Arte e CulturaLifestyle

Viva Arte V | Cama box de solteiro, lençol e travesseiro

De dentro para fora

O início de 2021 marca a continuidade do projeto Viva Arte, da Bossa Nova Sotheby’s International Realty e, nesta 5ª edição, buscamos uma mostra com um olhar para o momento que o Brasil e o mundo enfrentam, considerando o contexto da Arte Urbana. São Paulo, limpa da poluição publicitária, acolhe diferentes linguagens artísticas e até concorre para ser eleita a capital mundial do grafite.

A contribuição de Hans Belting (2007) sobre a distinção entre imagens endógenas (internas) e exógenas (externas) é fundamental para entender a complexa relação entre imagem e imaginário, entre o que está presente na mente de um indivíduo e o que se desenvolve na esfera da memória cultural.

O artista visual Adriano Franchini, em seu isolamento, passou a observar com mais atenção o espaço que habita e iniciou uma série de desenhos, como um exercício de reflexão, valendo-se de estratégias como a regressão e análise de sonhos. Ao longo desse período de pandemia, ele se propôs a desenhar os habitantes de seu quarto, repetidamente, até a descoberta de uma forma de prevenção à doença, que esteja disponível a todos.

O resultado desse projeto, ainda em andamento, forma a série intitulada Cama box de solteiro, lençol e travesseiro. Já são mais de 70 desenhos, com os personagens que dão nome ao trabalho e surgem num cenário surreal. Compostos por finos traços da pena nanquim e tinta azul para aquarela, sobre pedaços de papel Fabriano como suporte, aqueles objetos cotidianos ganham vida e coabitam o restrito espaço de 13×17 centímetros.

Mas, um dos desenhos escapa de seu destino intimista e vai habitar o espaço externo da fachada da sede da empresa. Ampliada centena de vezes, a imagem migra do micro ao macro, do papel artesanal para o adesivo plástico, de dentro para fora, em todos os sentidos. Imagens e símbolos fazem parte do universo cultural e alimentam a psique humana.

Curiosamente, “a cidade tem alma”, abarca todos os aspectos da vida humana, como nos faz refletir o psicólogo James Hillman! “Cada coisa de nossa vida urbana construída tem importância psicológica: o que está fora está dentro”. E o inverso também é verdadeiro: ao se expor dessa maneira, o artista proporciona uma experiência pública da Arte Contemporânea, através desse diálogo com a cidade.

 

Visitas agendadas aos sábados das 11h às 15h

Curadora | Elisabeth Leone: eleone@elisabethleone.com.br

Artista | Adriano Franchini: adrianofranchini@gmail.com.br

 

A Bossa Nova fica na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2.027.

O evento inicia a partir do dia 28/02/2021, com término em 08/05/2021.

Posts relacionados
Lifestyle

Basquiat raro lidera leilões de arte contemporânea da Sotheby’s em Nova York, com estimativa de até US$ 15 milhões

Obra inédita no mercado encabeça temporada marcada por peças de coleções históricas e…
Ler mais
Lifestyle

Os relógios que se destacaram na última temporada de White Lotus

Um olhar mais atento nos acessórios luxuosos que brilharam na série A terceira temporada de…
Ler mais
Lifestyle

Tiffany & Co. aposta em gastronomia exclusiva em São Paulo

Blue Box Café traz elegância e sabores icônicos São Paulo tem se tornado palco de uma…
Ler mais