Arte e CulturaLifestyle

Quando o homem fala com Deus

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP exibe “Oratórios: Quando o Homem Fala com Deus”, sob curadoria de Beatriz Cruz. A mostra é composta por peças do acervo do MAS/SP, sendo oratórios e as imaginárias que os adornam, de origem brasileira ou portuguesa, os quais variam de estilo e épocas distintas, entre os séculos XVIII e XXI.

 Estão expostos oratórios de salão – grandes, em geral colocados em salas de visita, de casa e fazenda -, oratórios de alcova – destinados a dormitórios, fixados em parede -, e conventuais, cuja feitura se dá com materiais diversos como papel, madeira e tecidos, perfazendo um conjunto de artesanato antigo. Apesar de não terem a mesma procedência, a sala é organizada de modo a agrupar peças do mesmo período, levando em consideração, também, a estética. Além disso, são apresentadas esculturas distintas, tanto eruditas como outras produzidas por escultores populares.

Quando o homem fala com Deus

O termo oratório possui vários significados, podendo remeter tanto à devoção doméstica, quanto a um gênero musical, retórica ou um estilo arquitetônico. Nos dizeres de Beatriz Cruz: “Derivada do latim ‘oratios’, designa também ‘um nicho ou armário de madeira que contém santos e quaisquer imagens de devoção e que o devoto tem em casa para rezar’. Sinaliza o hábito de rezar, de dedicar oferendas, implorar de maneira humilde e particular as bênçãos dos santos”. Essencialmente domésticos, os oratórios podem ser alocados tanto em área socia l como em outras mais íntimas, podendo também ser transportados, como os de viagem e de algibeira, encontrados ainda em gruta ou na beira da estrada. O oratório pode ser construído de forma erudita, com requinte e os materiais mais caros e seguindo cânones estilísticos de distintas escolas artísticas, ou meramente de maneira popular, utilizando materiais que o devoto tiver à mão. “De toda forma, simbolizam simplesmente um desejo do crente: falar com Deus”, conclui. 

Exposição: “Oratórios: Quando o Homem Fala com Deus

Curadoria: Beatriz Cruz

Período: 29 de março a 26 de maio de 2019

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas

Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17h | Presépio Napolitano: das 10 às 11h, e das 14h às 15h

Instagram: @museuartesacra

Curadoria de conteúdo: Silvia Balady / silvia@balady.com.br / @ssbalady


Posts relacionados
Lifestyle

Basquiat raro lidera leilões de arte contemporânea da Sotheby’s em Nova York, com estimativa de até US$ 15 milhões

Obra inédita no mercado encabeça temporada marcada por peças de coleções históricas e…
Ler mais
Lifestyle

Os relógios que se destacaram na última temporada de White Lotus

Um olhar mais atento nos acessórios luxuosos que brilharam na série A terceira temporada de…
Ler mais
Lifestyle

Tiffany & Co. aposta em gastronomia exclusiva em São Paulo

Blue Box Café traz elegância e sabores icônicos São Paulo tem se tornado palco de uma…
Ler mais