ArquidecorArquitetura e Decoração

Medalha de Ouro para o mestre Umberto Riva

Tem 90 anos de felicidade. E em vida, a sua obra acaba de  ser reconhecida com a medalha de ouro da Triennale de Milão.

A prestigiada instituição italiana reconheceu a forma como a obra de Umberto Riva valorizou a arquitetura nacional na segunda metade do século XX.

O prêmio que está na sua 6ª edição distingue o homem e sua obra, a arte e o artista, reconhecendo o valor e mérito dos 60 anos de sua carreira.

Riva nasceu em 1928 em Milão. Cedo começou a se interessar pela Arquitetura e se formou em 1959.

Foi aluno de Franco Albini e Carlo Scarpa, dois arquitetos e designers racionalistas da primeira metade do século XX. Umberto Riva sempre se assumiu como seguidor do mestre Suíço Le Corbusier e desenvolveu toda a sua obra em torno de um conceito de formas puras e despojadas.

Visto como um espírito livre e inquieto, o arquiteto que sempre questionou todos os seus trabalhos tinha uma visão auto-crítica.

De uma vasta obra, a Triennale destaca os projetos de suas casas privadas, a maioria em Milão e Pádua. Uma delas, a ‘Casa Fred’, ícone do modernismo (1983).

Luminária E63

Mas Umberto multiplicou seus trabalhos pelas mais variadas áreas que extravasaram a arquitetura, tocando o paisagismo, os interiores, a iluminação e o mobiliário.

Muito eclético, o Mestre em Arquitetura, tinha uma paixão secreta pela pintura. Como homenagem e reconhecimento à sua obra, a marca italiana Tacchini, que a QuartoSala representa em Lisboa, decidiu este ano ir em busca do seu lado mais privado, editando dois maravilhosos e imponentes tapetes inspirados nos seus desenhos abstratos e de vincadas linhas geométricas.

Tapete Nello Spazio

Assim nasce uma sofisticada coleção de tapetes em lã que cruza essas diferentes linguagens criativas, encontrando pontos comuns entre a  Arte e o Design.

Antes apenas disponível em leilões e em coleções privadas, a Tacchini também trouxe à luz do dia a luminária de mesa desenhada por Umberto Riva em 1963.

Com linhas retas e uma espécie de armadura protegendo a fonte de luz, a luminária tem o nome de E63 e está disponível no catálogo da marca desde o ano passado.

Aqui fica o nosso convite para que conheça ou redescubra as peças de Umberto Riva!

 

Foto de destaque: Tapete Rituale

 

Assinatura: QuartoSala – Home Culture

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Conheça a trajetória do designer Gaetano Pesce

Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais