Em entrevista exclusiva, o arquiteto Fabrício Rodrigues revela que o resgate ao minimalismo aconchegante e a utilização de materiais naturais nortearão os projetos residenciais e comerciais de alto padrão no próximo ano
O próximo ano já está chegando e, com isso, os olhos se voltam para as tendências que devem tomar conta de 2025. Quando falamos sobre arquitetura e decoração, os projetos mais exclusivos combinarão o tradicional e o moderno de forma sofisticada, com um enfoque no bem-estar e no conforto dos ambientes.
O minimalismo ganha uma nova roupagem, mais acolhedora e confortável – em vez de espaços frios e impessoais. Veremos ambientes que integram materiais naturais e trazem a tecnologia de forma funcional, sem esquecer a preocupação com o meio ambiente. A proposta é criar espaços que equilibram o prazer estético, porém promovendo uma harmonia entre modernidade e a essência natural do lar.
Para contar melhor sobre essas tendências, confira os detalhes da entrevista com o arquiteto Fabrício Rodrigues, para o Blog da Bossa Nova.
Quais estilos e materiais devem dominar a arquitetura e a decoração no próximo ano?
Na arquitetura de altíssimo padrão, o minimalismo aconchegante e acolhedor estará presente em todos os projetos. Materiais como pedras naturais, concreto, metálica, madeira e vidro serão protagonistas, criando ambientes cuidadosamente decorados e iluminados, com um toque de estilo e sofisticação.
Como o design sustentável está se destacando nas novas tendências de projetos?
O design sustentável vai além da aplicação de materiais que buscam algum nível de sustentabilidade em sua fabricação. O verdadeiro design sustentável é aquele que vai além do seu tempo, aquele que não é descartado a cada nova temporada, ou seja, que perdura e sempre poderá ser admirado de geração em geração. Isso significa que ao permanecer mais tempo resistindo a tendências passageiras esse design já se torna sustentável pois o consumismo exacerbado não o destrói ou o descarta, ele por si só já contribui em toda sua cadeia de desenvolvimento sustentável. Isso serve para mobiliários, objetos, edifícios, etc.
Quais cores e paletas serão destaque nos ambientes residenciais e comerciais em 2025?
Sempre os clássicos como pedra natural, madeira, concreto, metal e vidro. Todo tipo de variação desses elementos estão e continuarão com tudo em 2025. Isso aplica-se tanto para as casas quanto para escritórios. Digo no escritório pois os mesmos estão buscando cada vez mais humanização no diálogo entre corporação, funcionários e clientes. E nada melhor do que criar um ambiente para essa atmosfera mais intimista e aconchegante.
Como a tecnologia e a automação estão influenciando as novas propostas de decoração?
Na verdade as propostas arquitetônicas é que estão influenciando as novas tecnologias, pois o caminho é sempre da demanda projetual e humana para depois as tecnologias entenderem as necessidade e supri-las. Portanto os projetos têm influenciado sim o mercado das automações com propostas mais ousadas, dinâmicas, minimalistas e descomplicadas.
Quais elementos os clientes estão buscando para trazer mais conforto e funcionalidade aos espaços?
Como disse anteriormente, eles buscam materiais naturais como pedra, madeira, concreto (que não deixa de remeter a um tipo de pedra ancestral, da caverna) e vidro, pois são materiais que trazem o aconchego de casa, o intimismo de estar com a família. Ter um porcelanato branco polido no piso, paredes muito reluzentes, excesso de iluminação e tudo que caminha neste sentido definitivamente é um retrocesso, essa época já se foi. Hoje entendemos que ambientes antissépticos e iluminados em demasiado ao invés de contribuir para a qualidade de vida acaba por nos cansar e nos tensionar emocionalmente a todo momento, parecido com aspecto hospitalar. Atualmente as pessoas tendem a procurar elementos naturais para ter um refúgio dentre ao caos das grandes cidades e o dia a dia frenético.
Fabrício Rodrigues
Instagram: studio fabricio rodrigues
Site: https://www.studiofabriciorodrigues.com.br