Arte e CulturaLifestyle

a deriva_SP | Paulo von Poser

Paulo von Poser, artista plástico paulistano, exibe “a deriva_SP”, no Solar da Marquesa de Santos, uma das treze casas históricas que compõe a rede do Museu da Cidade de São Paulo. Com 55 trabalhos, constrói um panorama entre passado, presente e futuro da região central da cidade de São Paulo através do traço do artista conhecido pelo seu desenho de observação sobre a vida e a transformação das cidades.

Paulo von Poser – Mercadão

A paixão do artista pela arte e por sua cidade, presenteia seu publico com 27 fotos históricas, 1 mural/mapa da deriva pintado no local, 6 desenhos vistas aéreas realizados em topos de edifícios, 6 desenhos sobre páginas do álbum comparativo Militão, 8 livros de história da cidade desenhados, 1 gravura do Palácio da Justiça, 1 tela Parque D. Pedro II, 4 imagens do futuro e 1 caderneta de anotações “deriva_sp”.

Como descrito acima, diversos suportes, técnicas e desenhos compõem a exposição que converge para o sentimento de pertencimento do centro de São Paulo, como um presente para a população, especialmente aos usuários da região onde a cidade nasceu.

Paulo von Poser – 4 Vistas da Igreja do Carmo

Com base em 27 fotos históricas selecionadas do acervo do Museu da Cidade de São Paulo, ampliadas em metacrilato em formatos variados, von Poser desenha diretamente na parede um mapa da deriva que realizou entre a Praça João Mendes e o Largo de São Bento, e aplica sobre o mapa as imagens históricas para retratar o presente que se apresenta nos desenhos sobre madeirados lugares fotografados.

Além disto, um outro futuro possível é sintetizado no projeto de revitalização e modernização do Pateo do Colégio redesenhado, projeto do arquiteto Pedro Mendes da Rocha, onde o artista cria uma ode ao futuro da capital paulista.

Paulo von Poser – Palácio da Justiça

Caminhar e desenhar e caminhar e andar de metrô e subir nos terraços, espiar pelas janelas, falar, ouvir, pedir, agradecer derivas. O artista encontra o título para exposição. No transcorrer do processo, se encanta novamente com sua cidade ao procurar, no acervo do Museu da Cidade, imagens soltas e potentes destas mudanças, junto com memórias de suas primeiras visitas como estudante e depois com seus alunos, como professor. 

Paulo von Poser – Vistas Privadas

O mapa desta procura está aí: uma trilha entre a Tabatinguera e o Largo São Bento, altos e baixos, riscos e traços sobre as comparações de uma cidade sem memória, sem julgamentos, taipa e concreto respiram com a nostalgia da terra e do pó. Os livros desenhados voltam a ser únicos mesmo em sebos banais. Uma forma de gratidão pelos professores de história e historiadores e fotógrafos, bibliotecários e arquivistas e antropólogos, e pesquisadores que nos ajudaram a entender a cidade. Uma linha traçada sobre uma reprodução de uma foto pode abrir uma fenda, uma dobra no tempo”, descreve o artista”.

 

“Redesenhar o centro de SP, a partir do acervo histórico do Museu da Cidade, revelou nessa mostra, traços de lugares desconhecidos e desaparecidos de nossa memória urbana”.

Paulo von Poser



Exposição: “a deriva_SP

Artista: Paulo von Poser

Texto: Ian Duarte Lucas: 

Período: 29 de setembro de 2019 a 05 de janeiro de 2020

Local: Solar da Marquesa de Santos – Museu da Cidade

Endereço: R. Roberto Símonsen, 136 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo

Horários: Terça a domingo, das 9 às 17h

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais