Mercado

Mulheres se destacam e assumem protagonismo no mercado de alto padrão

Diretora de Vendas da Bossa Nova Sotheby’s, Renata Victorino, comenta sobre a forte presença feminina no segmento de imóveis de alto padrão e associa as competências comportamentais ao sucesso de grandes mulheres em cargos de liderança

Diante de grandes destaques no mercado imobiliário e apesar da busca pela equidade seguir em construção, a representatividade das mulheres cresce, a cada dia, neste setor, principalmente, em cargos de liderança, o que em tempos atrás era difícil de acontecer. 

No Brasil, o exercício da profissão de corretor de imóveis, por exemplo, passou a ser permitido para as mulheres somente em março de 1958, e segundo a pesquisa do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), entre 2003 e 2013, o número de corretoras crescer em 144%, reforçando a presença feminina nesse mercado não só como corretores de imóveis, mas em outros que atendam todo esse nicho. 

Renata Victorino é Diretora de Vendas da Bossa Nova Sotheby’s desde 2015, sendo também a Co-Fundadora da Boutique Imobiliária Bossa Nova, desde 2012, e em um bate papo exclusivo sobre o cenário e atualização de mercado, explica sobre a presença marcante e o protagonismo das mulheres desde então. Confira.

1 – Atualmente, como você enxerga as mulheres no mercado imobiliário de alto padrão?

As mulheres sempre tiveram uma forte presença no mercado imobiliário, mas sempre nas áreas de atendimento direto ao cliente, jurídico e financeiro. Mas, recentemente, é possível perceber que estão assumindo o protagonismo em cargos de liderança, que eram, na sua maioria, ocupados apenas por homens. 
Acredito e vejo que as mulheres são comprometidas, assumem desafios e responsabilidades e entregam excelentes resultados, assumindo os cargos de gerência, diretoria e muitas delas, estão fundando seus próprios negócios. O que é ainda mais incrível é que grande parte dessas profissionais fazem tudo isso paralelamente a responsabilidade primordial de suas funções: de ser mãe e ter cuidados com a família, muitas vezes enfrentando o sentimento de culpa por não conseguir se dedicar completamente a um de seus âmbitos de vida e lidando com a síndrome da impostora.

2 – Quais são as principais características das mulheres que podem agregar nesse mercado?

Sem dúvidas, algumas características tidas como femininas colaboram para o sucesso e agregam na experiência dos clientes. As mulheres têm mais facilidade de se adaptar às mudanças, são atentas aos detalhes, tem interesse em entender a necessidade do cliente e possuem mais habilidades para buscar soluções.
Tendemos a ser mais empáticas e, em um momento de negociação, é fundamental ouvir muito, entender as razões, desejos e principalmente anseio dos envolvidos.  Essas são características comumente associadas ao gênero feminino, mas podem ser manifestadas por todos e podem contribuir no sucesso de qualquer profissional, assim como as características tipicamente associadas ao gênero masculino, como ser racional, prático e conseguir defender sua opinião são importantes também e manifestadas pelas mulheres todos os dias.

3 – A partir de que momento você começou a perceber que as mulheres vêm ganhando destaque de liderança nesse mercado?

É importante lembrar que, durante anos, o mundo corporativo priorizou as características masculinas como as únicas que tinham valor. O que vem acontecendo de anos pra cá é que estamos entendendo que o equilíbrio dessas características é o que gera o sucesso das corporações.

4 – O que você considera que faz parte do sucesso?

As empresas precisam pensar em inclusão, o que vai muito além do gênero. A pluralidade, colaboração e integração das qualidades do time como um todo é o que nos leva ao sucesso. Empresas que conseguem no seu corpo de funcionários refletir a diversidade da nossa sociedade, se tornam muito mais completas para compreender as necessidades desses clientes e assim obter ótimos resultados.
Os gestores precisam se ocupar em desenvolver as pessoas. Cada vez mais temos percebido que competências comportamentais como empatia, inteligência emocional e um olhar mais humano, historicamente desconsideradas ou tidas como pontos de fragilidade no mundo corporativo, passaram a ser valorizadas e têm contribuído com a ascendência das mulheres nos cargos de liderança no mercado imobiliário e de construção civil, principalmente ligados a gestão de pessoas.
A criação de um ambiente de trabalho inclusivo é um trabalho de todos, e temos que nos apoiar mutuamente. Eu particularmente tive uma presença masculina importante na minha jornada profissional, tive grandes apoiadores. Como mulher, enfrentei diversos desafios e esse apoio fez toda a diferença para a evolução da minha carreira.

Quer saber mais sobre essas e outras opções de imóveis com espaços exclusivos e banheiros impecáveis? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com nossos consultores.

Posts relacionados
Mercado

Tendências de Imóveis de Luxo na Planta: Inovação, Sustentabilidade e Estilo

Descubra as principais tendências que estão moldando o mercado de imóveis de luxo na planta, com…
Ler mais
Mercado

Bilionários impulsionam mercado de imóveis de luxo nos EUA

Transações de imóveis acima de US$ 100 milhões atingem patamares históricos, atraindo nomes…
Ler mais
Mercado

Transformações e Tendências no Mercado Imobiliário de Alto de Pinheiros

Sylvia Agricola, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, analisa o comportamento dos compradores e…
Ler mais