Lifestyle

Geração X e ‘Boomers’ rumo à estrada em busca da liberdade

Em entrevista exclusiva para o Blog da Bossa Nova, André Duek, fundador da Duek Motorhomes nos Estados Unidos, explica como os viajantes mais experientes estão adotando o estilo de vida remoto, explorando novos destinos e abraçando a liberdade sobre rodas

De acordo com as tendências do Pinterest Predicts, relatório que mostra as previsões de tendências para 2024, neste ano, as pessoas da geração X e os chamados ‘boomers’ vão pegar a picape, planejar os destinos e viver aventuras com tudo o que têm direito — começando pelo visual da tendência.

Quando se trata de viajar, muitos de nós buscamos escapar do cotidiano, se conectar com a natureza e desbravar novos horizontes. No entanto, há uma diferença marcante entre viajar de carro e mergulhar no estilo de vida off-road. André Duek, fundador da Duek Motorhomes, primeira locadora de sócios brasileiros nos EUA e a Duek Realty, boutique imobiliária que foi adquirida em 2020 pelo grupo ONE Sotheby’s International Realty, explica sobre as diferenças entre os conceitos.

André Duek | Foto: Arquivo pessoal

“O off-road é mais do que uma simples jornada de carro, é uma experiência imersiva na natureza e se diferencia da RV Trip, que consiste nas viagens de motorhome”, explica Duek. Ele destaca a flexibilidade e a liberdade proporcionadas por essa abordagem, contrastando com as limitações de uma viagem convencional.

Ao discutir as motivações por trás dessa tendência crescente de pessoas que buscam pelo motorhome para ganhar mais liberdade, Duek destaca a crescente popularidade entre diferentes faixas etárias, impulsionada pela viabilidade do trabalho remoto e a busca por uma vida mais simples e econômica. 

Além disso, ele compartilha a visão sobre como essa mudança de paradigma está influenciando não apenas as preferências de viagem, mas também as indústrias relacionadas ao turismo e ao estilo de vida ao ar livre.

Confira a entrevista completa abaixo!

Qual é a diferença entre viajar de carro e experimentar o estilo de vida off-road?

O off-road é um estilo diferente do motorhome. O off-road, que as pessoas usam muito, principalmente aqui nos Estados Unidos, significa realizar viagens com a natureza como cenário. E a RV Trip consiste em viagens que dão a opção de ficar remotamente em outros lugares, não necessariamente na natureza. Existem muitas pessoas nômades que levam esse estilo de vida hoje em dia.

Então, para explicar a grande diferença entre viajar de carro e a outdoor trip, vou utilizar um exemplo que aconteceu comigo. No aniversário da minha esposa, nós reservamos um hotel em uma praia linda. Chegamos na sexta-feira e choveu sexta, sábado e domingo. Nós não tínhamos como cancelar o hotel, então a viagem acabou.

Com motorhome, isso é diferente. Mesmo chovendo, você continuará viajando. Sua casa, seu quarto de hotel estará com você. Existe uma flexibilidade muito maior. Fora que, existem lugares remotos, como os parques nacionais, que é proibido ter qualquer tipo de construção, mas são aceitos os motorhomes, porque você não está prejudicando a natureza.

Na sua opinião, quais são algumas das razões pelas quais as pessoas dessas faixas etárias – geração X e ‘boomers’ – estão optando por viver essas aventuras?

Primeiro porque com a internet remota, como o Starlink, você tem uma conexão rápida em qualquer lugar do mundo, o que facilita o trabalho remoto. Segundo porque muda o custo de vida. É muito mais barato cortar despesas quando você opta por um motorhome, pois você não tem tantas despesas fixas e tem a oportunidade de estar em um lugar mais conveniente para trabalhar. 

Eu, por exemplo, trabalho em praticamente em toda a costa leste americana e tenho 51 anos de idade, estou nessa geração. Minha base de trabalho está em Miami, mas se eu pudesse, tranquilamente ficaria rodando no motorhome, pois meu trabalho seria o mesmo, apenas com a vantagem de ter essa estrutura móvel.

Você acredita que essa tendência também se aplica ao público de altíssimo padrão?

Sim, porque, só para você ter uma ideia, nos últimos 3 anos, foram vendidos 500 mil motorhomes e trailers por ano. Existem motorhomes hoje em dia, na faixa de 2 milhões de dólares, que é basicamente como se fosse um apartamento de luxo. E eles oferecem tudo: piso aquecido, alguns têm jacuzzi, sistema completo de automação, enfim, é uma casa. 

É o mesmo estilo de vida que uma pessoa de alta renda opta na hora de ter um barco. Eu penso muito nas pessoas que possuem a base do barco em Miami e no verão eles rodam 90 dias o Caribe inteiro. 

Pensa: uma pessoa que ficou rodando 90 dias o Caribe em um barco, com internet móvel, poderia morar no apartamento que quisesse. Por que ele faz isso? Porque ele quer ter a experiência da liberdade. As pessoas estão cada vez mais querendo ter uma experiência que não seja restrita a ficar apenas em um hotel cinco estrelas. 

Quais são os destinos mais diferenciados entre aqueles que estão adotando esse estilo de vida? Existe alguma experiência excepcional e exclusiva que dá para vivenciar nesse estilo de viagem?

Sim, muitas. Para você ter uma ideia, aqui nos Estados Unidos existem mais de 3.000 campings. Tem camping que garante marina para barco, campo de golfe, resort 5 estrelas. Imagina que você está no hotel, mas na verdade você está no seu motorhome.

Sem contar que existem experiências com a natureza que são únicas. Eu por exemplo, fui até o Alaska de motorhome e é uma viagem que ninguém nunca terá de carro, de avião, de barco, de navio, de cruzeiro. Porque você vai parar nos melhores lugares que normalmente não possuem nada de estrutura perto. E lá, você estará abastecido, com combustível, água e o motorhome hoje em dia é autossustentável, seja com gerador, ou placa de energia solar – os mais novos possuem até placa de energia solar com bateria de lítio. Então você consegue ficar 2, 3 dias em cada lugar, tranquilamente explorando. 

Então, para mim, os melhores lugares são os parques nacionais e os campground resorts que são criados no meio do nada para você explorar a região com conforto e luxo.

Como você acha que a popularidade do estilo de vida está impactando as preferências de viagem em comparação com o tradicional viajar de carro?

Mais uma experiência pessoal: eu e mais quatro amigos fizemos uma viagem para comemorar os 50 anos. Fomos de motorhome e dormimos em hotel. Primeiro, nós rodamos 3.500 km em uma semana sem nenhum desconforto, porque tínhamos micro-ondas, geladeira, banheiro, poltrona e cama. 

Então você imagina: 5 homens de carro viajando por 3.500 km durante uma semana. Ia ser desconfortável.

Normalmente, para uma viagem dessa, as pessoas optam por viajar de avião e o que acontece é que você perde muito tempo entre avião e aeroporto. Com o motorhome, nós viajamos para 7 lugares em 7 dias. A viagem rende muito mais.

Como essa tendência está influenciando outras indústrias relacionadas, como equipamentos de camping e turismo de aventura?

Na verdade, é ao contrário. As pessoas que têm essa aptidão para o outdoor living, ou seja, o pessoal que gosta de pedalar, praticar caiaque, fazer trilha, estão indo para o motorhome porque é mais confortável.

Esse grupo de pessoas estão vindo para o mercado de motorhome, e não o contrário. 

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais