Lifestyle

Sua casa sob controle total

Acender e apagar luzes, selecionar a música preferida, ligar a televisão e todos os outros aparelhos eletrônicos com o comando da voz. Graças à tecnologia, a casa do futuro é uma realidade e se abre a um número cada vez maior de pessoas.

Apresentado no ano passado, o Google Home é um pequeno dispositivo que se conecta via Wi-Fi, permitindo que o usuário controle luzes, sons e aparelhos por um comando de voz. Através dele, é possível pedir para tocar o seu playlist no Spotify, aumentar a temperatura no termostato Nest (empresa do Google) ou selecionar filmes do Netflix.

O Echo, da Amazon, tem funções semelhantes e também permite realizar comandos, como tocar determinada música, por exemplo, acionada pela voz.

Até o fim de 2017, a Apple promete lançar sua versão de assistente residencial, o Home Pod, capaz de reconhecer ambientes e ajustar automaticamente o som. O preço inicial do aparelho deve ficar em torno de US$ 350 e será vendido apenas nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Por enquanto, esta tecnologia atende um pequeno grupo de consumidores, mas isso deve mudar nos próximos anos.

“A automação é um caminho sem volta e deve crescer cada vez mais”, afirma o professor de engenharia elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Antonio Newton Licciardi Júnior.

Segundo ele, alguns setores de automação, como o de segurança patrimonial (câmeras de vigilância, por exemplo) têm grande potencial de desenvolvimento no Brasil.  “Trata-se de uma boa oportunidade para as startups brasileiras desenvolverem bons produtos a preços melhores”, diz Licciardi, sobre os altos preços que são cobrados pelas gigantes do setor tecnológico.

Opinião semelhante tem o gerente de marketing e produto da D-Link, empresa de câmeras de vigilância, Rodrigo Paiva.

“O que vem com mais força, principalmente nos mercados europeu e americano, são os sistemas de iluminação. Depois são as tomadas inteligentes, com dispositivos para economia de energia. Em terceiro, e que deve se expandir muito rápido no Brasil, estão os sistemas de segurança patrimonial”, afirma Paiva.

Algumas empresas, como a Phillips, oferecem sistemas de iluminação controlados por aplicativos. É o Phillips HUE, que permite customizar todo o sistema de iluminação residencial por meio de smartphone ou tablet.

No setor de lazer, a iGUi Piscinas oferece um produto chamado Eletronic System, que permite controlar pelo celular a filtragem da água, iluminação, cascata e outras funções da casa, como abertura e fechamento de portão eletrônico.

O sistema da iGUi pode ser controlado à distância, via internet. “A área de lazer torna-se um espaço que alia a inovação tecnológica à comodidade e ao bem-estar, no qual o usuário detém todo o controle da piscina pela tela do celular”, afirma o presidente da empresa, Filipe Sisson.

Posts relacionados
Lifestyle

Basquiat raro lidera leilões de arte contemporânea da Sotheby’s em Nova York, com estimativa de até US$ 15 milhões

Obra inédita no mercado encabeça temporada marcada por peças de coleções históricas e…
Ler mais
Lifestyle

Os relógios que se destacaram na última temporada de White Lotus

Um olhar mais atento nos acessórios luxuosos que brilharam na série A terceira temporada de…
Ler mais
Lifestyle

Tiffany & Co. aposta em gastronomia exclusiva em São Paulo

Blue Box Café traz elegância e sabores icônicos São Paulo tem se tornado palco de uma…
Ler mais