Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos

As Olimpíadas de Paris 2024 na França terão 39 instalações olímpicas espalhadas por várias regiões do país, desde o Castelo de Versalhes, a Place de la Concorde e a ponte Alexandre III, até o estádio Geoffroy-Guichard em Saint-Etienne, a Marina de Marselha e o moderno centro aquático em Saint-Denis, chegando até nas ondas do Tahiti.

Neste artigo você pode conferir os mais lendários destinos aos mais ecologicamente responsáveis para se preparar para os jogos.

Paris: um cenário icônico

Como cidade-sede, Paris ocupa, sem muitas cerimônias, o 1º lugar do pódio com 15 instalações olímpicas para os Jogos de 2024 (21 modalidades esportivas) e 11 instalações de competição para os Jogos Paralímpicos (14 modalidades esportivas). 

Além dos estádios já existentes como o Parc des Princes (para futebol), a Arena Bercy (para basquete, ginástica artística, trampolim e basquete em cadeira de rodas) e o estádio Roland Garros (para tênis, boxe e tênis em cadeira de rodas), novas instalações estão planejadas, como a Arena Porte de la Chapelle, um local projetado de forma sustentável com 80% de áreas verdes e materiais naturais.

Pela primeira vez, lugares famosos da cidade de Paris serão transformados em locais de competição, combinando história e esportes. Haverá batalhas de breakdance e BMX Racing na Place de la Concorde, a chegada da corrida de ciclismo de contra-relógio na ponte Alexandre III, esgrima no Grand Palais e o início da maratona em frente à fachada do Hôtel de Ville. Paris terá uma festa como nunca foi feita antes.

Nos arredores de Paris: o Castelo de Versalhes e um centro aquático

Toda a região de Ile-de-France está se preparando para acompanhar as conquistas dos atletas! O castelo mais famoso da França, Versalhes, vai sediar as competições de equitação, para-equitação e pentatlo moderno. O estádio Yves du Manoir, que foi um local importante nas Olimpíadas de 1924, vai sediar competições de hóquei, celebrando sua segunda Olimpíada em um século.

O Stade de France em Saint-Denis, que foi construído para a Copa do Mundo de Futebol de 1998, será o centro das atenções com competições de rugby de 7, atletismo e para-atletismo. O novo Centro Aquático de Saint-Denis, que já está estabelecendo recordes, será um local de destaque para campeonatos (natação artística, mergulho, pólo aquático). É o maior parque solar da França, com 5.000 m² de painéis solares, e uma vitrine da tecnologia francesa, com interiores feitos de materiais reciclados.

Lille: 1 hora de trem de Paris

Sete anos depois de sediar o Campeonato Mundial de Handebol, Lille está pronta para assumir um novo desafio. O estádio Pierre Mauroy, em Villeneuve-d’Ascq, será o local das finais de handebol masculino e feminino durante os Jogos de Paris 2024. 

Este estádio, que assinou um compromisso com a sustentabilidade em eventos esportivos, chama a atenção por sua arquitetura impressionante e tecnologia avançada, capaz de se transformar de estádio fechado para aberto em apenas 30 minutos. As fases preliminares do torneio olímpico de basquete também acontecerão aqui, antes das finais na Arena Bercy, em Paris.

Châteauroux: 2 horas de trem de Paris

A cidade às margens do rio Indre, na região Centro-Val de Loire, é famosa por suas paisagens bonitas e seus monumentos históricos, como uma abadia e um convento medieval, além de um castelo do século XIX. Ela está se preparando para receber 340 atletas olímpicos e 160 atletas paraolímpicos que vão competir nas provas de tiro e paradesportivo dos Jogos de Paris 2024. 

A bela região de Berry também é destaque nesse esporte, pois abriga o Centro Nacional de Tiro Esportivo, um dos maiores do mundo com seus 80 hectares de terreno e um novo prédio projetado para sediar as finais dos Jogos de Paris 2024. Serão realizados 15 eventos de tiro olímpico e 13 eventos paraolímpicos de paradesporto nesse local.

Marselha: 3 horas de trem de Paris

Marselha, na Provença, tem uma costa bem posicionada, sem correntes ou marés fortes, e com ventos constantes. Suas águas são ótimas para competições de vela, por isso a cidade vai sediar as provas de vela dos Jogos Olímpicos de 2024. Cerca de 330 atletas de 40 países diferentes irão ancorar na Marina Roucas-Blanc para competir em dez categorias, desde barcos mistos de dois tripulantes até novas modalidades como o foil windsurf e kitesurf.

Isso reconhece a longa tradição do maior porto francês e sua experiência em sediar grandes eventos náuticos. Marselha organiza quase 200 competições de vela e outros eventos todos os anos entre as colinas de La Nerthe, ao norte, e as enseadas de Marselha, ao sul, incluindo o Ato 1 da America ‘s Cup e o Voiles du Vieux Port.

Festivais de futebol em seis cidades

Bordéus, Nantes, Lyon, Saint-Étienne, Nice e Marselha são seis cidades icônicas do futebol francês que vão sediar as partidas do torneio olímpico nos Jogos de Paris 2024, reunindo 16 equipes masculinas e 11 femininas. Esta será uma chance de revisitar estádios lendários das grandes épocas do futebol, como o estádio Geoffroy-Guichard em Saint-Étienne, o mais antigo e local da Copa do Mundo de 1998 e da Eurocopa de 2016, ou o estádio Beaujoire em Nantes, que comemora seu 40º aniversário em 2024.

As inovações em arquitetura e sustentabilidade se destacam. O design impressionante do estádio de Bordéus, com seus muitos pilares que lembram a floresta de Landes, é combinado com design ecológico: telhados com painéis solares no estádio de Nice ou no estádio de Lyon, que funciona com energia 100% renovável, e o estádio Velódromo em Marselha, que faz recuperação de calor e reutiliza águas pluviais.

Taiti: o destino mais desejado

A onda Teahupo’o, no Taiti, é uma das mais famosas e desafiadoras do mundo e todo surfista profissional quer conquistar. Parte do calendário do campeonato mundial há mais de 20 anos, essa onda vai reunir os melhores surfistas do mundo (homens e mulheres) para a segunda participação do surfe nos Jogos Olímpicos. 

Será um espetáculo grandioso pensado para respeitar o meio ambiente, com quase todas as instalações programadas para desaparecer após a competição.

Clique aqui e confira uma curadoria excepcional de imóveis internacionais

Posts relacionados
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais
Lifestyle

Conheça o novo destino que está chamando a atenção dos Paulistanos

O conceito de terceira residência continua se expandindo pelo Nordeste e os novos empreendimentos…
Ler mais