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Conheça 6 das principais peças apresentadas na Design Week da Sotheby’s

Do aparador à mesa de centro, a Design Week na Sotheby’s englobou o design europeu do século XX e apresentou uma exposição modernista carregada de história de diferentes arquitetos e artistas franceses nas galerias da Sotheby’s, em Nova York.

“Uma casa não é uma máquina para se viver”, observou a designer modernista Eileen Gray. Seu apartamento em Paris na Rue Bonaparte, no bairro de Saint-Germain-des-Prés, era uma prova dessa crença. Certa vez, um jornalista observou que andar por suas salas era como andar por uma estrada nunca antes vista. Nos anos entre guerras, Gray configurou um espaço que centralizava a casa, o estúdio e um showroom dentro do mesmo espaço. Ela comparou o resultado a uma emanação espiritual.

Ronald O. Perelman, famoso empresário americano e renomado colecionador, provavelmente concordaria com o sentimento de Gray. Ao longo de várias décadas, ele reuniu uma das maiores coleções de obras-primas da arquitetura e do design do século XX, que foi apresentada na Sotheby’s de Nova York.

Em grande parte francesas, as obras das séries de vendas intitulada The Perelman Collection: Masterworks of Design datam do início da década de 1910 até o final da década de 1930 e são unificadas por uma sensibilidade modernista que Louis Soulard, chefe de vendas do leilão histórico, descreve como distintamente “centrada em Paris”. A coleção apresenta a face do Modernismo, com uma geometria suave e uma compreensão requintada dos materiais.

O Blog da Bossa Nova Sotheby’s separou 6 dos principais elementos apresentados no leilão para você se inspirar. Confira!

1. O aparador de Eugène Printz

Aparador retangular de Eugene Printz. É uma peça de madeira, com padronagem geométrica de pequenas partes do material natural intercalados, formando um xadrez. Na frente do móvel, seis pilares verticais, entalhados, de cor escura e decoração em detalhes dourados estão simetricamente posicionados lado a lado, indo do tampo do aparador até o chão.
Foto: Sotheby’s

O aparador apresentado resume o talento do lendário marceneiro Eugène Printz em combinar de forma hábil os padrões, as texturas e os materiais em um conjunto harmonioso. Este lote em particular exemplifica uma interpretação farta de um Art Deco, estilo de artes visuais, arquitetura e design internacional que começou na Europa em 1910, apresentando elementos barrocos e influências africanas e materiais excepcionais.

2. A penteadeira de Armand-Albert Rateau

Foto da penteadeira criada pelo artista francês Armand-Albert Rateau. É uma peça com espelho redondo, centralizado sobre o tampo de uma mesa com quatro pernas entalhadas. O espelho possui três círculos em formato de flor gérbera, sendo uma centralizada no topo do espelho e duas nas laterais. Entre as três flores, há duas pequenas esculturas em forma de mariposa. O suporte do espelho tem duas aves entalhadas, posicionadas uma de costas para a outra, com uma flor gérbera entre elas. Seis spots pequenos e redondos  emolduram o espelho na parte de dentro. E no eixo horizontal do espelho, estão mais duas pequenas flores gérberas. A mesa é escura e brilhante, lisa, com moldura estreita e clara. Uma pequena gaveta marchetada fica sob a mesa.
Foto: Sotheby’s

A penteadeira se tornou emblemática a partir da visão engenhosa do artista e designer francês Armand-Albert Rateau, que sugeriu técnicas e temas clássicos, antigos e barrocos com uma sensibilidade moderna para criar uma linguagem de design impressionante. O design desta penteadeira originou-se de um projeto com uma das clientes mais importantes de Rateau, a costureira Jeanne Lanvin, uma das maiores damas da moda francesa.

3. O par exclusivo de banquetas e mesa baixa de Pierre Legrain

Par de bancos e mesa baixa, de Pierre Legrain, um dos líderes da Vanguarda. Na foto, é possível ver dois bancos cúbicos e sólidos, com as laterais verticais levemente arredondadas. Possuem argolas em duas laterais, e são quase totalmente dourados, exceto uma pequena faixa preta na parte inferior. A mesa é formada por duas tábuas quadriculares pretas, acima e abaixo, além de uma esfera dourada que funciona como pilar entre elas.
Foto: Sotheby’s

O par de bancos e a mesa baixa constituem dois dos designs de móveis mais importantes deste lendário projeto e estabeleceu ainda mais a estatura de Legrain como um líder da vanguarda. Os dois designs únicos ocupam um lugar particularmente importante não apenas na carreira de seu criador, mas também como obras-primas da Art Deco europeia dos anos 1920, incorporando uma nova fase mais madura na obra do designer.

4. A mesa exclusiva do apartamento da artista Eileen Gray

Foto da mesa do studio da designer Eileen Gray, em fundo escuro. Se trata de uma peça com pé em bloco de concreto e um tampo retangular de madeira. O tampo é liso e com textura acetinada. Já o pé em bloco, tem entalhes geométricos assimétricos retangulares na extremidade direita visível na imagem.
Foto: Sotheby’s

Esta mesa robusta e substancial é excepcionalmente importante, considerando que permaneceu no próprio apartamento da designer Eileen Gray, na Rue Bonaparte, em Paris, por quase meio século. Ele exibe o domínio da laca que atraiu muita atenção de Gray ao incorporar os elementos e formas minimalistas de seu trabalho modernista. Com relevos esculturais em ambas as extremidades da base, a forma é conhecida por ser moderna e artística.

5. Éléphant Au Repos de Rembrandt Bugatti

Foto da peça escultural realística de um elefante asiático, sobre uma base reta e estreita do mesmo material e cor da escultura. Peça do escultor Rembrandt Bugatti.
Foto: Sotheby’s

Rembrandt Bugatti – irmão mais novo do fabricante de carros de corrida Ettore Bugatti – forjou uma carreira peculiar por meio de sua perspectiva pessoal única ao lado de seu desenvolvimento de metodologias inovadoras e, portanto, foi uma exceção entre os escultores modernistas. Em sua abordagem para estudar e compreender as criaturas vivas, Bugatti capturou de forma hábil em material estático a multiplicidade de emoções dentro dos animais.

6. A mesa de centro “Mesa” de TH Robsjohn-Gibbings

Foto da mesa de madeira criada pelo artista Robsjohn Gibbings. É uma peça com formas orgânicas arredondadas e irregulares. O tampo possui três camadas da mesma espessura, que se sobrepõem sendo a superior pequena, localizada horizontalmente no lado esquerdo do tampo. A camada intermediária é um pouco maior que a superior. A inferior é a  camada mais comprida, formando o tampo trifásico da mesa. O pé é tridimensional, e também possui forma orgânica, arredondada e irregular, acompanhando o conceito da peça.
Foto: Internet

A mesa de centro intitulada “Mesa” continua sendo um dos projetos mais amplamente reconhecidos e celebrados do arquiteto britânico TH Robsjohn-Gibbings. Introduzida em 1952 pelo fabricante Widdicomb Furniture Company, com sede em Michigan, a mesa altamente escultural é inspirada nas extensas cordilheiras que Robsjohn-Gibbings viu de cima enquanto viajava pelos Estados Unidos.

Para mais informações sobre os próximos leilões e outras dicas de exposições, acesse o site da Bossa Nova Internacional e acompanhe o calendário.

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