Arquidecor

A era Jetsons: Casas Inteligentes usam a tecnologia a favor do conforto

Em entrevista ao Blog da Bossa Nova, Filipe Ribeiro, sócio e diretor comercial da Av Group afirma que os consumidores brasileiros estão aderindo à tendência global e demonstram um interesse crescente por produtos de automação e Internet das Coisas

Em 1962, o desenho animado Os Jetsons apresentou uma versão criativa do futuro, com relógios inteligentes, televisões de tela plana e um robô ajudante, algo que para aquela época, parecia ser revolucionário e à frente do seu tempo. Hoje em dia, essas ferramentas não só atendem às nossas necessidades, como se antecipam a elas. A tecnologia inteligente está cada vez mais proativa e pode transformar todos os elementos dentro e fora de casa, seja por meio de sistemas de alarme capazes de distinguir os donos da casa de intrusos, recursos de jardinagem que monitoram o tempo e alocam a água com mais eficiência ou colchões que identificam nossos padrões de sono e dão suporte ao corpo. 

Mas também há novidades que estão sendo implementadas em nível macro, como lâmpadas de iluminação públicas ativadas por smartphones, à medida que os governos investem em infraestrutura para atender as megacidades. De acordo com um estudo da Technavio, empresa focada em consultoria de pesquisa na área de tecnologia, o mercado de cidades inteligentes pode movimentar US$ 2,1 trilhões até 2024. A empresa estima que, somente no setor de infraestrutura, este cenário pode receber quase US$ 56 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos.

Além de proporcionar mais conforto, conveniência e segurança, as inovações inteligentes vão mudar a forma como os compradores se relacionam com a tecnologia, à medida que se integram cada vez mais ao dia a dia, seja por meio de robôs ou assistentes pessoais no celular.

Em conversa ao Blog da Bossa Nova, Filipe Ribeiro, sócio e diretor comercial da Av Group, empresa líder no setor de tecnologia e entretenimento, dedicada a oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade para projetos de automação, falou um pouco sobre essas tecnologias e suas vantagens. Confira!

Conte um pouco sobre o trabalho da AV Group e seus diferenciais 

A Av Group Brasil é uma empresa líder no setor de tecnologia e entretenimento, dedicada a oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade para projetos de Áudio, Vídeo e Automação. 

Com uma presença sólida e reconhecida no mercado, nos destacamos como uma referência confiável e especializada na criação de ambientes imersivos e inovadores. Nossos diferenciais incluem o conjunto de marcas que representamos no Brasil e a abordagem única que adotamos como distribuidor, caracterizada por uma ativa busca por oportunidades para nossos parceiros, alcançado através de uma intensa agenda de eventos promocionais destinados a arquitetos, designers de interiores, construtoras e incorporadoras.

O consumidor brasileiro tem apostado em automação? Como tem sentido esse crescimento?

Os consumidores brasileiros estão aderindo à tendência global e demonstram um interesse crescente por produtos de automação e Internet das Coisas (IoT). Estamos testemunhando uma mudança clara na forma como a automação residencial é percebida, abandonando a ideia de luxo e exclusividade para abraçar uma abordagem mais prática e conveniente. A disseminação ampla desse conceito, combinada com a oferta de soluções mais acessíveis, tem contribuído para despertar o interesse de um número crescente de consumidores. Além disso, outro ponto notável que estamos acompanhando é que os consumidores estão orientando suas decisões de compra para equipamentos de iluminação, cortinas, ar condicionado e sistemas de áudio e vídeo com base na compatibilidade desses elementos com as plataformas de assistência de voz, tais como Amazon Alexa, Google Assistant e Apple Siri. Isso reflete um desejo crescente por conveniência e integração tecnológica, à medida que as pessoas buscam simplificar e aprimorar suas experiências cotidianas em casa.

O que o consumidor mais procura? 

Além do elemento de compatibilidade com os assistentes de voz, o consumidor tem cada vez mais buscado por soluções que sejam de fácil implantação e simplifiquem a experiência de uso no dia a dia. Vale ressaltar que o conceito de residência inteligente não é exatamente novo, e há uma geração inteira de consumidores que não teve experiências positivas com as plataformas de automação até então disponíveis, que são caras, de difícil implantação e demandam muita assistência pós-venda. Nós desenvolvemos uma visão muito clara, fundamentada nos retornos que temos recebido de centenas de clientes atendidos, de que a principal característica procurada pelos consumidores de tecnologia é a facilidade de uso. Nosso conjunto de marcas reflete de maneira sólida essa perspectiva, oferecendo produtos que priorizam a experiência do usuário e a máxima disponibilidade dos sistemas.

Nesses casos, quais são os favoritos: design futurista ou low profile? 

De modo geral, os consumidores tendem a dar preferência a produtos que harmonizem desempenho e design. No âmbito residencial, isso se traduz em produtos que se integram à arquitetura da casa, estabelecendo um diálogo estético com o ambiente em que são instalados. A nossa abordagem para enfrentar esse desafio é proporcionar uma seleção de produtos com opções de cores e acabamentos distintos, permitindo que sejam escolhidos em colaboração com o arquiteto ou o designer de interiores do cliente.

Qual a média de custo de uma casa inteligente? 

É difícil estabelecer um custo médio dada a enorme variedade de possibilidades de configurações, acabamentos e também as escalas das residências. O que podemos afirmar com certeza é que as soluções têm evoluído para ficar mais acessíveis, escaláveis e de fácil implantação.

No geral, como funciona a instalação? 

A instalação varia de acordo com o tipo de produto ou solução. Alguns requerem um serviço especializado, enquanto outros podem ser adquiridos e instalados pelo próprio consumidor de forma simples. Como exemplos, podemos citar os sistemas de controle de iluminação que necessitam de um certo conhecimento em eletricidade, podendo demandar a expertise de profissionais qualificados. 

Por outro lado, temos as caixas de som inteligentes da marca Sonos que seguem um princípio mais “plug and play”, sendo de fácil instalação. Recomendo que o consumidor busque orientação junto a uma empresa especializada em que confia, para poder auxiliar na seleção e implementação da solução mais adequada às suas expectativas.

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Descubra as tendências em arquitetura e decoração para 2025

Em entrevista exclusiva, o arquiteto Fabrício Rodrigues revela que o resgate ao minimalismo…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Claraboia e o poder de integrar luz e natureza

Criando ambientes sofisticados com luz natural A claraboia se tornou um elemento central em…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Como usar papéis de parede para expressar sua personalidade

Dicas para escolher e aplicar papéis de parede que refletem seu estilo Os papéis de parede são…
Ler mais