Do aparador à mesa de centro, a Design Week na Sotheby’s englobou o design europeu do século XX e apresentou uma exposição modernista carregada de história de diferentes arquitetos e artistas franceses nas galerias da Sotheby’s, em Nova York.
“Uma casa não é uma máquina para se viver”, observou a designer modernista Eileen Gray. Seu apartamento em Paris na Rue Bonaparte, no bairro de Saint-Germain-des-Prés, era uma prova dessa crença. Certa vez, um jornalista observou que andar por suas salas era como andar por uma estrada nunca antes vista. Nos anos entre guerras, Gray configurou um espaço que centralizava a casa, o estúdio e um showroom dentro do mesmo espaço. Ela comparou o resultado a uma emanação espiritual.
Ronald O. Perelman, famoso empresário americano e renomado colecionador, provavelmente concordaria com o sentimento de Gray. Ao longo de várias décadas, ele reuniu uma das maiores coleções de obras-primas da arquitetura e do design do século XX, que foi apresentada na Sotheby’s de Nova York.
Em grande parte francesas, as obras das séries de vendas intitulada The Perelman Collection: Masterworks of Design datam do início da década de 1910 até o final da década de 1930 e são unificadas por uma sensibilidade modernista que Louis Soulard, chefe de vendas do leilão histórico, descreve como distintamente “centrada em Paris”. A coleção apresenta a face do Modernismo, com uma geometria suave e uma compreensão requintada dos materiais.
O Blog da Bossa Nova Sotheby’s separou 6 dos principais elementos apresentados no leilão para você se inspirar. Confira!
1. O aparador de Eugène Printz
O aparador apresentado resume o talento do lendário marceneiro Eugène Printz em combinar de forma hábil os padrões, as texturas e os materiais em um conjunto harmonioso. Este lote em particular exemplifica uma interpretação farta de um Art Deco, estilo de artes visuais, arquitetura e design internacional que começou na Europa em 1910, apresentando elementos barrocos e influências africanas e materiais excepcionais.
2. A penteadeira de Armand-Albert Rateau
A penteadeira se tornou emblemática a partir da visão engenhosa do artista e designer francês Armand-Albert Rateau, que sugeriu técnicas e temas clássicos, antigos e barrocos com uma sensibilidade moderna para criar uma linguagem de design impressionante. O design desta penteadeira originou-se de um projeto com uma das clientes mais importantes de Rateau, a costureira Jeanne Lanvin, uma das maiores damas da moda francesa.
3. O par exclusivo de banquetas e mesa baixa de Pierre Legrain
O par de bancos e a mesa baixa constituem dois dos designs de móveis mais importantes deste lendário projeto e estabeleceu ainda mais a estatura de Legrain como um líder da vanguarda. Os dois designs únicos ocupam um lugar particularmente importante não apenas na carreira de seu criador, mas também como obras-primas da Art Deco europeia dos anos 1920, incorporando uma nova fase mais madura na obra do designer.
4. A mesa exclusiva do apartamento da artista Eileen Gray
Esta mesa robusta e substancial é excepcionalmente importante, considerando que permaneceu no próprio apartamento da designer Eileen Gray, na Rue Bonaparte, em Paris, por quase meio século. Ele exibe o domínio da laca que atraiu muita atenção de Gray ao incorporar os elementos e formas minimalistas de seu trabalho modernista. Com relevos esculturais em ambas as extremidades da base, a forma é conhecida por ser moderna e artística.
5. Éléphant Au Repos de Rembrandt Bugatti
Rembrandt Bugatti – irmão mais novo do fabricante de carros de corrida Ettore Bugatti – forjou uma carreira peculiar por meio de sua perspectiva pessoal única ao lado de seu desenvolvimento de metodologias inovadoras e, portanto, foi uma exceção entre os escultores modernistas. Em sua abordagem para estudar e compreender as criaturas vivas, Bugatti capturou de forma hábil em material estático a multiplicidade de emoções dentro dos animais.
6. A mesa de centro “Mesa” de TH Robsjohn-Gibbings
A mesa de centro intitulada “Mesa” continua sendo um dos projetos mais amplamente reconhecidos e celebrados do arquiteto britânico TH Robsjohn-Gibbings. Introduzida em 1952 pelo fabricante Widdicomb Furniture Company, com sede em Michigan, a mesa altamente escultural é inspirada nas extensas cordilheiras que Robsjohn-Gibbings viu de cima enquanto viajava pelos Estados Unidos.
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