Internacional

Os melhores achados em Portugal para quem gosta de arte e cultura

Lisboa redescobre Beato e Marvila, Belém investe em arquitetura e tecnologia e Porto une o melhor da música e gastronomia centenária do país

A conexão do Brasil com Portugal já é conhecida e cada vez mais explorada. Historicamente, somos os únicos representantes da potência europeia na América do Sul e, talvez por isso, nosso olhar para a arte e cultura seja tão vibrante.

Foi este DNA que inspirou Manoel Pires, consultor residencial dos segmentos premium e de luxo, parceiro da Bossa Nova Sotheby’s, a buscar pelo mercado residencial no país, após concluir o mestrado integrado em arquitetura. “O brasileiro chega a Portugal e é tomado por um sentimento de pertencimento que só a nossa história é capaz de explicar. Somos e estamos em casa”, reflete o consultor. “A cultura brasileira – seja nas artes, música, gastronomia, teatro ou televisão, corre nas artérias das cidades portuguesas – Lisboa ou Porto, e por todas mais, de Norte a Sul. Traz alegria, frescor e movimento à medida que se funde com a arte e cultura portuguesa numa união que é cada vez mais irrevogável”.

Em conversa com o blog, Manoel listou alguns dos lugares culturais pouco explorados no país. Confira.

Marvila/Beato

A região de Marvila/Beato é considerada um dos lugares com o maior potencial para promoção imobiliária de Lisboa. “Localizado entre a Zona Histórica e o Parque das Nações, este bairro evoluiu de uma zona industrial para uma zona emergente recheada de tendências”, explica. “Muito procurada por artistas, é uma localidade que conta com cada vez mais galerias de arte, espaços de coworking, restaurantes e bares em edifícios com arquitetura industrial”.

De acordo com o consultor, em Marvila/Beato é possível encontrar tudo o que é de mais alternativo. Os velhos armazéns se transformaram em espaços de coworking e as ruas são ocupadas por bares de cerveja artesanal, restaurantes, lojas, galerias de arte e salas de espetáculo. 

Entre os principais está a Galeria Underdogs, uma espécie de plataforma cultural composta por uma galeria com duas áreas de exposição, um programa de arte pública, produção de edições artísticas e desenvolvimento de projetos de arte encomendados. Em funcionamento desde 2010, inúmeros artistas de arte contemporânea com inspiração urbana buscam o local para trabalhar. 

Reprodução: Instagram | @underdogs_gallery

Para os amantes de cerveja, o Lisbon Beer District é conhecido como o epicentro da bebida em Portugal. Situado na renovada zona industrial de Marvila, os visitantes encontram 4 famosas cervejarias: a Bolina, a Dois Corvos, a Lince e a Musa. Com o intuito de promover a integração entre os empreendimentos, o Lisbon Beer District organiza eventos e festas na região, como, por exemplo, o Oktober Fest.

Reprodução: Instagram | @lisbonbeerdpt

Também localizada em Lisboa, o local é onde os moradores e turistas encontram um roteiro mais requintado no setor de cultura. As chamadas Avenidas Novas concentram um dos mercados residenciais mais consolidados. “Assim como o nome descreve, esta região estende-se ao longo das principais avenidas de Lisboa, aproveitando os excelentes acessos e redes de transporte público”, aponta o consultor.

Em sua visão, a Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, situada no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa, é a ilustração perfeita da elegância cultural que as avenidas impõem, pois dedica-se à arte contemporânea.

Reprodução: Instagram | @culturgest

A Fundação abriu as portas ao público em 1993 e desde então tem alcançado um papel significativo no panorama artístico da cidade e do país. Para além disso, a Culturgest oferece um calendário de palestras e debates, uma grande variedade de workshops e visitas guiadas. Tudo isso com um olhar atento ao que está acontecendo no país e no exterior.

Belém

Belém é uma zona residencial nobre e apresenta uma área cultural da cidade onde estão localizados alguns dos principais marcos históricos e museus. Juntamente com o aspecto urbano tipicamente lisboeta, a região oferece uma grande proximidade ao rio e a jardins tropicais – típico de filme cult.

Além do famoso Centro Cultural de Belém (CCB), o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) inaugurado em 2016 é uma instituição internacional que une o discurso crítico e prático. A partir das diversas camadas da história preservadas no seu patrimônio cultural e artístico, o MAAT oferece um conceito de museu que busca incentivar uma relação aberta e transformadora entre as instituições culturais e as ferramentas sociais. As exposições presentes neste museu procuram questionar e enaltecer as vontades intelectuais e os meios criativos através dos quais imaginamos (arte), habitamos (arquitetura) e criamos (tecnologia) a realidade do mundo em que vivemos.

Reprodução: Instagram | @maatmuseum

O novo Museu dos Coches opera em Belém como uma ferramenta cultural, mas também como um lugar público. Mais que apenas um museu, o projeto é visto como parte da infraestrutura urbana.

O novo edifício do museu inclui espaços para exposição permanente e temporária, áreas de reservas e uma oficina de conservação e restauro. “O projeto do Museu dos Coches é assinado pelo arquiteto Mendes da Rocha, o único brasileiro ganhador do Prêmio Pritzker de Arquitetura em Lisboa”, conta Manoel.

Porto

Porto é considerado patrimônio mundial. “Nos últimos anos observamos uma evolução urbana com uma recuperação do segmento residencial. A estação ferroviária de São Bento, o Palácio da Bolsa e a Torre dos Clérigos, são monumentos notáveis nesta área e cartões de visita da cidade do Porto”, destaca o consultor.

Com exceção do Dia da Música, comemorado no dia 21 de junho, a visita à Casa da Música é obrigatoriamente guiada. Este requisito serve para entender todos os curiosos detalhes pensados pelo arquiteto holandês, Rem Koolhaas para que o espaço fosse um lugar perfeito acusticamente.

Reprodução: Instagram | @casadamusicaporto

E por fim, o Mercado do Bolhão é considerado a jóia rara de Porto: o edifício é um dos mais emblemáticos da cidade, é patrimônio municipal e monumento de interesse público que conserva as memórias e as histórias do local. O seu caráter é valioso e a sua identidade e história misturam-se, há mais de um século, com a identidade e a história da cidade.

Reprodução: Instagram | @mbolhao

Descubra imóveis na capital e interior de Portugal. Comece a sua busca em nosso site.

Posts relacionados
Internacional

De Paris 1924 a 2024: A evolução do maior evento esportivo do mundo ao longo de um século

Conheça as transformações que marcaram a disputa global, desde a edição organizada por Pierre…
Ler mais
Internacional

Crescimento do mercado imobiliário de alto padrão em Portugal atrai investidores estrangeiros

O mercado imobiliário de luxo em Portugal tem se destacado pela qualidade de vida, segurança e…
Ler mais
Internacional

Os bairros mais procurados em Orlando por brasileiros

Consultora imobiliária, Carol Medeiros, revela as tendências no mercado de imóveis de…
Ler mais