Internacional

Os melhores achados em Portugal para quem gosta de arte e cultura

Lisboa redescobre Beato e Marvila, Belém investe em arquitetura e tecnologia e Porto une o melhor da música e gastronomia centenária do país

A conexão do Brasil com Portugal já é conhecida e cada vez mais explorada. Historicamente, somos os únicos representantes da potência europeia na América do Sul e, talvez por isso, nosso olhar para a arte e cultura seja tão vibrante.

Foi este DNA que inspirou Manoel Pires, consultor residencial dos segmentos premium e de luxo, parceiro da Bossa Nova Sotheby’s, a buscar pelo mercado residencial no país, após concluir o mestrado integrado em arquitetura. “O brasileiro chega a Portugal e é tomado por um sentimento de pertencimento que só a nossa história é capaz de explicar. Somos e estamos em casa”, reflete o consultor. “A cultura brasileira – seja nas artes, música, gastronomia, teatro ou televisão, corre nas artérias das cidades portuguesas – Lisboa ou Porto, e por todas mais, de Norte a Sul. Traz alegria, frescor e movimento à medida que se funde com a arte e cultura portuguesa numa união que é cada vez mais irrevogável”.

Em conversa com o blog, Manoel listou alguns dos lugares culturais pouco explorados no país. Confira.

Marvila/Beato

A região de Marvila/Beato é considerada um dos lugares com o maior potencial para promoção imobiliária de Lisboa. “Localizado entre a Zona Histórica e o Parque das Nações, este bairro evoluiu de uma zona industrial para uma zona emergente recheada de tendências”, explica. “Muito procurada por artistas, é uma localidade que conta com cada vez mais galerias de arte, espaços de coworking, restaurantes e bares em edifícios com arquitetura industrial”.

De acordo com o consultor, em Marvila/Beato é possível encontrar tudo o que é de mais alternativo. Os velhos armazéns se transformaram em espaços de coworking e as ruas são ocupadas por bares de cerveja artesanal, restaurantes, lojas, galerias de arte e salas de espetáculo. 

Entre os principais está a Galeria Underdogs, uma espécie de plataforma cultural composta por uma galeria com duas áreas de exposição, um programa de arte pública, produção de edições artísticas e desenvolvimento de projetos de arte encomendados. Em funcionamento desde 2010, inúmeros artistas de arte contemporânea com inspiração urbana buscam o local para trabalhar. 

Reprodução: Instagram | @underdogs_gallery

Para os amantes de cerveja, o Lisbon Beer District é conhecido como o epicentro da bebida em Portugal. Situado na renovada zona industrial de Marvila, os visitantes encontram 4 famosas cervejarias: a Bolina, a Dois Corvos, a Lince e a Musa. Com o intuito de promover a integração entre os empreendimentos, o Lisbon Beer District organiza eventos e festas na região, como, por exemplo, o Oktober Fest.

Reprodução: Instagram | @lisbonbeerdpt

Também localizada em Lisboa, o local é onde os moradores e turistas encontram um roteiro mais requintado no setor de cultura. As chamadas Avenidas Novas concentram um dos mercados residenciais mais consolidados. “Assim como o nome descreve, esta região estende-se ao longo das principais avenidas de Lisboa, aproveitando os excelentes acessos e redes de transporte público”, aponta o consultor.

Em sua visão, a Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, situada no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa, é a ilustração perfeita da elegância cultural que as avenidas impõem, pois dedica-se à arte contemporânea.

Reprodução: Instagram | @culturgest

A Fundação abriu as portas ao público em 1993 e desde então tem alcançado um papel significativo no panorama artístico da cidade e do país. Para além disso, a Culturgest oferece um calendário de palestras e debates, uma grande variedade de workshops e visitas guiadas. Tudo isso com um olhar atento ao que está acontecendo no país e no exterior.

Belém

Belém é uma zona residencial nobre e apresenta uma área cultural da cidade onde estão localizados alguns dos principais marcos históricos e museus. Juntamente com o aspecto urbano tipicamente lisboeta, a região oferece uma grande proximidade ao rio e a jardins tropicais – típico de filme cult.

Além do famoso Centro Cultural de Belém (CCB), o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) inaugurado em 2016 é uma instituição internacional que une o discurso crítico e prático. A partir das diversas camadas da história preservadas no seu patrimônio cultural e artístico, o MAAT oferece um conceito de museu que busca incentivar uma relação aberta e transformadora entre as instituições culturais e as ferramentas sociais. As exposições presentes neste museu procuram questionar e enaltecer as vontades intelectuais e os meios criativos através dos quais imaginamos (arte), habitamos (arquitetura) e criamos (tecnologia) a realidade do mundo em que vivemos.

Reprodução: Instagram | @maatmuseum

O novo Museu dos Coches opera em Belém como uma ferramenta cultural, mas também como um lugar público. Mais que apenas um museu, o projeto é visto como parte da infraestrutura urbana.

O novo edifício do museu inclui espaços para exposição permanente e temporária, áreas de reservas e uma oficina de conservação e restauro. “O projeto do Museu dos Coches é assinado pelo arquiteto Mendes da Rocha, o único brasileiro ganhador do Prêmio Pritzker de Arquitetura em Lisboa”, conta Manoel.

Porto

Porto é considerado patrimônio mundial. “Nos últimos anos observamos uma evolução urbana com uma recuperação do segmento residencial. A estação ferroviária de São Bento, o Palácio da Bolsa e a Torre dos Clérigos, são monumentos notáveis nesta área e cartões de visita da cidade do Porto”, destaca o consultor.

Com exceção do Dia da Música, comemorado no dia 21 de junho, a visita à Casa da Música é obrigatoriamente guiada. Este requisito serve para entender todos os curiosos detalhes pensados pelo arquiteto holandês, Rem Koolhaas para que o espaço fosse um lugar perfeito acusticamente.

Reprodução: Instagram | @casadamusicaporto

E por fim, o Mercado do Bolhão é considerado a jóia rara de Porto: o edifício é um dos mais emblemáticos da cidade, é patrimônio municipal e monumento de interesse público que conserva as memórias e as histórias do local. O seu caráter é valioso e a sua identidade e história misturam-se, há mais de um século, com a identidade e a história da cidade.

Reprodução: Instagram | @mbolhao

Descubra imóveis na capital e interior de Portugal. Comece a sua busca em nosso site.

Posts relacionados
Internacional

Dubai: O destino do futuro para investidores globais

Descubra como Dubai se tornou a segunda cidade mais visitada do mundo e um destino atraente para…
Ler mais
Internacional

10 maratonas de rua internacionais para expandir seus horizontes

Descubra as melhores maratonas ao redor do mundo e compartilhe a experiência de correr em terras…
Ler mais
Internacional

Descubra por que Orlando atrai investidores brasileiros para o mercado imobiliário

Rodolfo Milanez, especialista em vendas da Lennar Brazil, compartilha sua visão sobre o crescente…
Ler mais