ArquidecorArquitetura e Decoração

8 maneiras de utilizar a iluminação a favor de um ambiente mais intimista

O Blog da Bossa Nova listou um passo a passo com dicas para transformar a casa em um espaço íntimo e aconchegante para os casais que comemoram o Dia dos Namorados todos os dias

Criar uma atmosfera íntima perfeita em casa é um dos principais pedidos na hora de definir a estética do design de interiores. A intenção por trás dessa escolha minuciosa carrega a busca pela sensação de que a sua casa pareça estar te recebendo de volta para aproveitar o descanso depois de um longo dia ou em uma ocasião especial.

Quando se trata de iluminação, existem três tipos diferentes: ambiente, realce e tarefas. No entanto, é importante considerar também a luz decorativa, pois muitas vezes as peças de iluminação marcantes são negligenciadas, mas são fundamentais para criar personalidade nos espaços. Cada uma dessas formas de iluminação é necessária, mas a verdadeira chave está em como elas são colocadas através de camadas no espaço, dando flexibilidade e atmosfera em proporções iguais. 

Precisa de ajuda? Siga este guia para criar um ambiente intimista usando iluminação luxuosa e atmosférica em sua casa.

1. Entenda o que o ambiente pede

Inicialmente, considere qual espaço você vai utilizar. É uma sala de estar? Um quarto? Anotar as diferentes funções do espaço é um ótimo ponto de partida para calcular a quantidade de iluminação necessária. 

A iluminação é uma maneira brilhante de indicar as funções de certos lugares, especialmente se a área com a qual você está lidando for de plano aberto e precisar ser dividida em áreas alternativas.

2. Trabalhe com a luz natural

Se o seu espaço está voltado para o lado sul, você precisa de menos luz durante o dia e talvez não precise considerar tanta iluminação, dependendo de como e quando usar a sala. 

Se o ambiente não contar com a luz natural, converse com o seu designer para descobrir como isso afeta o espaço.

3. Opte por interruptores dimmer

A instalação de interruptores dimmer é uma ótima maneira de controlar a iluminação e ditar o ambiente. Podendo ser utilizada tanto na luz principal, como de luminárias embutidas ou luminária suspensa e até mesmo em arandelas de parede, o dimmer permite flexibilidade dependendo da hora do dia, da tarefa ou de suas preferências pessoais.

4. Coloque sua iluminação em camadas

Peça para o seu designer construir um esquema que combine diferentes efeitos para criar um ambiente adaptável às diferentes necessidades do espaço, criando uma ambientação mais íntima e aconchegante. 

Tente incorporar uma luz de teto geral, luminárias de parede ou de chão, luminárias de mesa e luminárias de tarefas para criar uma boa mistura. Os melhores esquemas podem envolver três ou quatro elementos, então pesquise realmente o que você pode incluir no design de interiores.

5. Crie pontos focais

Você pode usar a iluminação para destacar detalhes e enfatizar características arquitetônicas, bem como peças de arte e móveis. Para criar uma atmosfera mais relaxante e intimista, reduza a iluminação para um nível mais baixo através de abajur de mesa e abajur de chão curtos. 

Incline as luminárias de parede multidirecionais ou holofotes em direção aos objetos que você gosta e deseja exibir, em vez de apontá-los para paredes vazias ou para o chão.

6. Escolha peças decorativas

Peças feitas à mão realçam o ambiente e deixam o design ainda mais exclusivo e especial. Uma dica é colocá-las à vista, onde possa lançar luz ao redor. Esta técnica ajuda a trazer um brilho aconchegante.

7. Use a tecnologia a seu favor

Agora que você incorporou iluminação funcional, ambiental, de destaque e decorativa em seu esquema de design de interiores, talvez seja hora de pensar em conectá-los para uma casa mais inteligente. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é usar lâmpadas compatíveis com Alexa, por exemplo, ou adaptadores de tomada. Além da satisfação e comodidade de não precisar ligar toda a casa, é possível explorar todas as funcionalidades vinculando diretamente ao seu smartphone e deixando o ambiente do jeito que a ocasião merece, mesmo antes de chegar em casa.

8. Delicie-se com a luz de velas

As velas são a última peça do quebra-cabeça ao criar uma atmosfera relaxante. Esses itens podem fazer parte da ambientação mesmo fora da época do Dia dos Namorados. Sua luz mais suave cria um clima mais romântico que é instantaneamente acolhedor.

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Especial CASACOR 2024: Romário Rodrigues se destaca como o primeiro arquiteto cearense na mostra

Aos 29 anos, o profissional chama atenção no cenário arquitetônico do Brasil e nos EUA…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Especial CASACOR 2024: Conheça Gabriel Rosa, o arquiteto mais jovem a marcar presença no evento em São Paulo

Iniciando a série de entrevistas com os novos nomes da arquitetura, Gabriel Rosa conversou com o…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e DecoraçãoArte e Cultura

Objetos de desejo que oferecem história e personalidade

Do vintage ao artesanal contemporâneo, a decoração de casas ganha destaque por sua autenticidade…
Ler mais