Olhando para o futuro, as tendências em alta na arquitetura, design e decoração enfatizam a vida consciente, confortável e moderna. É hora, de uma vez por todas, de abraçar os espaços que parecem tão fabulosos quanto parecem aconchegantes
Nos últimos anos, as decorações dentro de casa muitas vezes pareciam clínicas em suas superfícies esculturais, com paletas pálidas e brilho polido, ou se rendiam completamente ao boring style – como se a casa inteira usasse um par de calças de moletom.
Essas tendências cansadas finalmente caíram no esquecimento. A estética de hoje se concentra no indivíduo: expressando o eu de forma criativa, sentindo-se inspirado por itens e espaços do cotidiano e vivendo de acordo com valores profundamente enraizados. Tudo isso culmina em interiores que mostram a individualidade do proprietário, sem extrapolar os limites.
Confira 8 decorações que entregam conforto e modernismo na medida certa:
8. Explosões de cores expressivas e emocionantes
O minimalismo teve o seu momento. Por um tempo, espaços arejados e simples foram vistos como chiques, assim como aqueles monocromáticos incolores de brancos e neutros. Mas agora, os ambientes majoritariamente brancos e off-white são vistos como um sinônimo de inexpressão e a cor voltou – pela simples razão de que desperta alegria.
7. Linhas que levam os olhos aos céus
A grandeza da arquitetura pode ser aprimorada por meio de simetria e geometria meticulosas. As vistas podem ser guiadas pelo uso inteligente de linhas verticais, criando interiores que parecem majestosos e edificantes. A equipe premiada por trás da construção desse cômodo em uma das casas no famoso bairro de Bel Air, na Califórnia, entendeu esse conceito, que energiza a propriedade por meio de linhas e formas.
6. Biofilia – o amor pelas coisas vivas
Uma das melhores maneiras de dar vida a uma casa é trazer vida para dentro dela. É por isso que as plantas domésticas tiveram um renascimento. As composições feitas com o verde natural são amadas por suas cores suaves, presença calmante e qualidades de purificação do ar.
Mas agora, a tendência da “biofilia” ganhou uma nova perspectiva: em vez de cultivar uma selva na janela da sacada, os designers buscam maneiras inovadoras de misturar o ambiente interno e externo, como no exemplo acima, em que os arquitetos e designers criaram um terraço espelhado para ampliar melhor a vista.
5. Apreciação pelo artesanato fino
O mundo nunca esteve tão ciente dos impactos sociais e ambientais que acompanham a produção em massa. Portanto, não é de admirar que os criadores de tendências estejam se movendo em direção a objetos, acessórios e móveis únicos feitos à mão com maestria.
Esse é o conceito por trás desta cobertura em Austin, no Texas. Portas deslizantes sob medida que funcionam como arte, instalações de iluminação natural e o balanço suspenso da suíte principal tornam este local ideal para viver, trabalhar e se divertir.
4. Materiais recuperados e reutilizados
A era da conveniência descartável acabou. Arquitetos, designers e proprietários de residências querem minimizar o desperdício, o que significa usar novas maneiras de reciclar e reaproveitar materiais antes considerados inaproveitáveis.
Esse espírito compõem a propriedade da foto, localizada no norte do estado de Nova York, que serviu de tudo, desde uma igreja até uma prefeitura ao longo dos séculos. Agora é uma residência moderna que aproveita ao máximo sua madeira e pedra restauradas.
3. Pegando o que é velho e tornando-o novo
Não é apenas a infraestrutura que os formadores de opinião estão ressuscitando de forma criativa. É também arquitetura e decoração, que estão sendo cada vez mais modeladas a partir de fontes de segunda mão para produzir uma estética tão autêntica quanto eclética.
Este imóvel na costa mediterrânea da Espanha exala vibrações vintage de bom gosto por meio de um design que infunde o movimento Art Deco com Mid-Century.
2. Um visual e um estilo de vida que se tornam ecológicos
A sustentabilidade está na moda para designers e proprietários há vários anos. No entanto, à medida que os produtos baratos e a obsolescência planejada se tornam tabu, o desejo de viver perto da natureza ganha mais força.
Um exemplo está nesta construção à beira do lago, localizada na Austrália. Situado em meio a um santuário de pássaros preservado, a arquitetura presente no imóvel consegue unir o orgânico e o moderno com várias tendências atuais de design, desde os tetos pretos arrojados que acentuam seus detalhes, até os da área externa com decoração voltada para o urbano.
1. Celebrando o que é local e natural
Intimamente relacionado à sustentabilidade está o foco no fornecimento de materiais e móveis de fontes orgânicas e hiperlocais. Os designers mais criativos de hoje trabalham com vários materiais – cascas de frutas, pétalas, algas, fungos – para moldar as texturas e tecidos.