Cor é a informação que nos ajuda compreender a realidade e é o acesso a emoções que nos fazem interpretá-la. No entanto, profissionais renomados como o fotógrafo Sebastião Salgado, provam que também existe versatilidade em cores neutras.
Assim como no mundo da moda, apostar no black and white na decoração de casa é uma decisão certeira. Diferente de outras tendências, a combinação clássica traz a visão elegante aos móveis e aos cômodos, mas também pode ser uma opção para quem deseja inovar, contanto que os tons sejam bem colocados. Por serem neutras, as cores entregam versatilidade e modernidade, e enquanto o preto deixa o espaço elegante e oculta certas imperfeições, o branco expande e traz neutralidade.
Entre os principais itens de decoração, estão os quadros e fotografias. A escolha de itens fica estática e ganha o poder de atravessar a sala, oferecendo ao visitante a chance de trocar de lugar com a obra sustentada na parede ou no porta retrato. É assim que trabalham as obras de Sebastião Salgado, artista brasileiro considerado referência para a chamada “fotografia humanista” no mundo inteiro. Entre os principais projetos do fotógrafo está Genesis (2013), que apresenta 250 fotos de regiões e povos praticamente intocados entre os anos de 2004 e 2011. Escolher imagens como essas para compor a decoração de casa significa trazer debates que vão além das questões humanas e levantam a reflexão: como lugares tão diversos, distantes e registrados em momentos diferentes podem apresentar uma harmonização estética tão perfeita entre eles? O contraste do preto e branco pode ser o começo dessa resposta.
O preto e branco presente nas fotografias de Sebastião Salgado são considerados elementos de persuasão para seu discurso, porém, quando são trazidos para o mundo da arquitetura e decoração, essa moda significa potência estética.
As imagens de Sebastião Salgado são um convite particular às linhas, formas, texturas e desenhos criados por luz e sombra que compõem o seu tema. Não importa a cor que cada foto traz em si, mas sim, como elas se contrastam, formando um grupo independente do espaço e do tempo dentro do cômodo.