Lifestyle

SALONE DEL MOBILE: UM ROTEIRO para MILÃO ou todos os destinos do Design

De 8 a 14 de abril são 7 dias, 168 horas e 10.080 segundos a pensar, respirar e sentir DESIGN.

Aproxima-se a semana do Design em Milão e a maior Feira Internacional do Design com foco em Mobiliário.  É a 58ª edição e com ela todo um circuito de criadores que querem ser vistos e descobertos, e de marcas que com o peso da sua história querem continuar a ser trendsetters.  

Todos querem surpreender e fazem da semana do Design em Milão o início da temporada. Do lado dos prescritores é o tempo de ir em busca de inspirações, tirar o pulso à indústria e aos criadores e ver o que realmente são as “novas sacadas.’

Há mil e um eventos nesta semana. O que não pode escapar e tem paragem obrigatória, e o que pode ser considerado mais alternativo, e se concentra num circuito chamado de FuoriSalone.

Tentamos aqui fazer um possível Roteiro.

Começamos pela 5ª Vie, é uma espécie de tubo de ensaio de grande heterogeneidade cultural e artística que junta na Via Cesare Correnti uma curadoria de artistas que cruzam a arte e o Design, ainda tocando na Arquitetura. Este ano, entre outros, com uma exposição do duo ítalo-inglês  Giopato&Coombes sobre cerâmica chinesa e vidro de Murano.

Continuamos rua afora e paramos na Via Alessandro Manzoni, no Cinema Manzoni, onde o criador Tom Dixon- designer industrial apaixonado por iluminação- nos vai surpreender este ano com uma instalação que na verdade é um restaurante, onde vai poder tomar uma refeição rodeado do mobiliário e iluminação projetados pelo criador britânico.

Showroom Cassina, Foto: DR

De entre os Showrooms de visita obrigatória, destacamos na Via Durini- a Cassina– onde depois de percorrer  a história desta marca ícone do Design italiano, sempre com uma perspectiva de showroom/exposição, seremos brindados com as novidades. Este ano a diretora criativa Patricia Urquiola tem preparada uma nova instalação ainda no segredo dos Deuses para apresentar a nova coleção de mobiliário e acessórios. Chama-se ‘The Cassina Perspective’.

Ali perto, sugerimos paragem no Baxter Cinema, para em uma cenografia  sempre especial mergulharmos no universo da marca especialista em couro.

Jader Almeida no Palazzo Litta, foto: DR

No Corso Magenta, paramos no Palazzo Litta onde o criador brasileiro de Santa Catarina Jader Almeida está pelo segundo ano consecutivo a mostrar  as novidades da sua linha de mobiliário, ombro a ombro com outros criadores internacionais este ano com especial enfoque em artistas suíços.  

‘Mantendo a agulha’ nos designers brasileiros, o evento da APEX vai reunir mais de 30 marcas, tornando-se em uma ‘embaixada da indústria moveleira de exceção’. O ‘Be Brasil é paragem obrigatória para quem gosta de ver o Design brasileiro bem representado no mundo.    

Outra paragem obrigatória é a redescoberta do Brera Design District que ao comemorar 10 anos de existência no circuito do Fuorisalone tem planeada uma exposição com o mote ‘Design your Life’ fazendo um repto a 10 criadores para que pensem no impacto do seu trabalho no planeta. O tema é a sustentabilidade. Entre os convidados está o arquiteto e designer italiano Aldo Cibic.

Nilufar Depot, foto: DR

Ainda tempo para uma passadinha na Nilufar depot, na Vialle Vincenzo Lancetti, para um cruzamento entre o século XX e o  Design contemporâneo. A fundadora Nina Yashar começou nos anos 90 como colecionadora de Arte (reunindo clássicos dos mestres dos anos anos 40 e 50) e hoje a Nilufar é uma referência no panorama europeu de Galerias de Arte.

Por fim guardamos um ou dois dias da semana para ir ao Salone, no centro de exposições em RHO, e visitar as marcas que ali são incontornáveis. De entre mais de 1.800 expositores,  têm visita obrigatória os stands dos grandes blockbusters como a Flexform, Moroso, Edra ou B&B Italia, que está pela 1ªvez  em RHO num Mega stand junto com a Flos e a escandinava Louis Poulsen. Também presença obrigatória  a Minotti, que no ano em que faz 71 anos junta criadores de 3 continentes, América, Europa e Ásia.

Este é o roteiro sugerido pela QuartoSala que de 8 a 14 de abril  estará em Milão.

 

Foto de destaque: Salone Del Mobile, Rho 

 

Assinatura: QuartoSala – Home Culture

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais