ArquidecorLifestyle

Energia solar, um caminho sem volta

Evolução do mercado da tecnologia fotovoltaica continua atraindo olhares por quem busca uma nova propriedade, até porque, o sistema de energia solar, além de contribuir na economia de energia, também valoriza o imóvel, como observa Rodrigo Coto, engenheiro e proprietário da CL Solar, em um bate-papo com a Bossa Nova Sotheby’s

Nas residências de alto padrão, a energia solar já virou um caminho sem volta. Isso porque, a evolução desse mercado da tecnologia foi se desmistificando e inúmeros pontos positivos foram levantados a favor da tecnologia fotovoltaica. 

Além da economia, a energia solar também contribui – e muito – para a valorização do imóvel e claro, com a sustentabilidade. O engenheiro responsável e proprietário da CL Solar, Rodrigo Coto Poppi, comenta, em um bate-papo exclusivo para o blog da Bossa Nova Sotheby’s, que além de reduzir as contas de energia praticamente pela metade do preço, uma pesquisa realizada na Califórnia mostrou que a energia solar pode valorizar um imóvel em até 8% a mais. 

E essa valorização se dá devido ao crescimento da procura por casas que contribuam positivamente com o meio ambiente. Isso está fortemente relacionado às previsões dos impactos ambientais para os próximos anos, com significativas alterações no clima, extinção de espécies e os estragos na camada de ozônio.

Além disso, a instalação do sistema para energia solar não exige obras complexas ou aplicação de materiais que exijam grandes mudanças na estrutura. Na maioria das vezes, são necessários apenas os painéis solares, cabos de ligação e um equipamento central. Após a instalação, os equipamentos para geração de energia solar podem durar mais de 25 anos com aproximadamente 80% de seu desempenho. 

O engenheiro ainda explica que a tecnologia fotovoltaica pode ser instalada em propriedades de qualquer tamanho específico.

“Quanto maior o consumo, maior a necessidade de espaço para instalação”,

explica Rodrigo Coto Poppi

E a manutenção também colabora para essa energia se tornar ‘queridinha’ entre o mercado: é realizada somente uma vez por ano.

Para se ter uma ideia de outro benefício, com a instalação de painéis solares fotovoltaicos nas residências, é possível carregar o veículo enquanto o motorista está em casa, sem custos extras na conta de luz, de forma ainda mais sustentável e sem poluir o meio ambiente. Ou seja, carro elétrico e energia solar, também já são uma nova dupla perfeita!

Posts relacionados
Lifestyle

The Cool List 2024: os destinos mais incríveis para visitar em 2024

Os locais escolhidos pela National Geographic Traveller, do Reino Unido, estarão no radar dos…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e DecoraçãoSem categoria

O uísque mais valioso do mundo: The Macallan Adami 1926

Confira os detalhes de um dos principais leilões realizados pela Sotheby’s em Londres A…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

A exclusividade de design de interiores marcados por grandes nomes

Descubra como arquitetos renomados moldaram a história da arquitetura através de móveis…
Ler mais