O que faz um Designer Europeu no meio do Atlântico a caminho da Colômbia ou do Senegal?
Esse criador é Sebastian Herkner, nascido há 37 anos em Offenbach, cidade ao lado de Frankfurt, na Alemanha. Herkner se formou em Design de produto e é um dos criadores mais talentosos da sua geração.
Reconhecidamente apaixonado por Craft, as peças de Sebastian Herkner são resultado de um cruzamento desse ‘know-how’ com a indústria.
Assim nascem coleções como a Banjooli, integrada na coleção M’Afrique da top brand italiana Moroso.
A Banjooli é uma linha de mesinhas, cadeiras e sofás desenhada por Herkner e tecida artesanalmente no Senegal com o fio das redes de pesca dos pescadores locais.
Banjooli, Moroso
Até o nome da coleção, ‘Banjooli’ é uma homenagem ao local de origem desse mobiliário já que é uma tradução do nome que em português designa a dança de acasalamento das Ostras.
A exuberância das cores da coleção Banjooli transmite a mesma vibração e alegria que encontramos em uma outra coleção editada por uma marca alemã. A história começa quando há 2 anos a Ames convidou o criador a desenhar uma coleção completa de área externa usando a mesma filosofia de economia social.
Herkner desenhou uma coleção de mobiliário e acessórios e embarcou em um avião rumo à Colômbia. Lá se reuniu com os artesãos locais e mostrou seus desenhos.
Sebastian Herkner, Ames Sala
A Ames Sala é essa linha da marca Ames desenhada por Sebastian Herkner e que vai dos têxteis aos acessórios. Todos são produzidos artesanalmente na Colômbia, entre Bogotá e Medellín, respeitando os processos de fabrico artesanal, com matérias-primas locais, e dando trabalho a uma rede de artesãos.
Coleção Barro, Ames Sala
Estes são apenas dois capítulos de uma longa história bem reveladora de como o Design é cada vez mais resultado de um diálogo intercultural.
Legenda da foto de capa: Artesãs coleção Fibra, Ames Sala
Assinatura: QuartoSala – Home culture