ArquidecorArquitetura e Decoração

Especial CASACOR 2024: Romário Rodrigues se destaca como o primeiro arquiteto cearense na mostra

Aos 29 anos, o profissional chama atenção no cenário arquitetônico do Brasil e nos EUA, transformando paisagens urbanas com sofisticação e inovação

Seguindo a série de entrevistas especiais sobre os novos talentos da arquitetura brasileira presentes na CASACOR, o Blog da Bossa Nova conversa com o arquiteto Romário Rodrigues.

Aos 29 anos, ele já se destaca como uma figura influente no cenário arquitetônico do Ceará e além. Sua formação passa pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e por um período de estudos em Portugal, onde aprimorou seu olhar criativo e arquitetônico.

Atualmente, Romário reside em Fortaleza, onde fundou seu próprio escritório. Desde a sua criação, o local vem transformando as paisagens urbanas da cidade, se destacando pelo design brasileiro sofisticado e uma equipe artística e multiprofissional composta por 21 arquitetos.

Em poucos anos, o grupo entregou cerca de 294 projetos de alto padrão, com uma predominância em ambientes residenciais, comerciais e corporativos. O portfólio inclui projetos bem-sucedidos não apenas em Fortaleza, mas também em outras grandes cidades como São Paulo, João Pessoa, Miami e Orlando (EUA).

Romário acredita na harmonia entre o clássico e o contemporâneo como um diferencial decisivo para atender ao dinamismo da rotina dos clientes. “Nosso propósito é oferecer projetos com ambientes elegantes e atemporais, que não ficam ultrapassados. Além de entregar resultados funcionais e sofisticados, oferecemos acompanhamento personalizado, que é, sem dúvidas, o nosso diferencial. Essa assistência facilita o processo de obra, tornando-o mais prazeroso para o nosso cliente, garantindo agilidade e eficiência”, explica o arquiteto.

Estreia na CASACOR com “Páginas do Tempo”

Este ano, Romário Rodrigues faz sua estreia na CASACOR com o ambiente intitulado “Páginas do Tempo”, que simboliza uma estreia histórica como o primeiro cearense a participar da mostra. Com uma abordagem que alia modernidade, arte e detalhes minuciosos, o espaço conta com obras de artistas regionais e nacionais, traduzindo de forma sofisticada o DNA do escritório e do próprio Romário.

“Páginas do Tempo” é uma homenagem à conexão entre o clássico e o moderno, um testemunho do estilo único que Romário e sua equipe trazem para cada projeto. A mostra será uma vitrine para o talento cearense, destacando o compromisso com a elegância e a atemporalidade que são marcas registradas do escritório.

A abordagem sustentável e consciente para o tema “De Presente, O Agora”

O arquiteto traz uma interpretação única e profunda do tema “De Presente, O Agora”. Com um olhar voltado para a longevidade e a qualidade dos projetos, Romário destaca a importância de criar espaços que atendam às necessidades dos clientes por um longo período, utilizando os melhores materiais e acabamentos disponíveis.

Créditos: Denilson Machado

“A temática deste ano caiu como uma luva para nós. Acreditamos em projetos bem pensados e elaborados para durarem por muito tempo, atendendo às necessidades dos clientes e desenvolvidos através dos melhores fornecedores”, aponta Romário.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Romário também aborda a questão da sustentabilidade com seriedade e inovação. Em resposta ao convite para refletir sobre o impacto das decisões cotidianas nas futuras gerações, ele implementou medidas ecológicas em seu espaço na CASACOR. “Optamos por um ar-condicionado que faz uso de apenas um condensador e utilizaremos todo o material usado na mostra em outros projetos, tanto do escritório quanto dos parceiros. Nada será descartado, tudo será reutilizado”, diz.

O papel dos arquitetos e designers na sustentabilidade

Como um arquiteto jovem, que entende que o futuro se cria no presente, Romário vê o uso de materiais duráveis e recicláveis como essencial para a promoção de um estilo de vida mais consciente e sustentável. “Temos cada vez mais opções de materiais recicláveis que não agridem o meio ambiente. É extremamente necessário que estejamos atentos a essas novas formas de conduzir um projeto e obra”, comenta.

Segundo ele, a arquitetura deve se adaptar aos desafios do futuro enquanto preserva a identidade cultural e promove a inovação, pois o mesmo acredita em projetos que criam conexões entre o moderno e o clássico, permitindo que os espaços evoluam ao longo do tempo com a adição de objetos de memória afetiva dos clientes e novos elementos. “Pensar o projeto a longo prazo é essencial, considerando as raízes que o espaço traz e as novidades que surgirão, mantendo o projeto preservado de forma perfeita”, acrescenta.

Romário também enfatiza o impacto que espaços bem planejados podem ter na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento sustentável das comunidades. “Ambientes bem planejados otimizam o uso e o tempo de quem os utiliza. É essencial pensar em como esses espaços se comportam no dia a dia, além do estético, para entender como a funcionalidade desses projetos irá se comportar”, destaca.

Mensagem aos jovens arquitetos e designers

“Estudem, pesquisem e criem através dos seus projetos, daquilo que entregamos, uma identidade única e repleta de personalidade. Manter-se fiel ao que você acredita é extremamente importante. Quando atrelamos isso às necessidades dos nossos clientes e percebemos que existe conexão entre o que queremos, devemos e podemos entregar. Tudo flui da melhor maneira”, finaliza.

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Especial CASACOR 2024: Renata Guastelli comanda revolução dos espaços verdes

Paisagista estreia no evento trazendo inovação através de espaços verdes, conquistando…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Especial CASACOR 2024: Blaia e Moura mostram que a sinergia entre duas mentes pode criar algo extraordinário

Conheça a trajetória e os detalhes do projeto ‘A Resposta’ da dupla de arquitetos que…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Especial CASACOR 2024: Conheça Gabriel Rosa, o arquiteto mais jovem a marcar presença no evento em São Paulo

Iniciando a série de entrevistas com os novos nomes da arquitetura, Gabriel Rosa conversou com o…
Ler mais