É possível reduzir o estresse apenas escolhendo os elementos e as cores certas para o nosso espaço de trabalho? Estudos recentes indicam que definitivamente é possível.
A inclusão do paisagismo nas áreas internas é uma das melhores saídas para uma atmosfera que favoreça a produtividade e à saúde mental.
Nos últimos anos, empresas têm feito tentativas sérias ao incorporar as descobertas desses estudos em seus projetos de escritórios e criar locais de trabalho alegres, coloridos, flexíveis e inovadores com contato direto ou referência à natureza. Escritórios cinzas e sem janelas ficaram no passado e estão associados a níveis mais baixos de criatividade e maiores níveis de estresse.
Durante muitos anos, as grandes empresas e corporações não prestaram muita atenção ao ambiente onde seus funcionários passavam metade do dia. O design do escritório e seu impacto no humor e bem-estar dos funcionários não tiveram grande importância. Eles só começaram a se preocupar quando notaram as consequências negativas para a saúde mental e física de seus colaboradores, o que afetou sua produtividade e aumentou os dias de ausência ao trabalho.
No final do ano passado, alguns vídeos tomaram as redes sociais levantando o debate sobre a “síndrome do edifício doente”, que consiste em uma síndrome real em que é causado um mal-estar quando se está presente em um prédio, mas ao deixar o local, os sintomas desaparecem. De acordo com pesquisadores, entre os sintomas mais comuns estão náusea ou dor de cabeça, tosse com coceira na garganta e olho rosa, além de uma longa lista de sintomas possíveis.
Vários estudos foram realizados nos últimos anos para revelar as características de um local de trabalho ideal que pode aumentar a criatividade e a produtividade e diminuir o estresse e as distrações. Veja sugestões que podem ser incorporadas para o design do escritório ideal em 2023.
Uma janela com vista
Para quem escolheu passar o início do ano na dinâmica híbrida e aproveitar as férias e feriados, diversos estudos mostram que o fator mais importante para alcançar bem-estar e máximo desempenho é manter contato com o ambiente natural.
A luz natural impacta positivamente a criatividade
Isso se aplica a qualquer área de trabalho. Não há dúvida de que trabalhar na natureza ou observar a paisagem natural através de uma janela é a condição mais benéfica para um ótimo desempenho. As plantas de interior, além de compor a elegância do ambiente, também ajudam na concentração, produção, criação e relaxamento.
O mais curioso, porém, é o fato de que existem grandes benefícios mesmo quando o contato com a natureza são os vasos de plantas de interior ou apenas fotos, vídeos e sons naturais gravados. Parece que apenas descansar os olhos admirando a folhagem das plantas pode reduzir o estresse.
Pelo mesmo motivo, cores e texturas que remetem à natureza são as melhores escolhas para um ambiente de escritório edificante e inspirador. Tons de verde e azul têm um efeito relaxante, enquanto tons terrosos de marrom e amarelo e texturas naturais como madeira, pedra e tijolos criam uma atmosfera acolhedora e caseira.
O vermelho é uma cor vibrante que não ajuda a se concentrar, especialmente se você tende a se distrair com facilidade. Tons que contêm vermelho, como roxo, alguns laranjas e rosas podem ser bons substitutos para o vermelho puro.
Para obter os melhores resultados, vale apostar em combinações de cores harmônicas – um espaço monocromático pode tornar o cotidiano monótono.
A Bossa Nova Sotheby’s oferece infinitas opções de propriedades com escritórios exclusivos. Acesse o site Bossa Nova Sotheby’s e veja todas as opções.