ArquidecorArquitetura e Decoração

Tendências de decoração em 2016

FUNDESGN

O FUNdsgn é um estilo jovem e urbano que se utiliza de referências pop e coragem para apostar no diferente, ideal para quem quer transmitir uma personalidade vibrante através da decoração.
As decorações se utilizam de peças como pôsteres de Roy Lichenstein, luminárias de emojis e quadros de artistas modernos. Esse estilo é refletido principalmente nas paredes, que nos últimos anos eram mais brancas ou beges, porém hoje em dia são consideradas itens de decoração, compostas de quadros, fotos, porta-retratos, gravuras, colares, tudo que combinar entre si, numa parede devidamente demarcada, no corredor, sala de estar ou no hall de entrada.
Nunca vimos tantos objetos estampados com obras da Frida Kahlo, quadros com mensagens políticas e o resgate de referências tropicalistas. No entanto o FUNdsg não é representado apenas na decoração das paredes, ele é composto por almofadas estampadas, móveis laqueados, estampas de emojis, nichos e outros objetos cheios de humor. Cores fortes e diferentes texturas são muito bem-vindas também.

fundsgn

Decoração no estilo FunDesign

NeoRetrô:

A restauração de móveis antigos é a nova tendência para 2016. O estilo é conhecido como Neo Retrô, onde alguns dos itens mais utilizados são os armários e as tradicionais cristaleiras, ainda mais se forem em cores mais ousadas como amarelo, vermelho ou turquesa. Esses móveis podem ser usados de forma rústica mantendo a cor original ou até mesmo fazendo-se de aplicação de pintura em laca em tons vibrantes. De qualquer uma das maneiras, esta tendência se faz presente em casas nos dias atuais.
A ideia da decoração retrô é mesclar o Vintage com elementos que remetam à modernidade, à correria do dia a dia, à tecnologia. É harmonizar o sofá da vovó com aquela luminária high-tech que você ganhou de aniversário. Tudo pode estar ali, devidamente equilibrado. Moderno e ao mesmo tempo preservando os ares antigos. O estilo, quando bem harmonizado, traz charme e energia à decoração.

Decoração no estilo NeoRetrô

Decoração no estilo NeoRetrô

INC

Nos anos 50, as antigas fábricas de Nova Iorque deram lugar a apartamentos e lofts. Com essa mudança, por necessidade ou estética, surgiu o estilo industrial na decoração residencial.
Trazendo elementos que lembram o chão de fábrica, a tendência INC de design aposta em uma decoração que resgata um aspecto mais cru. Pisos e paredes de cimento queimado, alvenaria,  tubulações expostas e madeira de demolição, dão aquele aspecto despojado, que ao contrário do senso comum, envolve muito planejamento.
Cores sóbrias costumam marcar esses projetos, mas explodem em tons e objetos específicos. Os principais materiais usados nessas decorações são tijolos expostos e cimento, vistos com frequência. Para ajudar a aquecer os ambientes, a iluminação é um grande coringa.

industrial

Loft no estilo INC – industrial

DIY

Derivado da expressão em inglês “Do it Yourself”, surge a tendência de artigos feito à mão. Atualmente cada vez mais se dá valor aos artigos feitos manualmente. De móveis a objetos de decoração, artigos artesanais têm ganhado mais valor e ganham cada vez mais espaço na decoração das casas. A grande tendência é decorar sua casa com itens que têm significado, podendo ser um vaso feito por um artista local da sua cidade ou um bordado que você garimpou durante uma viagem. O artesanato contemporâneo, a reciclagem e o reaproveitamento estão em alta e têm sido reproduzidos pelos melhores arquitetos e decoradores em suas obras atuais.
Os artigos decorativos feitos artesanalmente deixam qualquer ambiente muito mais charmoso e elegante. Afinal, por serem peças feitas manualmente, é muito difícil que você encontre algo igual em outro lugar.

Decoração estilo DIY - Faça você mesmo

Decoração estilo DIY – Faça você mesmo

Quadros encostados:

O uso de quadros nunca sai de moda, mas a forma de instalá-los sim. Nada de furos, a nova tendência agora é encostar os quadros na parede sobre bancadas, apoiados em estantes, no aparador, no rack, na cômoda ou onde for possível, não necessariamente apenas na parede.
Acompanhando os quadros, a tendência traz também espelhos de diferentes tamanhos e formatos, encostados pelos cantos da mesma forma que os quadros.Também é possível apoiá-los em prateleiras mais estreitas, com uma elevação na frente, para evitar que os quadros e espelhos escorreguem.

quadrosencostados

Decoração com quadros apoiados em prateleiras

Low Poly

Triângulos, círculos, trapézios. Palavras que ouvíamos desde a infância estão de volta agora de uma forma muito mais instigante. O estilo Low Poly traz basicamente a transformação de objetos em polígonos e figuras geométricas, com um efeito 3D e uma paleta variada de cores. No entanto, quando falamos de usar a geometria para decorar, é preciso pensar além das formas básicas como o quadrado ou o retângulo.
Destaca-se nesse estilo papéis de parede estampados, padrões de azulejos triangulares e revestimentos hexagonais que prometem modificar completamente a maneira de decorar qualquer espaço. Os prismas são responsáveis por dar o toque futurista e quando usados em cores diferenciadas, modernizam o ambiente. Usar o Low Poly resulta em um ambiente mais alegre, divertido e moderno, com formas ousadas e cores contrastantes no seu acabamento.

Decoração no estilo Low Poly - desenhos geométricos

Decoração no estilo Low Poly – desenhos geométricos

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Conheça a trajetória do designer Gaetano Pesce

Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais