LifestyleViagem

Expatriados no Brasil: criando empatia por nosso país

Um executivo estrangeiro é transferido para trabalhar no Brasil e, mesmo que tenha se preparado em seu país de origem para a grande mudança, o choque ao chegar por aqui é inevitável. Os conhecidos problemas de segurança e de burocracia podem assustar, mas são as diferenças culturais, vivenciadas na prática, o grande desafio à adaptação.

Pesquisa anual de tendências da mobilidade global feita pela BGRS, focada na gestão de talentos ao redor do mundo, posiciona, há 10 anos, o Brasil como o segundo país que mais oferece desafios de adaptação aos expatriados. A liderança é da China.

“Entender o comportamento dos brasileiros é um processo que pode durar todo o período da expatriação”, afirma Mariana Barros

sócia-fundadora da Differänce Intercultural consultoriaespecializada em ajudar expatriados. Ela também lidera a SIETAR Brasil (Society for Intercultural Education, Training and Research). “O tempo-chave são os primeiros seis meses. Em geral, quem supera este período se integra”.
A comunicação, segundo Mariana Barros, é a principal barreira cultural, porque muitos brasileiros não falam inglês. E mesmo o português, quando aprendido pelos estrangeiros, tem suas complexidades. O brasileiro diz ‘já estou chegando’ quando ainda está saindo para o compromisso, tem dificuldade em falar “não”, e tudo isso confunde os estrangeiros. “Gera incerteza, ambiguidade, dificuldade em confiar”, conta.

A informalidade dos brasileiros é outro obstáculo importante. Um beijo no rosto em um evento profissional ou na despedida de um e-mail parece estranho quando a relação é entre pessoas desconhecidas ou com pouca intimidade. A ausência de regras de etiqueta, seja no trabalho ou em um churrasco, causa igualmente desconforto nos expatriados.

E como lidar com estes desafios? “O foco é gerar nos expatriados empatia por nossa forma de ser, pelos nossos valores”, explica Mariana. “O estrangeiro precisa entender que o comportamento dos brasileiros não significa que eles sejam não-confiáveis, malandros ou desorganizados”. A consultora utiliza a história do Brasil para explicar a construção de nossos valores.

A presença da família do expatriado no Brasil é fundamental. “Digo que a diferença de desenvolvimento entre os Estados Unidos e o Brasil é que os portugueses não trouxeram a família”, brinca Mariana. As vantagens dos entes queridos no Brasil vão da estabilidade emocional à ausência da saudade. “É ter uma vida, de fato, no Brasil. É um vínculo mais forte com o local”.

O venezuelano Julian Nebreda, presidente do grupo energético norte-americano AES no Brasil, reforça a avaliação de Mariana. “Em qualquer lugar, o mais difícil é a adaptação cultural, o que inclui comunicação e condutas sociais”, atesta. “Esta adaptação é essencial para tornar o dia a dia do expatriado mais efetivo, formar uma rede social e para desfrutar das comodidades que um novo lugar sempre oferece”.

Além do Brasil, Nebreda acumula experiências como expatriado nos Estados Unidos, República Dominicana, Panamá, Reino Unido e Holanda. E qual dica ele daria aos expatriados menos experientes que chegam ao Brasil? “É preciso chegar ao país com a mente aberta, disposto a aprender uma nova cultura, suas histórias, sua culinária, seu folclore, buscar conhecer pessoas. É ver o mundo com olhos diferentes”, receita.

Apesar das dificuldades, há recompensas, como o calor humano. Nebreda revela que os brasileiros querem se relacionar, são educados e se esforçam para ajudar o estrangeiro a se sentir confortável no país. “Ter vivido em sete países, incluindo o meu próprio, foi uma benção em minha vida”, finaliza.

Posts relacionados
Lifestyle

Basquiat raro lidera leilões de arte contemporânea da Sotheby’s em Nova York, com estimativa de até US$ 15 milhões

Obra inédita no mercado encabeça temporada marcada por peças de coleções históricas e…
Ler mais
Lifestyle

Os relógios que se destacaram na última temporada de White Lotus

Um olhar mais atento nos acessórios luxuosos que brilharam na série A terceira temporada de…
Ler mais
Lifestyle

Tiffany & Co. aposta em gastronomia exclusiva em São Paulo

Blue Box Café traz elegância e sabores icônicos São Paulo tem se tornado palco de uma…
Ler mais