Internacional

10 maratonas de rua internacionais para expandir seus horizontes

Descubra as melhores maratonas ao redor do mundo e compartilhe a experiência de correr em terras estrangeiras

A corrida é o esporte mais democrático do mundo: você só precisa de um tênis, uma rua e um pouco de disposição”. Já ouviu essa frase? Ela reflete a essência da prática da corrida.

Com o crescimento exponencial da corrida de rua e um aumento significativo no número de novos adeptos, é comum acompanhar nas redes sociais diversas tendências de pessoas iniciando no esporte, ativando o que é conhecido como “skin corredor” para 2024. 

Essa atmosfera de entusiasmo e motivação pode ser desfrutada em águas internacionais. Confira 10 das melhores maratonas de rua em outras possíveis!

Maratona de Londres, Inglaterra – 21 de abril

Reconhecida como uma das maiores maratonas globalmente, é famosa por sua seletividade, especialmente para não britânicos. O percurso, iniciando a leste da cidade, leva os corredores às margens do rio Tâmisa, passando por ícones como a Tower Bridge, o London Eye, o Big Ben e culminando no Palácio de Buckingham. Esta é, indiscutivelmente, a maratona mais prestigiada e emblemática do Reino Unido.

Maratona de Copenhague, Dinamarca – 5 de maio

No final da primavera/verão, quando o calor do sul da Europa é mais forte, as maratonas escandinavas oferecem um clima mais ameno e refrescante. A maratona de Copenhague se destaca ao mostrar sua capital em um percurso que cobre cada bairro da cidade à beira-mar. Um passatempo favorito dos locais é o mergulho nos cais para se refrescar nas águas frias. Um convite tentador após os 42 quilômetros de corrida.

Maratona de Estocolmo, Suécia – 1º de junho

Seguindo para o norte, na Dinamarca, encontramos a maratona de Estocolmo, na Suécia. Apesar dos longos dias de verão e da possibilidade de correr sob o sol escaldante, é uma alternativa bem-vinda se for levar em conta a cobertura de neve que domina a cidade em grande parte do ano. 

Uma viagem de verão à Escandinávia é uma experiência encantadora, e correr em torno do circuito urbano é uma boa maneira de criar memórias. O percurso reserva aos corredores uma subida desafiadora em uma ponte na segunda metade da corrida, mas as vistas panorâmicas do topo fazem valer a pena. E na descida todo santo ajuda! 

Maratona do Sol da Meia-Noite em Tromso, Noruega – 22 de junho

A Maratona do Sol da Meia-Noite é um evento único realizado anualmente nos recantos mais remotos da Noruega. Devido à sua localização no extremo norte e à realização durante o dia mais longo do ano, o sol nunca se põe completamente durante a corrida. Mesmo à meia-noite, o cenário permanece banhado pela luz do dia. Esta experiência é incomparável para a maioria dos visitantes, que dificilmente imaginariam correr uma maratona nesse contexto. Qualquer lista de desejos de maratona estaria incompleta sem essa experiência.

Maratona de Jungfrau em Interlaken, Suíça – 7 de setembro

Começando em um ponto alto, literalmente, a Maratona de Jungfrau é considerada um dos percursos mais desafiadores do mundo. Partindo da base da montanha Jungfrau, a corrida se assemelha a uma longa jornada pelas montanhas dos Alpes Suíços. Quase todo o percurso é uma subida íngreme, com uma mudança de elevação de quase 2.000 metros. 

Apesar das vistas espetaculares na linha de chegada, completar esta maratona é uma verdadeira conquista.

Maratona do Lago Ness em Inverness, Escócia – 29 de setembro

Para os que buscam uma paisagem mais divertida ou uma possível visão do famoso monstro aquático, a Maratona do Lago Ness é a escolha ideal. O percurso percorre as terras altas da Escócia, com os corredores desfrutando de vistas ao longo das margens do lago mais famoso do país. Em contraste com as grandes metrópoles, esta maratona é mais intimista e discreta, mas não deixa de entregar uma experiência incrível.  

Maratona BMW de Berlim, Alemanha – 29 de setembro

Em contraste com o desafio montanhoso de Jungfrau, a Maratona de Berlim é reconhecida por ser um dos percursos mais planos e rápidos do mundo, o que facilita a quebra de recordes mundiais e tempos de qualificação para outras maratonas. 

Como uma das principais maratonas do circuito mundial da Abbot, junto com Nova York, Boston, Chicago, Tóquio e Londres, a Maratona de Berlim é imperdível para os entusiastas da corrida. O percurso circular envolve a cidade e termina com os corredores cruzando sob o icônico Portão de Brandemburgo pouco antes de alcançarem a linha de chegada. 

A celebração inclui uma merecida caneca de cerveja e um delicioso wiener schnitzel.

Maratona de Lisboa, Portugal – 6 de outubro de 2024

A Maratona de Lisboa oferece uma visão diferente da cidade, e se assemelha mais a uma corrida por uma praia havaiana do que por ruas europeias. 

Com início fora da cidade, o percurso segue ao longo da costa, proporcionando vistas espetaculares do Oceano Atlântico enquanto se dirige para o centro da cidade. Esta experiência à beira-mar é uma oportunidade única de vivenciar a beleza da capital portuguesa durante uma corrida.

Maratona de Amsterdã, Holanda – 20 de outubro

Embora a Holanda seja conhecida por seus tamancos de madeira, não recomendaria utilizar para correr a Maratona de Amsterdã. 

A corrida oferece um percurso empolgante que atravessa a cidade, explorando bairros interessantes e passando por famosos canais e pontes. O evento tem início e término no estádio olímpico, adicionando um toque histórico e nostálgico à experiência.

Maratona de Valência, Espanha – 1º de dezembro

Valência vai além de ser um simples filtro no Instagram. É uma cidade costeira espanhola conhecida por seu vasto porto no Mar Mediterrâneo e por ser um destino popular entre os expatriados. 

A maratona percorre a cidade, terminando no icônico Museu de les Ciencies Principe Felipe, um monumento arquitetônico instantaneamente reconhecível. É uma das poucas maratonas de inverno na Europa e oferece aos corredores a oportunidade de cumprir os 42 quilômetros antes do Natal. Recentemente, a Meia Maratona de Valência foi incluída em uma nova série europeia de meias maratonas premium.

Posts relacionados
Internacional

Dubai: O destino do futuro para investidores globais

Descubra como Dubai se tornou a segunda cidade mais visitada do mundo e um destino atraente para…
Ler mais
Internacional

Descubra por que Orlando atrai investidores brasileiros para o mercado imobiliário

Rodolfo Milanez, especialista em vendas da Lennar Brazil, compartilha sua visão sobre o crescente…
Ler mais
Internacional

Indo com a maré: a flutuação do câmbio aumenta compras de luxo internacionais

O Relatório da Luxury Outlook revela quais são os destinos mais procurados por investidores de…
Ler mais