Arte e CulturaLifestyle

Encontro com a natureza em fotografia

a floresta mística indica caminhos possíveis para uma reconexão do ser humano com ele mesmo

A Art Lab Gallery exibe “Natureza Interior” a primeira mostra individual, no circuito cultural, do artista visual Jorge Brivilati. A curadoria é de Juliana Mônaco que selecionou 24 fotografias representando um recorte do resultado de sua jornada de imersão de 8 dias no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR.

O encontro do artista com a natureza e a possibilidade de se reconectar com seu “eu”, fez com que na busca pelas cavernas profundas, em locais de vegetação quase virgem e intocada, envolto pela escuridão Jorge Brivilati se encontrasse novamente com sua luz. “A floresta, serviu de espelho – eu me enxerguei nela”, declara o artista que consegue registrar, em imagens, as cores, a temperatura, a imersão e o encantamento existentes no local. Sua preferência pela cor das folhas secas, pelo amarelo, pelo quente, está presente nas imagens que geram uma distopia cromática, anunciando o equivalente ao um portal.

A possibilidade de estar envolto pelo silencio da floresta, um local com energias purificadoras de acordo com o artista, acompanhado de sua câmera e todo equipamento fotográfico, realiza um antigo desejo. Mas a busca não era apenas por qualquer registro imagético. Estudos e atenção a detalhes e características do local foram influenciadores diretos no resultado; o projeto fez com que a sua volta encontrasse mais de 350 cavernas, inúmeras cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos escondidos entre vales e montanhas em área de mata preservada.

“Eu precisava encontrar um formato que dimensionasse melhor a floresta e as cavernas, e que, ao mesmo tempo, funcionasse como um portal. Percebi que o melhor modo de apresentar as cavernas era na vertical e, ao longo do ensaio, confirmei que esse formato se transforma numa verdadeira porta”, define Brivilati.

A série em exposição é algo a mais do que apenas registros de cenas da natureza. As possibilidades, na fotografia, se apresentam como infinitas e o fotografo soube utilizá-las para concluir sua busca. Municiado de duas câmeras e inúmeras lentes, Jorge Brivilati foi em busca de sua verdade. Grande parte das fotos são de longa exposição com tripé; essa foi a forma escolhida para transmitir a suavidade das luzes duras que irradiam pela mata e a calmaria das águas dos rios, além, dos volumes e formas das cavernas. A representação precisa da natureza em seu estado latente, ou bem próximo a ele, possibilita a conexão do humano com sua essência, com o próprio silêncio que se transmuta em luz.

Quero fazer um convite aos espectadores que se reconectem com sua essência. (…) Que as obras sirvam de pontos de ancoragem, que transportem o espectador para seu interior, usando toda a luz e a força da natureza”.

Jorge Brivilati




SERVIÇO

Exposição: “Natureza Interior

Artista: Jorge Brivilati

Curadoria: Juliana de Mônaco

Período: 27 de novembro à 14 de dezembro de 2019

Local: Art Lab Gallery – https://www.instagram.com/artlabgallerysp/

Endereço: R. Augusta, 2554 – Jardins, São Paulo – SP, 01413-100

Horários: De segunda a sexta-feira, das 11hs às 18hs | sábado, das 11hs às 14hs

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais