christophe bacquié
Lifestyle

Christophe Bacquié: conheça o chef francês 3 estrelas Michelin

Ter relevância no mundo da gastronomia é um grande desafio nos dias de hoje, tendo em vista que existem muitos profissionais desfilando o seu talento e as suas inovações pelas cozinhas de todo o planeta. Por isso mesmo, conhecer Christophe Bacquié, o chef francês 3 estrelas Michelin, pode ser algo extremamente interessante.

Ele não conseguiu esse reconhecimento à toa e a sua influência na culinária mundial ocorre em decorrência das características do sabor mediterrâneo que ele impõe em seus restaurantes com total maestria, gerando sabores e texturas incríveis. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre essa grande personalidade!

Os restaurantes dos maiores chefs do mundo

Há alguns anos, a maioria das pessoas que viajava conhecia os pontos mais relevantes da cozinha local como um mero adendo do passeio ou uma forma de conhecer um pouco melhor os hábitos e sabores de uma região. No entanto, esse cenário foi mudando e, atualmente, os restaurantes dos maiores chefs são grandes estrelas do turismo mundial.

Não é raro ver uma pessoa que visite uma determinada cidade com o objetivo principal de degustar um prato específico ou com a intenção de descobrir os segredos do menu de um nome renomado da gastronomia ou um representante reconhecido de alguma escola de culinária de alto padrão.

As características da cozinha mediterrânea

Uma das grandes tendências da culinária mundial e dos restaurantes de diversos dos maiores chefs do planeta é apostar nos benefícios e nos incríveis sabores da cozinha mediterrânea. E o melhor de tudo é que, além da imensa possibilidade de pratos deliciosos, essa é uma opção altamente recomendada pelos cardiologistas e demais médicos.

Os países que se encontram ao redor do Mar Mediterrâneo compartilham diversos povos e culturas que, cada qual à sua maneira, contribuíram para a criação de um estilo de alimentação altamente criativo e abundante. O solo da região também teve o seu papel, sendo propício para as oliveiras, as frutas cítricas e muitas ervas aromáticas.

Até mesmo a UNESCO reconheceu a dieta mediterrânea como um Patrimônio Imaterial da Humanidade e alguns especialistas, como Christophe Bacquié, levaram essa gastronomia a um nível nunca antes alcançado, popularizando alguns pratos ao redor de todos os continentes, partindo das escolhas do menu do próprio restaurante.

Alguns pratos da cozinha mediterrânea

Os grelhados dos países do Mediterrâneo chegaram a um expoente de requinte único, nos quais as proteínas, sobretudo carne bovina, peixes e demais frutos do mar, são habitualmente marinados durante horas, de forma que atinjam um paladar único, miscigenado com os temperos típicos da região.

As saladas com legumes e frutos frescos, desde a simples salada de pepino com iogurte da Grécia até as elaboradas francesas com verduras, queijos e nozes, são outra alternativa que chama a atenção até mesmo dos clientes mais exigentes, que não resistem à complementação com os deliciosos azeites e vinagres aromatizados.

A cozinha mediterrânea é conhecida por praticamente abdicar de produtos industrializados, optando prioritariamente por itens frescos e orgânicos, valorizando a sua sazonalidade e as estações do ano, o que acaba, em médio e longo prazo, melhorando a saúde da mente, do corpo e do coração!

O início de Christophe Bacquié na gastronomia

Depois de conferir todo esse cenário que tornou a cozinha mediterrânea um objeto de desejo em todo o mundo, você deve estar ainda mais curioso para aprender mais sobre um dos grandes expoentes dessa vertente, que é ninguém menos do que Christophe Bacquié, o chef francês 3 estrelas Michelin.

Nascido em Paris, Bacquié experimentou toda a variedade de opções que a culinária francesa oferece, mas o seu mote acabou sendo a mistura que a dieta mediterrânea também proporciona, com foco na mescla de ingredientes com as escolas espanhola, italiana, marroquina e grega, entre outras.

Unindo a sua versatilidade e o seu talento, não demorou para que Christophe Bacquié conquistasse a tão sonhada terceira estrela da bíblia da gastronomia mundial com seu restaurante, que fica no renomado e luxuoso L’Hôtel du Castellet, formando um cenário perfeito para uma refeição inesquecível.

O hotel fica na orla de uma floresta de pinheiros, com uma das vistas charmosas da região. Algumas de suas características podem ser consideradas únicas na Europa, como seu mobiliário de pátina e suas fontes de mármore. Para um relaxamento absoluto, há piscina, campo de golfe, spa e gazebos, iluminados com as luzes do jardim.

É por lá que o renomado chef serve pratos tradicionais locais, como o Foie Gras, mas com seu toque especial, que é o tartare de figos frescos acompanhados por molho de pato com vinagre e mel. A sua filosofia, segundo o próprio, é a de “transmitir, valorizar o trabalho, estabelecer o valor da culinária, que é uma arte que reforça as ligações entre as pessoas”.

Outro ingrediente que está entre os seus favoritos é a abrótea, um peixe originário das rochas mediterrâneas e que pertence à família do bacalhau. Segundo o chef francês, esse animal tem uma carne de paladar mais suave, mas com um sabor inigualável e que, quando bem preparada, pode compor pratos absolutamente deliciosos.

A importância de estar no Guia Michelin

Para quem não é tão afeito ao universo da gastronomia, pode soar estranho ser tão importante que um restaurante conste em um guia que, originalmente, era uma publicação com práticas para quem queria viajar, que incluía locais para dormir e comer. No entanto, com o passar do tempo, o Guia Michelin virou uma bíblia da culinária mundial.

A sua classificação é observada como uma certeza de qualidade absoluta e de comida muito boa. Pessoas de qualquer país sabem que podem confiar nas indicações e, para os chefs, estar lá é a recompensa por muito esforço com o objetivo de criar uma reputação invejável, uma cozinha excepcional e um atendimento perfeito.

Depois de conferir todo esse conteúdo, você deve valorizar ainda mais a possibilidade de vivenciar experiências únicas, que só restaurantes renomados, como o do Christophe Bacquié, podem proporcionar!

Gostou de conhecer um pouco melhor a história de Christophe Bacquié, o chef francês 3 estrelas Michelin? Então divida este conteúdo e compartilhe livremente o nosso post em suas redes sociais!

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais