Há 25 anos, a empresa convoca um grupo de analistas globais de cores para selecionar a tonalidade que irá resumir perfeitamente o ano que se aproxima
A Pantone acaba de anunciar “Peach Fuzz” ou PANTONE 13-1023, como a Cor do Ano de 2024. Conhecida por seus padrões de cor e soluções digitais na comunidade de design, a empresa anunciou a cor com o objetivo de promover empatia e compreensão. Uma tonalidade entre rosa e laranja, a cor é suave, convidativa e oferece “ternura e transmite uma mensagem de cuidado, comunidade e colaboração”.
Esse anúncio também comemora o 25º aniversário do programa Cor do Ano da Pantone, que começou em 1999 com o Azul Cerulean Pantone 15-4020. Ao longo dos anos, o programa se tornou um fenômeno cultural, que busca refletir e expressar o “clima predominante” e as atitudes das sociedades globais por meio da cor.
Frequentemente associado à cura, o “Peach Fuzz” da PANTONE inspira um senso de comunidade e oferece uma oportunidade para a introspecção. Na verdade, Leatrice Eiseman, Diretora do Instituto de Cor da Pantone, enfatiza sua capacidade de proporcionar conforto e paz interior, impactando o bem-estar e serenidade interior.
“Com a Cor do Ano da Pantone de 2024, vemos um foco maior na comunidade e nas pessoas ao redor do mundo reformulando como desejam viver e avaliando o que é importante. A cor é aquela cujo abraço caloroso e acolhedor transmite uma mensagem de compaixão e cuja sensibilidade aconchegante aproxima as pessoas e enriquece a alma”, afirmou Laurie Pressman, vice-presidente do Instituto de Cor da Pantone em pronunciamento oficial.
No mundo da arquitetura e design de interiores, o “Peach Fuzz” da PANTONE 13-1023 pode criar atmosferas acolhedoras. Essa tonalidade de pêssego ajuda a criar uma sensação de calma e fornece espaços para relaxamento e crescimento pessoal. Seja em uma parede pintada, na decoração de casa ou em móveis, a cor traz um calor suave a espaços íntimos.
Como gigante na indústria de cores, a Pantone revelou muitos tons marcantes que impactam diretamente o mundo do design. No ano passado, a instituição revelou sua Cor do Ano de 2023, “18-1759 Viva Magenta”. Representativa da coragem audaciosa, a cor foi inspirada na alegria. No ano anterior, foi selecionada uma tonalidade que pertence à família de cores azuis, mas com tons de violeta-vermelho, como a cor de 2022. A escolha destacou a fusão entre os mundos físico e digital na época.