosa. Uma fama calcada na convivência harmônica de um passado histórico trabalhosamente preservado com um presente inspirado por um calendário fixo de eventos com projeção nacional e até internacional, como a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty). Tudo isso em uma região de abundante beleza natural protegida por leis ambientais que têm garantido a sobrevivência da fauna e flora tropicais originais.

Vista famosa mostra a cidade encravada entre a serra e o mar, com seus casarões, a igreja de Santa Rita e os pequenos barcos na enseada em destaque.

Paraty é um refúgio exclusivo. Não à toa abriga tantos estrangeiros e brasileiros de todas as regiões do país, que vieram para conhecer a cidade e decidiram nunca mais voltar para casa. Alguns dizem que Paraty tem um encanto, mas objetivamente há razões plausíveis que expliquem esse tipo de “êxodo”, se é que podemos chamar assim. 

O Centro Histórico, erguido entre as montanhas da Serra da Bocaina e o mar, no século XVII, para servir aos interesses portugueses no ciclo do ouro brasileiro, encanta os visitantes com parte de sua arquitetura preservada e ruas calcetadas. É o epicentro da pequena cidade e onde destacam-se as igrejas e os edifícios dos séculos XVII e XVIII.

Igreja da Matriz

As fachadas preservadas não revelam o conforto, espaço e bom gosto que estão por trás delas. Localizadas ali mesmo, bem próximo de tudo, estão belíssimas propriedades com estrutura para bem receber grandes famílias e suas diversas gerações. Casas com mais de 6 suítes, espaços de convivência e lazer.

Casa |  Centro | Bossa Nova Sotheby’s | 63802

Casa com estilo moderno e contemporâneo, ao lado do Centro Histórico de Paraty. É finamente decorada, possui sete suítes, sendo cinco amplas suítes na Casa Principal e duas suítes na casa de hóspedes. Conta com espaçosa cozinha equipada, sala para dois ambientes, área de convivência com churrasqueira e telão. Área de lazer com piscina, cascata e deck com varanda. Dispõe de amplo escritório no piso superior, pequeno bosque privativo, lavanderia, estacionamento coberto para dois veículos e ampla área com paisagismo.

Casa | Centro| Bossa Nova Sotheby’s | 48585

Localizada no Centro Histórico de Paraty. Casa finamente decorada em estilo clássico. É composta por hall de entrada, sala para vários ambientes, três cozinhas em ambientes separados, lavabo, espaço gourmet com forno de pizza e churrasqueira, piscina, jardim, sauna a vapor e depósito. No segundo piso, home theater e nove suítes. Conta com casa de caseiro.

Casas menores, também são encontradas no Centro Histórico, com todo o charme, personalidade e requinte da cidade. São verdadeiras extensões do lifestyle de Paraty.

Casa | Centro | Bossa Nova Sotheby’s | 63796

Casa convidativa e de alto padrão no Centro Histórico de Paraty. Finamente decorada, conta com sala de estar, sala de jantar, cozinha equipada com armários embutidos e três confortáveis suítes, sendo que duas delas estão no primeiro pavimento e uma ampla suíte no mezanino. Há ainda uma área de convivência com jardim, que se integra à sala de jantar, sendo ideal para confraternizações em família.

A gastronomia também é essencial no lifestyle de Paraty. Boa gastronomia sem afetação. A cidade também é reconhecida desde 2017 pela Unesco como Cidade Criativa da (pela) Gastronomia. Talvez seja por isso, pelo perfil de visitantes e eventos que recebe ou pela quantidade de estrangeiros que vivem na cidade, que opções interessantes de bares e restaurantes não lhe faltem. Há desde tradicionais como Banana da Terra, Bartholomeu, Bendita´s e o Giava’s até representantes mais novos como Quintal das Letras, que fica na Pousada Literária e responde ao conceito farm to table, abastecido por produtos da fazenda Bananal, e o Armazém Mar, localizado na Marina Farol de Paraty, há 5 minutos de carro do Centro Histórico. Também fora do Centro, o Bistrô Alquimia dos Sabores (Estrada para Cunha) e o Le Gite d’ Indaiatiba (Graúna), conquistam os paladares com gastronomia e belos cenários. No Le Gite é possível se refrescar e relaxar nas cachoeiras do local.

Frutos do mar do chef Fabrício Tofono/ Armazém Mar.

Uma cidade que respira e transpira arte e cultura. Do icônico e longevo Teatro de Bonecos, passando pelas programações da Casa de Cultura, do SESC Paraty, por iniciativas como o Cinema da Praça, a Livraria das Marés e pelos eventos realizados no calendário anual da cidade como a FLIP e o Festival Bourbon de jazz, blues, soul e R&B, Paraty transborda poesia e emoções. Passeando por ateliês de artesãos, conhecendo o trabalho autoral de chefs de cozinha, escritores, músicos e tantos outros criadores, há sempre como ser inspirado por uma atmosfera “diferente” em Paraty.

Exposição na Casa de Cultura

Atmosfera que também está presente nas paisagens estonteantes, muitas somente acessíveis pelo mar. Por isso, descobrir belezas naturais, navegando de barco, lancha, veleiro, escuna em busca de praias, ilhas, ilhotas, baías e penínsulas da região é praticamente uma atividade unânime de todos que frequentam Paraty. Aos visitantes cabem passeios em grupos ou o aluguel particular dos barcos que ficam na enseada. Mas o suposto encanto de Paraty também acomete muita gente nesta parte. Ao conhecer inúmeras praias translúcidas, nadar com tartarugas marinhas, ficar em enseadas desertas, muitos decidem ter sua própria embarcação e fazer daquele paraíso muito mais do que uma viagem de férias. 

Águas translúcidas e enseadas desertas, atrativos do mar na região de Paraty.

Graças à sua geografia, Paraty oferece propriedades com pier e vistas panorâmicas impressionantes.

Casa | Centro | Bossa Nova Sotheby’s | 63868

Casa à beira-mar em Paraty. Localizada em região exclusiva da baía de Paraty, possuindo acesso privativo para embarcações com mar de águas tranquilas e cristalinas. Com 186.000m² de área total e 700 metros de costeira, essa ampla propriedade conta com trilhas ecológicas pela Mata Atlântica, vista deslumbrante para o mar e muita privacidade. A Casa Principal dispõe de três confortáveis suítes, todas com vista para o mar e acesso para uma ampla varanda com ótimo acabamento em madeira, que nos convida a momentos de confraternização com a família e amigos. Há sala para dois ambientes, estar e jantar, cozinha americana equipada com fogão a lenha e convencional, com decoração convidativa e piso em madeira. A propriedade oferece uma casa de caseiro, casa de máquinas com dois geradores, lavanderia, reservatório de água com 80.000 litros, painéis solares e dependência de funcionária. Conta com trilhas, nascente, muito verde e mar

Ilhas privadas

Quem nunca? Isso, quem nunca quis ter uma ilha pra chamar de sua? Paraty é tão exclusiva que oferece algumas oportunidades neste sentido. Não necessariamente são propriedades que garantem a propriedade de toda a ilha, mas garantem refúgios bem, mas bem privados. Há desde casas únicas, até construções que atenderiam famílias e grupos de amigos com boa convivência, estilos de vida e gostos semelhantes.

Casa | Ilha do Araújo |Bossa Nova Sotheby’s | 48137

Localizada na Ilha do Araújo em Paraty, rodeada de natureza e águas cristalinas, um verdadeiro paraíso. Propriedade com quatro casas sofisticadas e independentes com acesso à praia particular e piscina natural. As casas em estilo colonial construídas entre os anos 2002 e 2017, possuem duas suítes com ar-condicionado, uma sala de estar em conceito aberto integrando a cozinha americana, varanda espaçosa e vista para o mar, além de uma área de serviço. Conta com áreas gramadas, quatro poitas, sendo duas para pequenas embarcações e duas para embarcações médias, dois cais privados, um deles com possibilidade de heliporto, quiosque, casa para guarda de barco, hortas e diversas árvores frutíferas. Abastecimento de água e energia pelo continente. Possui gerador de energia próprio.

Condomínios Fechados

Nas áreas mais afastadas do Centro Histórico, a estrutura de serviços e segurança oferecidas por condomínios fechados tem atraído quem busca terrenos para construir uma casa projetada especialmente para sua família. É o caso dos condomínios Laranjeiras e Portal do Corumbé

O que não impede de interessados em imóveis na região de Paraty encontrarem casas com estilo, conforto e diferenciais…

Casa | Centro | Bossa Nova Sotheby’s | 63817

Casa à beira-mar com ampla sala para dois ambientes, cozinha equipada, espaço gourmet, lounge social e seis confortáveis suítes, totalmente modernizadas com ar-condicionado split e banheiros novos. Dispõe de varandas espaçosas com redes para descanso e uma piscina com vista para o mar.
 

Quer saber mais sobre Paraty, sobre estes e outros imóveis? Entre em contato com a Bossa Nova e fale com um de nossos consultores.