A. Alfred Taubman da Sothebys em Londres na década de oitenta.
A. Alfred Taubman da Sothebys em Londres na década de oitenta.

Ao longo de mais de seis décadas, A. Alfred Taubman – lendário coletor, filantropo e homem de negócios – montou uma das maiores coleções de arte em mãos privadas. Abrangendo mais de 500 obras, a coleção abrange da antiguidade à arte contemporânea. Alfred morreu dia 17 de abril de 2015, aos 91 anos. Era o proprietário da Sotheby’s desde 1983.

A partir desta quarta-feira (4.nov.2015) a renomada casa de leilões Sothebys começará a leiloar, em Nova York, a coleção privada estimada em US$ 500 milhões. São trabalhos de Picasso, Willem de Kooning, Modigliani, Frank Stella, Henri Matisse, Wassily Kandinsky, Georges Braque, Egon Schiele e outros.

Os leilões serão realizados ao longo dos próximos meses, até janeiro de 2016. É a primeira e única vez que toda a amplitude de realização de Taubman como um colecionador poderá ser vista pelo público. Em 27 de janeiro do ano que vem, por exemplo, será leiloado o quadro “Retrato de Valerio Belli”, pintado pelo renascentista Rafael.

Nesta semana, no dia 4.nov.2015, um dos quadros com valor estimado mais elevado será leiloado, o quadro é Femme Assise sur une Chaise (Mulher sentada numa cadeira), de 1938, de Pablo Picasso. A obra retrata Dora Maar, amante e musa do mestre espanhol. A Sotheby’s acredita que essa pintura possa render US$ 35 milhões. Além dessas outras obras importantíssimas lideram esse leilão, como o notável Paulette Jourdain de Amedeo Modigliani e um importante pastel de Edgar Degas, Danseuses en blanc, estimado em U$ 25 milhões.

Esta distinta coleção também apresenta pinturas impressionantes e esculturas dos artistas mais influentes da arte contemporânea e americana: de Willem de Kooning, Mark Rothko e Jackson Pollock, a Jasper Johns, Frank Stella, e Roy Lichtenstein.

Seguem abaixo algumas das obras de arte que serão leiloadas:

Femme assise dans une chaise (Dora) - Pablo Picasso 1938
Femme assise dans une chaise (Dora) – Pablo Picasso 1938

 

Danseuses en Blanc -Edgard Degas 1877
Danseuses en Blanc -Edgard Degas 1877

 

Roy Lichtenstein (1923-1997), Enfermeiro, 1964.
Roy Lichtenstein (1923-1997), Enfermeiro, 1964.