Lifestyle

BYD Dolphin EV chega ao Brasil com a proposta de ser o melhor carro de eficiência energética do mercado

Inspirado em animais marinhos e ondas do mar, o novo modelo é o quinto veículo de passeio da marca no país

Com forte atuação na fabricação de veículos elétricos, a BYD acaba de lançar o modelo BYD Dolphin EV, que possui grande apelo para o público consumidor brasileiro: ser o veículo com melhor eficiência energética do mercado, segundo o Inmetro.

O novo modelo utiliza a e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia do veículo, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

Além disso, o BYD Dolphin EV se beneficia da moderna bateria Blade de 44.9kWh, que revolucionou a indústria de veículos elétricos por conta de sua segurança, durabilidade e desempenho. Com a carga a cem por cento, o modelo consegue rodar 291 quilômetros, consagrando-se como o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil. De forma resumida, ele é o que melhor aproveita a capacidade da bateria com 0,42MJ/km.

Uma bateria que pode ser recarregada de forma simples. Com a ajuda de um adaptador, é possível usar uma tomada comum de 127 ou 220 volts. Já nos carregadores de alta potência, que estão em shoppings, postos, estacionamentos e muitas residências, a bateria pode recarregar de 20 a 80% em apenas 25 minutos.

O novo modelo é inspirado em animais marinhos e ondas do mar, o que faz todo o sentido quando se fala sobre suas características. Além das tecnologias que fazem com que o veículo seja o mais eficiente do mercado, o Dolphin pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. É o primeiro modelo com sistema de distribuição de energia “8 em 1”, que integra diversos sistemas do veículo para aumentar a eficiência em até 89%.

Esse é o quinto veículo de passeio da marca no país. Para os executivos ligados a ela, é uma honra estar evoluindo sua posição e reconhecimento no mercado. “Somos orgulhosamente o primeiro fabricante a deixar de produzir carros a combustão e lideramos há nove anos o mercado de elétricos na China. Superamos a incrível marca de quatro milhões de veículos vendidos a essa nova energia” diz Stella Li, CEO da BYD Américas e Vice-Presidente Executiva da empresa, em nota oficial para a imprensa.

Com características inovadoras, o Dolphin chega para marcar mais uma fase de evolução para a marca. A seguir, confira mais algumas características marcantes do modelo:

1 – Tecnologia como aliado

O veículo oferece a oportunidade de o consumidor usar o Apple Carplay, o Android Auto e o aplicativo BYD, que possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria. Para quem gosta de diversão, vai ser possível até jogar videogame com o carro parado ou cantar no Karaokê.

Outro detalhe que chama a atenção é a tecnologia NFC que virou a chave dos novos tempos. É possível abrir o BYD Dolphin com um cartão. É só aproximar o cartão NFC do retrovisor do motorista para destravar a porta.

2 – Um perfeito animal marinho

Inspirado no golfinho, o design do BYD Dolphin foi desenvolvido por Wolfgang Egger e Michele Paganetti, duas grifes do mercado automotivo mundial. Primeiro lançamento da linha Ocean, o modelo carrega muitas referências ao mar e ao animal marinho por todas as suas linhas – externas e internas. Com capacidade para cinco ocupantes, os assentos e apoios de cabeça possuem design ergonômico e o BYD Dolphin EV foi projetado com diversos espaços internos de armazenamento e organização para ajudar no dia a dia.

3 – Grande fonte de energia 

O novo modelo também é uma fonte de energia. O BYD Dolphin possui a função sistema VtoL (Vehicle to Load). Com essa função ativada, basta o uso de um adaptador para que a bateria do carro se transforme numa fonte de energia que pode utilizar equipamentos externos como uma cafeteira, um laptop, uma pipoqueira e até uma luminária.

Por Beatriz Calais, para Versatille.

Posts relacionados
Lifestyle

Entenda como kitesurf impulsiona uma nova era no Nordeste

Executivos encontram no esporte uma paixão pelo mar e oportunidades de negócios na Praia do…
Ler mais
Lifestyle

Conheça a arte secular da alfaiataria com Vasco Vasconcellos

Em seu ateliê em São Paulo, o alfaiate molda a elegância há 35 anos e cria peças exclusivas que…
Ler mais
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais