Lifestyle

Festas juninas ao redor do mundo

O mês de junho é uma das épocas festivas mais esperadas no Brasil, mas ao redor do mundo também se comemora a festa de São João; conheça mais 6 países e suas regiões que celebram a data

Junho chega criando um novo clima e o que não falta no país são espaços decorados e muita programação para os tradicionais arraiás juninos. Mas as festas deste mês não são uma exclusividade brasileira, as celebrações dos santos acontecem por todo o mundo com suas tradições e cultura.

Por mais que pareça que a festa junina se originou no Brasil, essa tradição tem origem no exterior, mais precisamente na Europa, onde muitos países têm a data marcada por grandes eventos. 

Conheça alguns destinos que reúnem o melhor da música e gastronomia junina. Pegue o passaporte e confira.

Alemanha 

Em alemão, o modo mais popular de se referir aos eventos juninos no exterior, é chamado de sommersonnenwende, que significa ainda solstício de verão. No país, a festividade é realizada de uma maneira um pouco diferente do que conhecemos no Brasil, mas a imagem da fogueira sempre está presente nas comemorações, isso porque, as pessoas dançam em volta do fogo e jogam flores e ervas para saudar a estação que chega. 

Portugal

Uma das festas mais famosas de Portugal acontece em Braga, com grandes arraiais pelas ruas da cidade | Foto divulgação

A festa junina portuguesa também entra na lista de celebrações que acontecem pelo mundo. O evento em Portugal é popularmente conhecido por fazer parte das Festas dos Santos Populares. Para os portugueses, essas comemorações são consideradas feriados e, nos encontros em homenagem a São João, existe uma semelhança forte com o Brasil: as festas atraem pessoas que gostam de celebrar durante dia e noite pelas ruas da cidade. 

França

A tradicional quadrilha nas festas juninas, na verdade, se originou da dança francesa. Por lá, a celebração leva o nome de “fête de la Saint-Jean”, que significa “festa de São João”. Ainda que essa celebração no país carregue algumas tradições pagãs, a essência é o catolicismo, que acende fogueiras para homenagear o São João Batista, com muita música e uma missa ao final de cada encontro. 

Polônia 

Ruas de Poznan, na Polônia, recebem a festividade com balões que iluminam o céu e marca o verão de uma forma ‘mágica’ | Foto divulgação

Em polonês, a ‘noite de verão’ se chama noc swietojanska, quando é celebrado um novo ciclo solar. Por lá, a festa também é caracterizada por pessoas fantasiadas. O traje fica por conta da inspiração em piratas, enquanto os brasileiros apostam nas roupas adaptadas de camponeses. A festa ainda é marcada por balões iluminados que a população solta e ficam espalhados por todo o céu. A festividade, geralmente, começa às 8h da manhã e vai até o fim do dia. 

Noruega

Assim como uma boa festa junina que não pode faltar as comidas típicas, na Noruega, as Sankthans – como se chama o dia da celebração no país – reúne o melhor da comida típica da região, como as salsichas assadas, os cachorros-quentes, arroz-doce com manteiga e canela, carnes e frutas defumadas. A fogueira da festa é feita com muitas caixas, madeiras e objetos empilhados, para alcançar grande tamanho do fogo. 

Porto Rico

Tradicional rua de Porto Rico já atrai olhares para um belo passeio durante o dia ou à noite | Foto divulgação

Ao longo do mês de junho, o centro antigo de San Juan é tomado por atrações culturais, já que São João é o patrono do estado de Porto Rico e dá o nome à sua capital. Por lá, as casinhas coloridas nas ladeiras de Old São Juan são ocupadas por bares, restaurantes e gafieiras que animam os encontros europeus. Ainda existem boatos pela região que dá sorte se jogar no mar durante a noite, com isso, as praias ficam lotadas durante o período, com muita música e gastronomia. 

Para aqueles que pensam em realizar uma viagem internacional ou buscar novas experiências de vida, os elementos culturais internacionais também são um dos muito atrativos na hora de escolher o destino e a época do ano para viajar. Pensando nisso, a Bossa Nova Sotheby’s traz oportunidades de imóveis internacionais. Quer saber mais? Fale com nossos consultores.

Posts relacionados
Lifestyle

Entenda como kitesurf impulsiona uma nova era no Nordeste

Executivos encontram no esporte uma paixão pelo mar e oportunidades de negócios na Praia do…
Ler mais
Lifestyle

Conheça a arte secular da alfaiataria com Vasco Vasconcellos

Em seu ateliê em São Paulo, o alfaiate molda a elegância há 35 anos e cria peças exclusivas que…
Ler mais
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais