Lifestyle

Conheça a arte secular da alfaiataria com Vasco Vasconcellos

Em seu ateliê em São Paulo, o alfaiate molda a elegância há 35 anos e cria peças exclusivas que refletem o estilo e a tradição em cada costura

Há 35 anos, Vasco Vasconcellos decidiu seguir seu destino no universo da alfaiataria e, desde então, tem moldado a elegância em sua mais pura essência em seu ateliê na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo. Seu nome se tornou sinônimo de exclusividade, não apenas por suas habilidades, mas pela devoção à tradição da arte secular.

Em uma era que provavelmente será lembrada pela produção em massa, Vasco se destaca por seu compromisso com a arte sob medida. Seu conhecimento transforma os mais finos elementos naturais, como crina de cavalo, linho e algodão, em obras de arte vestíveis, cada peça contando sua própria história.

Sua jornada de aprimoramento o levou às cidades italianas, onde absorveu os segredos ancestrais da alfaiataria. “Desde 2012, quando fui para a Itália me especializar, eu percebi um aumento absurdo de clientes em busca de produto exclusivo. Naquele momento, acredito que os italianos se deram conta da demanda de produção da China e perceberam que não seriam páreo, então perceberam que o segredo estava no resgate dos artesãos de alfaiataria na hora de fazer as roupas”, conta Vasco. “Eu vejo que naquela época, na Sicília, pessoas do mundo inteiro estavam estudando e procurando aprender sobre o ofício de alfaiataria, porque aquilo era o futuro. Essa explosão de roupas sob medida para clientes de alto padrão é uma explosão no mundo”.

O processo

Ao iniciar o processo de criação para suas peças exclusivas, Vasco coloca a escuta do cliente como o primeiro e principal passo. Ele ressalta a diversidade de perfis que frequentam seu ateliê, cada um com seu estilo próprio.

“Diria que temos 3 gerações”, explica. “O primeiro é o cliente que perdeu o alfaiate, como por exemplo o Faustão, que o alfaiate dele faleceu. Tenho bastante desses órfãos que me procuram”.

Esses ‘clientes órfãos de alfaiates’ encontram em Vasco não apenas um substituto para o profissional que se foi, mas também um artesão comprometido com a tradição e a qualidade. A ênfase na produção cem por cento artesanal conversa especialmente com os clientes de alto padrão, que reconhecem e valorizam os detalhes e o cuidado envolvidos em cada peça.

“O segundo perfil é o empresário que está inserido no mercado financeiro ou executivo”, complementa. Para esses clientes, a busca por excelência não se limita apenas ao ambiente de negócios e se estende também ao vestuário. E é nesse ponto que ele entra em cena, oferecendo roupas que se traduzem em símbolos de status e profissionalismo.

“O terceiro perfil é o filho desse empresário, geralmente, que vai casar, será padrinho ou vai em algum evento e precisa de uma peça”, conclui. Esses jovens herdeiros, prestes a dar passos importantes em suas vidas, confiam no profissionalismo de Vasco para vesti-los com elegância e distinção em ocasiões especiais.

Assim, através da escuta atenta e do entendimento das necessidades individuais de cada cliente, Vasco continua a escrever sua própria história de sucesso na arte da alfaiataria, criando peças que vão além do simples vestuário e se tornam expressões autênticas de estilo e personalidade.

O legado

“É possível unir tranquilamente”, assegura o alfaiate ao destacar a importância de ouvir atentamente as necessidades e preferências de cada cliente. No mundo contemporâneo, onde o universo da moda está ao alcance de um clique, ele reconhece que muitos buscam inspiração no Pinterest e no Instagram. “Quando escutamos o cliente, entendemos qual é o seu estilo. Existem, por exemplo, estilos de advogados mais ousados na hora de criar a roupa e outros mais clássicos”.

Essa capacidade de adaptação e compreensão da clientela é uma habilidade que Vasco transmite também à próxima geração de alfaiates. “Hoje eu treino meu sobrinho e mais um jovem”, revela. Para ele, a maturidade como alfaiate é uma jornada que requer dedicação e experiência acumulada ao longo do tempo. “É mão na massa e estudar sobre medidas, biotipos e detalhes”, enfatiza.

Além disso, o alfaiate ressalta a necessidade de se manter atualizado, acompanhando as tendências e inovações do mundo da moda. No entanto, sua missão é clara: “garantir o sucesso e a satisfação de cada cliente que confia em seu trabalho”.

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